Mulheres fazem cinema: 5 filmes pra você assistir no Telecine

Selecionamos produções dirigidas por mulheres de várias partes do mundo para você maratonar e admirar

O Cinema é uma das formas mais intensas de expressão do indivíduo e, quando se trata de empoderamento, é imprescindível recordar as inúmeras profissionais que trabalham na indústria do entretenimento e buscam, diariamente, incluir cada vez mais pautas e assuntos do universo feminino.

Hoje, o Entretetizei traz cinco filmes dirigidos por mulheres de várias partes do mundo. Conheça mulheres talentosíssimas, que foram muito além dos limites para se expressarem. Todas elas podem ser encontradas na cinelist Mulheres Fazem Cinema, do Telecine.

 

Varda por Agnès

Divulgação: THR

Esse é o último filme de Agnès Varda, cineasta e fotógrafa belga e professora na European Graduate School. Em Varda por Agnès, a cineasta expõe seu processo criativo em um documentário que resgata a sua brilhante carreira.

Divulgação: UniFrance

No período em que produziu seus filmes, Varda contava com diversas locações, mesmo com limitações tecnológicas, que forçavam as filmagens em estúdios. Além disso, ela sempre escolhia atores amadores, bem incomum para os anos 50.

 

Que Horas Ela Volta?

Divulgação: Medium

Esse foi um dos grandes destaques de 2015 no cinema nacional. A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo para dar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Márdila). Agora, anos depois, ela lhe telefona dizendo que vai para a cidade prestar vestibular. Porém, o comportamento da adolescente complica as relações na casa de seus patrões (Karine Teles e Lourenço Mutarelli). 

O longa entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Que Horas Ela Volta? Foi dirigido por Anna Muylaert, cineasta e diretora de TV brasileira.

Divulgação: 365 Filmes

 

Rafiki

Divulgação: Uol

Esse foi o primeiro longa-metragem do Quênia a ser exibido no Festival de Cannes. Mesmo filhas de famílias rivais políticas, as jovens quenianas Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) começam a viver uma intensa paixão, desafiando as leis do Quênia que criminalizam a relação homossexual. Agora, as duas precisam escolher entre serem livres ou viver em segurança.

Rafiki foi dirigido por Wanuri Kahiu, diretora, produtora e autora de filmes quenianos. Ela já recebeu prêmios como Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Filme no Africa Movie Academy Awards, em 2009, pelo longa From a Whisper.

Divulgação: Time Magazine

 

Filhas do Sol

Divulgação: O Globo

O filme de 2018 retrata um batalhão curdo formado por mulheres que lutam pela sobrevivência do seu povo. Bahar (Golshifteh Farahani) está prestes a retornar a Gordyene, cidade na qual já foi feita prisioneira. Mathilde (Emmanuelle Bercot), uma jornalista francesa, acompanha o grupo durante o ataque, e a amizade entre as duas muda suas vidas para sempre.

O longa foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes e tem direção de Eva Husson, cineasta e roteirista francesa.

Divulgação: Cineuropa

 

Minha Filha

Divulgação: Folha – Uol

O longa independente conta a história de Valéria, uma mulher alcoólatra que, no passado, cedeu a guarda da pequena Vittoria (Sara Casu) à Tina (Valeria Golino), uma mulher correta que sempre viveu conforme as regras. De repente, Valéria retorna à cena querendo estreitar os laços com a filha, instaurando um clima de tensão no ar. A direção é de Laura Bispuri, diretora e roteirista italiana.

Divulgação: The Wrap

 

Conheça essas e outras produções dirigidas por mulheres no Telecine. Clique aqui e confira.

E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!