Festival em Foco: Festival de Cannes comemora a 76ª edição do evento, com destaques e premiados nos anos passados
Para celebrar o 76º Festival de Cannes, que se inicia hoje (17), e vai até o dia 27 de maio, a MUBI, serviço global de streaming, produtora e distribuidora, apresenta um especial com os filmes que se destacaram nas edições mais recentes do evento.
A programação Festival em Foco: Festival de Cannes exibe Butterfly Vision, drama premiado de Maksym Nakonechnyu, e o comovente Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko, ganhador de 2021 do Un Certain Régard, mostra paralela do festival.
O especial transmite ainda o documentário brasileiro Antena da Raça, com direção de Luís Abramo e Paloma Rocha, e o mexicano Compra-me um Revólver, de Julio Hernández Cordón.
Entre mais de 90 títulos selecionados estão Titane, de Julia Ducournau, que recebeu a Palma de Ouro em 2021, e Bem-Vindos à Bordo, protagonizado por Adèle Exarchopoulos, já disponíveis na plataforma. O curta apaixonante de Radu Jude, The Potemkinists, estreia em 25 de maio.
Confira as datas dos filmes que chegam este mês à MUBI:
Butterfly Vision (2022) — Disponível em 17 de maio
Depois de passar meses como prisioneira em Donbas, na Ucrânia, a especialista em reconhecimento aéreo Lilia volta para casa, para junto de sua família. Porém, o trauma do cativeiro a atormenta e ressurge na forma de visões. Algo em seu íntimo a impede de esquecer, mas ela se recusa a se identificar como vítima.
Com direção de Maksym Nakonechnyi, o drama se destacou no Festival de Cannes de 2022.
Compra-me um Revólver (2018) — Disponível em 18 de maio
Num México atemporal, em que as mulheres estão desaparecendo, uma garota chamada Huck usa uma máscara para esconder seu gênero. Ela ajuda seu pai, um viciado atormentado, a cuidar de um campo abandonado de beisebol onde os traficantes locais jogam. Com seus amigos, um grupo de garotos perdidos, ela luta para superar sua realidade.
O drama com direção de Julio Hernández Cordón se destacou na Quinzena dos Realizadores, na edição de 2018.
Antena da Raça (2020) — Disponível em 24 de maio
Paloma revisita o programa Abertura, apresentado por seu pai, Glauber Rocha, na extinta TV Tupi entre 1979 e 1980. Os episódios restaurados são confrontados com cenas da obra cinematográfica de Glauber e do Brasil de 2018, um país ainda conturbado e contraditório.
O documentário de Luís Abramo e Paloma Rocha foi exibido na seção Cannes Classics, da edição de 2020 do festival.
Unclenching the Fists (2021) — Disponível em 26 de maio
Vivendo numa pequena cidade industrial na Ossétia do Norte, a jovem Ada está presa nas garras dos homens dominadores em sua vida. Mas quando seu irmão mais velho retorna para casa e seu pai tirano adoece subitamente, Ada finalmente vê um caminho possível para a liberdade.
Por conta dos conflitos com a Ucrânia, a Rússia não indicou o filme de Kira Kovalenko, que recebeu o prêmio Un Certain Régard, na edição de 2021, ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.
O Entretetizei agradece pela sua visita! Nos acompanhe no Twitter, Insta e Face para ficar por dentro de todas as notícias sobre a indústria do cinema.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/MUBI