Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/Instagram @njz_official

NJZ é o novo NewJeans

O girl group sul-coreano anunciou no início de fevereiro seu redebut

 

Quando as meninas do grupo de K-pop NewJeans cantaram na música que recebe o mesmo nome da banda a frase New hair, new tee, NewJeans, do you see? não era exatamente isso que nós esperávamos.

O anúncio do redebut do girl group foi feito pela conta oficial delas no Instagram em parceria com a revista Complex. Por meio da rede social, as meninas revelaram o novo nome e a nova identidade visual dessa etapa inédita da carreira.

O antigo NewJeans, agora conhecido como NJZ, vai performar pela primeira vez sob o novo nome no evento ComplexCon 2025, que vai acontecer em Hong Kong nos dias 21, 22 e 23 de março. Mas não fique achando que as novidades acabaram, pois músicas fresquinhas estão vindo aí e serão apresentadas no festival.

Diante desse cenário e dos últimos acontecimentos, muitos fãs ficaram preocupados com o futuro e o bem-estar do grupo. Muitas perguntas surgiram na internet e, a partir disso, o Entretê foi atrás das explicações para responder os questionamentos mais frequentes.

Foto: reprodução/Instagram @njz_official

A primeira questão que vamos levantar é sobre a próxima empresa que vai receber as meninas e dar continuidade à carreira musical delas. No momento, o NJZ ainda não está vinculado a uma empresa por conta de um processo judicial que a ADOR, sub-gravadora da HYBE e antiga agência do NewJeans, abriu contra elas. Então, podemos dizer que, por hora, o grupo é independente.

Outro assunto que preocupa o fandom são as músicas antigas, tão adoradas pelo público. Os hits Ditto, Attention, Hype Boy, OMG, Super Shy, entre outros, não serão performados pelo grupo por um tempo.

Isso acontece porque a HYBE ainda detém os direitos das produções (será que um dia teremos Get Up NJZ’s version?). E caso esteja se perguntando se o estilo musical do grupo permanecerá o mesmo, a resposta é não. Durante uma entrevista para a CNN, o NJZ disse que vai ter um rebranding musical e que vai explorar novos estilos. 

Contextualização 

Mas como chegamos aqui?”, você pode estar se perguntando. E caso esteja perdido nessa história e não saiba o que está acontecendo, já pode preparar sua pipoca e acompanhar a explicação. 

Tudo começou em abril de 2024, quando a HYBE, empresa que atua na indústria do entretenimento, deu início a uma movimentação interna para demitir a CEO da sua empresa subsidiária ADOR, responsável pelo grupo NewJeans. Isso ocorreu, pois supostamente a diretora-executiva, Min Hee Jin, estava montando um esquema para desvincular a ADOR da empresa central.

Foto: reprodução/Soompi

Assim, o caso se tornou público ao soltarem um comunicado oficial da HYBE dizendo que esta abriu uma auditoria para investigar todas as atividades da diretora. Além disso, na nota acusaram Min Hee Jin de fornecer informações privadas da ADOR para terceiros, consultar investidores financeiros sem a aprovação da HYBE, vazar documentos pessoais e relatórios médicos de trainees, entre outras coisas. 

A defesa de Min Hee Jin alegou que essas declarações eram infundadas e que a acusada lutaria pela sua posição como CEO da ADOR. Em um comunicado, a diretoria disse que sua desavença com a HYBE começou por causa de um suposto plágio do novo grupo da casa, ILLIT, da subsidiária Belift, que teria copiado o conceito, a estética e a coreografia do NewJeans. 

O conglomerado rebate falando que a CEO estava manipulando as artistas do seu próprio grupo e que haviam conspirações, por parte da subsidiária, contra a empresa mãe. Em contraposição, a diretora declarava que estava sendo perseguida e que a HYBE tentou boicotar o NewJeans desde o seu debut, limitando o marketing e o tempo de promoção do grupo, para emplacar o Le Sserafim, que estreou dois meses antes.

O Name-dropping desse caso afetou intensamente todos os grupos de K-pop citados, pois eles ficaram no meio de uma briga de executivos. Nessa confusão toda, uma das maiores preocupações do público era o NewJeans.

De um lado, o futuro do grupo estava em xeque por conta das acusações e da investigação judicial direcionadas à principal líder executiva e criativa da discografia do girl group.

Por outro lado, a situação era tão ruim quanto, porque as meninas iriam ficar a mercê de uma empresa que, de acordo com relatos, nunca se importou com elas. Durante um tempo, de forma muito sutil, as cinco integrantes Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein foram demonstrando apoio a Min Hee Jin, contudo, esse movimento foi se intensificando com o tempo.

Foto: reprodução/YouTube @NewJeans_official

Em meados de agosto de 2024, saiu a notícia de que a Min Hee Jin foi removida do cargo de CEO da ADOR. Mesmo sem o posto de diretora criativa, ela disse que, de acordo com a imprensa coreana, continuaria a atuar como produtora criativa do grupo. 

Aproximadamente um mês depois, as meninas fizeram uma live, de forma autônoma, esclarecendo o posicionamento do grupo diante desse cenário. Na transmissão, elas expressaram o descontentamento com a HYBE, exigiram atitudes e posicionamentos da empresa e pediram para que a ADOR volte a ser o que era. Porém, as falas do grupo foram ignoradas e, assim, como se fosse a última gota d’água, as integrantes anunciaram, em uma coletiva, que estavam saindo da empresa

E foi basicamente assim que o cenário chegou onde estamos atualmente. O NJZ é o novo NewJeans e as meninas deram continuidade à carreira musical em grupo, desvinculadas de uma empresa.

 

E aí, gostaram da notícia? Contem pra gente! Confiram as redes sociais do Entretê (Instagram, X e Facebook) e nos sigam para ficar de olho em tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Os lançamentos solo de K-pop que marcaram 2024

 

Texto revisado por Cristiane Amarante

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!