E aí galera, beleza?
Lá vamos nós falar mais um pouco sobre cultura!!
Hoje eu vim falar um pouquinho sobre três novelas que estão fazendo MUITO sucesso na TV. Mas não é qualquer novela! A Rede Globo está com 3 novelas super culturais, de época e ainda com pouca censura. É meio bizarro tratando-se de uma emissora tão criticada, não é mesmo?
A primeira delas, em ordem de horário, é Êta Mundo Bom.
Uma novela que retrata o simples, mas que tem encantado cada vez mais ao público, pela qualidade da história e do elenco. A novela de Walcyr Carrasco tem como tema principal a história de Candinho, que foi separado da mãe, uma mulher rica e da cidade, quando bebê, e criado por sua mãe adotiva, que é do campo. E olha, nos últimos dias mãe e filho se reencontraram, agora ambos mais velhos. Que cena linda! O Brasil se emocionou e está amando a novela. Os cenários estão incríveis, sempre chamando a atenção pela qualidade e perfeição. O elenco, composto por Débora Nascimento, Rosi Campos, Marco Nanini, Ary Fontoura, entre outros, é simplesmente talentoso e encantador. E os figurinos? Não tem como não amar!
Depois vem a tão baphônica novela Velho Chico. Só de ter Rodrigo Santoro no elenco já é algo excepcional. O elenco é formado por nomes como Domingos Montagner, Camila Pitanga, Antônio Fagundes, Renato Goés, Christiane Torloni, Carol Castro, entre outros.
A história é contada no Nordeste Brasileiro e o personagem principal é o Coronel Jacinto (interpretado por Santoro), que é apaixonado por Iolanda, mas acaba se envolvendo com Leonor e tendo uma filha, Maria Tereza. A novela sofreu uma mudança de fase na última semana, mas continua com a mesma qualidade de sempre.
Para quem presta bem atenção na história, verá que ela retrata MUITO bem a história dos Retirantes, que saíam de suas cidades em busca de melhores condições de vida nas capitais e outros estados brasileiros (Me faz lembrar de um livro que li na escola, chamado “Vidas Secas”).
Os cenários e figurinos são de abrir a boca, as músicas nos ajudam ainda mais a entrar nesse clima da vida dos Nordestinos, e o elenco surpreende cada vez mais!
E por último Liberdade, Liberdade, que estreou no último dia 11, e de cara já arrepiou os brasileiros. A novela foi baseada no livro “Joaquina, filha de Tiradentes” e por isso tem como foco principal mostrar a importância que foi a vida de Tiradentes a partir de sua filha – Joaquina – interpretada por Mel Maia, na fase criança, e depois por Andreia Horta, na fase adulta.
A trama também conta com Letícia Sabatella, Bruno Ferreari, Zezé Polessa, Lília Cabral, Caio Blat, Sheron Menezzes, Mateus Solano e muitos outros talentos da Globo.
O que mais me chamou a atenção foi a qualidade dos cenários, figurinos e câmeras. Para quem assistiu ao filme ‘Os Miseráveis’, os primeiros capítulos pareciam que foram baseados (ou inspirados) no filme, e as cenas arrepiaram até o último pelo existente no corpo humano. Chega a ser emocionante ver que nossa dramaturgia tem avançado tanto nos últimos anos.
E é isso! Vocês repararam que essas três novelas têm mostrado mais “coisas” que antigamente? É claro que ainda há censuras, mas se formos comparar com outras histórias, a Rede Globo tem optado por se adequar aos assuntos modernos e a deixar algumas cenas, que antes, eram quase proibidas ou não aceitas pela sociedade, serem naturalmente transmitidas no ar.
E outra: Já repararam como o brasileiro tem um amor por novelas de época? No início muita gente duvidou que três novelas de época, sendo transmitidas ao mesmo tempo, não dariam certo. Mas o resultado foi incrível. Todas estão fazendo grande sucesso e têm quebrado vários tabus por aí….
Podemos ver que a dramaturgia também vem sofrendo mudanças, e isso é bom! Porque o mundo é feito de mudanças e temos que, aos poucos, ir encaixando nossa vida na atualidade.
Adoro ver e criticar as novelas, sempre que possível eu assisto à todas elas, e essas três vêm me chamando a atenção. É claro que as novelas da Globo são sempre um sucesso né? Mas essas estão demais! Juntando atores, com a história, trilhas sonoras, figurinos, cenários e talentos, o resultado é sensacional.
E vocês? Estão gostando das novelas ou não? Acham bom que uma emissora como a Globo está conseguindo, aos poucos, tirar algumas censuras de seus programas e novelas para acompanhar a globalização?
Espero que tenham gostado! Até a próxima…
Beijinhos,
Anna 🙂
[CRÉDITOS das fotos: Rede Globo e GOOGLE]
Acompanhe nosso Blog através das nossas redes sociais:
E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com