Nova temporada de The Umbrella Academy acerta no tom cômico e sangrento do universo das HQs

(Foto: Divulgação/Netflix)

A segunda temporada de The Umbrella Academy estreou em julho na Netflix com 10 episódios inéditos da adaptação da HQ de Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, e Gabriel Bá, quadrinista brasileiro. A série conta a história de sete jovens com superpoderes que foram adotados por um cientista calculista para impedir o apocalipse.

Retomando no gancho deixado pela última temporada, o primeiro episódio inicia com os personagens viajando no tempo para impedir o fim do mundo causado pelos poderes de Vanya (Ellen Page). Mas cada membro acaba parando em um momento diferente do início dos anos 60, em Dallas, fazendo com que construíssem separadamente novas vidas no cenário sessentista.

Os rumos tomados pelos membros do Umbrella Academy nesse meio tempo condizem propriamente com a personalidade de cada um: acompanhado por Ben (Justin H. Min), Klaus (Robert Sheeran) se torna líder de um culto, o destino perfeito para o integrante mais carismático do clã; Diego (David Casteñeda) é internado em um manicômio pela obsessão de ser “o salvador da pátria” e a missão de impedir o assassinato do presidente JFK, enquanto Luther (Tom Hopper) se torna participante de lutas clandestinas.

As personagens femininas ganham contornos ainda mais significativos na trama. Alisson (Emmy Raver-Lampman), por exemplo, se casa com um ativista e se une ao movimento pela luta dos direitos civis nos Estados Unidos. Vanya sofre amnésia durante a viagem e se envolve num relacionamento proibido com Sissy (Marin Ireland). O destino de ambas faz com que a série aborde discussões importantes que dialoga com o atual, como violência policial, racismo e homofobia, sem deixar de ilustrar a realidade sofrida por essas minorias na época.

(Foto: Divulgação/Netflix)

Quando Cinco finalmente chega na década, ele descobre que o apocalipse se mantêm nessa nova linha do tempo e, novamente, reúne os membros do Umbrella Academy para evitar que uma nova tragédia mundial aconteça.

Ao mesmo tempo que a temporada desenvolve uma narrativa cômica envolvendo os atritos dos irmãos Hargreeve, a série aprofunda ainda mais o desenvolvimento dos personagens, direcionando o holofote àqueles que não foram tão bem explorados na primeira temporada.

Diego ao lado da companheira de manicômio Lila (Ritu Arya) ganha mais destaque nessa nova fase, deixando de ser o personagem ranzinza do grupo e ganhando mais leveza com seu romance não convencional com Lila. Ben finalmente sai da sombra de Klaus e ganha o protagonismo tão esperado pelos fãs e Alisson deixa de ser o interesse romântico de Luther e se desenvolve nas lutas contra a segregação racial.

Seguindo a tendência de narrativas sobre viagens no tempo, The Umbrella Academy surpreende por fugir da complexidade do tema e da fórmula imposta por produções hollywoodianas sobre super-heróis. Os irmãos Hargreeves estão longe de serem puramente figuras heroicas vistas nos cinemas, já que a série não esconde as vulnerabilidades de cada um e a relação realista entre irmãos, marcada pelo amor e rivalidade.

O sucesso se deve principalmente à direção de Steve Blackburn. A produção consegue mesclar harmonicamente a atmosfera cômica, sangrenta estilo Tarantino e dramática do universo criado por Way. Apesar de narrar sete pontos de vistas diferentes, o roteiro amarra bem todas as perspectivas da série. A trilha sonora encaixa perfeitamente com faixas inusitadas nas cenas de ação, trazendo musicas como o cover rock’n roll de “Bad Guy”, de Billie Eilish, e “Everybody”, do Backstreet Boys, em cenas de luta protagonizadas por Cinco (Aidan Gallagher).

Repletas de reviravoltas e referências cinematográficas, as cenas finais prometem entreter ainda muitos espectadores em futuras temporadas. A segunda temporada conseguiu manter a mesma atmosfera divertida e indie proposta nas HQs sem decepcionar os leitores fieis e os espectadores da temporada de estreia de The Umbrella Academy.

Confira o trailer da segunda temporada da série:

https://www.youtube.com/watch?v=5W3KwQsOTuo&t=3s

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!