Projeto que destaca as mulheres da indústria cultural é gratuito e possui muitas atividades para você conferir
Começou ontem (17), em Belém (PA), o Festival Elas no Comando, onde as mulheres que atuam na cena cultural do Estado estão nos holofotes. A programação conta com atividades gratuitas, em modalidade presencial e online, e vai até o dia 20 de maio.
Criado pela produtora Soma Música em 2020, o projeto ganhou sua segunda edição este ano com patrocínio da plataforma Natura Musical, via lei de incentivo Semear da Fundação Cultural / Governo do Pará. Mais do que destacar as profissionais da indústria da cultura, o Festival se propõe a promover diálogos, acolhimento e capacitação de mulheres que atuam nas diversas áreas do setor: da técnica às artistas, da produção à fotografia.
Esta edição contará com debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa com ações gratuitas, realizadas em diversos locais da cidade, como Ná Figueredo, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro.
A idealizadora do projeto e proprietária da Soma Música, Joelle Mesquita, revela mais detalhes sobre a importância do Festival: “É impossível nós mulheres ficarmos paradas diante dos dados da UBC de que apenas 3% das mulheres que trabalham com música no Brasil correspondem à mulheres do Norte. Estamos rodeadas de mulheres potentes e incríveis, aguardando treinamento, capacitação, mas, acima de tudo, oportunidade!”
Mesquita ressalta que o objetivo do projeto é mostrar e gerar oportunidades para as mulheres por trás das câmeras, além de mostrar as vivências da região. “Reposiciona o Norte e sobre quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. É sobre a Amazônia também, mas não apenas falar sobre a Amazônia, mas sobre viver aqui, vivenciar ela todos os dias, os prazeres e as dificuldades.”
A idealizadora também revela seu desejo que o Festival Elas no Comando inspire outros projetos assim. “Mais edições e mais espaços para que as mulheres do norte do Brasil mostrem todo o seu talento e sua força!”.
A programação musical será realizada em dois momentos: o primeiro será na quinta (18), no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, onde se apresentarão Matemba, Ruth Clark MC, Sidiane e Mainumy, quatro jovens artistas selecionadas por uma novidade do Festival, o Edital Elas no Comando que teve curadoria realizada pela Soma Música e a União Brasileira de Compositores (UBC).
O segundo momento será no sábado (20), na Estação Gasômetro, quando o Festival terá discotecagem da DJ Carol C e apresentações musicais das paraenses Azuliteral, Layse e as Sinceras recebendo Júlia Passos e Helena Ressoa. A mineira Roberta Campos traz para Belém o show de seu novo álbum, O Amor Liberta, que mistura MPB de voz e violão com indie, jazz, bossa nova e blues. Seu show conta com a participação especial da paraense Malu Guedelha.
Palestras e oficinas
A programação também prevê atividades formativas, na quinta (18) e na sexta (19), na Casa Soma e CN Produções, com as oficinas gratuitas de produção, gestão de projetos, fotografia mobile, maquiagem, planejamento de redes sociais, roadie em logística de show, noções básicas de áudio e iluminação.
A fotógrafa Nay Jinknss vai ministrar a oficina Fotografia Mobile e trazendo a proposta do Festival, que é debater o fazer artístico. “A gente vai conversar bastante sobre a introdução à fotografia, como ela surge, mas não com o olhar acadêmico, e sim como a gente tá construindo esse imaginário do brasileiro, a nossa identidade, a nossa memória, falar de identidade, de apagamento, falar de Brasil”, explica a fotógrafa.
Seguindo a programação, o Festival oferece também debates e palestras como Letra e Composição, com Dona Onete,mediada por Josivana Rodrigues, sua neta e autora da dissertação de mestrado Entre banzeiros e Remansos, sobre a vida e obra da nossa rainha marajoara. Vamos poder mergulhar ainda mais fundo no processo criativo e nas inspirações por trás das suas canções incríveis na palestra de sexta-feira “19), no Núcleo de Conexões Ná Figueredo, das 18h às 19h40.
Audiovisual
O Festival também dedicou espaço para a produção audiovisual de mulheres. Na sexta (19) a partir das 19h, na Casa Soma Cultural, terá o Cineminha Delas, com a exibição do curta Monteiro Lopes com direção e roteiro de Bianca d’Aquino, que fará um bate-papo na sequência da exibição, e o filme Mestre Cupijó e Seu Ritmo da cineasta Jorane Castro.
História do projeto
Em 2020, durante a pandemia, o projeto teve a sua primeira edição, que reuniu frentes do universo da música para debater assuntos ligados à indústria musical. Foram quatro encontros virtuais transmitidos ao vivo, divididos em mesas de debate, palestras e workshops, realizados de 15 a 18 de fevereiro na plataforma do Youtube/Somamusica.
Para esta segunda edição, o Elas no Comando expandiu da indústria da música para a indústria cultural, e de um evento online para um festival. Assim, pode dar mais espaço para vozes femininas de vários setores.
Detalhes sobre a programação
Festival Elas No Comando
Data: 17 a 20 de maio
Onde: Casa Soma Cultural, CN Produções, Núcleo de Conexões Ná Figueredo, Teatro Gasômetro e programação online
Ingresso: Gratuito sujeito à lotação do espaço
Para conferir a programação completa e se inscrever nas oficinas, basta acessar o Instagram do Elas No Comando, clicando aqui.
E aí, você não vai ficar de fora desse festival incrível, né? Conte pra gente nas nossas redes sociais – Twitter, Insta e Face – e não esqueça de seguir o Entretê para ficar sempre por dentro de eventos como esse e muitas outras novidades do mundo do entretenimento.
*Créditos da foto de destaque: reprodução/Facebook Elas No Comando