Foto: reprodução/Memória Globo

Novelas de 1995: 6 tramas populares lançadas na época

Entre os sucessos daquele ano estão enredos com Taís Araújo, Thalía e Christiane Torloni

 

O formato das novelas é muito popular no Brasil e em vários lugares do mundo. Diversas tramas fizeram sucesso ao longo dos anos, algumas delas no ano de 1995.

O Entretê te conta mais sobre os enredos televisionados na época. Para você que assistiu quando foram lançadas, prepare a nostalgia. Já para você que nunca viu, vale a pena ficar sabendo.

 

Novelas de 1995

1. Cara e Coroa
Foto: reprodução/Memória Globo

 

Fernanda (Christiane Torloni) larga o noivo Rubinho (Luís Melo) na igreja e se casa com Miguel (Victor Fasano), com quem tem um filho Pedro (Thierry Figueira), mas ela também o abandona para fugir com o irmão dele, Mauro (Miguel Falabella). Ao flagrá-lo com a amante Heloísa (Maitê Proença), Fernanda tenta matá-lo, atingindo sem querer outro homem.

Na cadeia ela conhece Vitória (Christiane Torloni), que é extremamente idêntica a ela, embora tenha uma vida diferente. Criada em um orfanato em São Paulo, foi condenada injustamente por um assalto que não realizou.

Quando Fernanda sofre um derrame um dia antes de ser liberada, Mauro e Heloísa arquitetam um plano para que Vitória assuma o lugar da sósia e consiga ficar com seu dinheiro.

 

2. Maria do Bairro
Foto: reprodução/GShow

 

A novela mexicana conta a história de María Hernández Lorráz (Thalía), uma garota que mora com a madrinha Cacilda (Aurora Molina) na Cidade do México e trabalha como catadora de material reciclável.

Quando Maria faz 15 anos, sua tia falece, mas antes de morrer ela pede para o padre Honório (Tito Guízar) encontrar um local para que Maria seja acolhida. É então que ela passa a morar com o empresário Fernando de la Vega (Osvaldo Benavides), que deseja transformar a menina em uma pessoa refinada.

Mas a esposa do empresário Vitória Montenegro (Irán Eory) e sua empregada Carlota (Rebeca Manríquez) passam a fazer da vida dela um inferno.

 

3. Irmãos Coragem – 2ª versão
Foto: reprodução/Memória Globo

 

A novela que teve sua primeira versão escrita por Janete Clair e exibida em 1970, agora retorna com um novo elenco em 1995. A trama acompanha três irmãos, os irmãos Coragem, João (Marcos Palmeira), Jerônimo (Ilya São Paulo) e Duda (Marcos Winter), filhos de Sinhana (Laura Cardoso) na luta pela liberdade e contra a opressão.

Quando João encontra um diamante enorme, os três irmãos começam a ser perseguidos pelo Coronel Pedro Barros (Cláudio Marzo), que é dono da maioria dos garimpos do local.

 

4. Explode Coração
Foto: reprodução/Memória Globo
 

 

O enredo foca nas famílias ciganas Sbano e Balboa e na vontade de Dara (Teresa Seiblitz) de ser livre e escolher seu próprio destino.

Ela e Igor (Ricardo Macchi) têm um contrato de casamento feito pela família de ambos quando ainda eram crianças e moravam em Sevilha. Quando chega a hora de cumprir o acordo, Dara logo se vê encurralada, por querer mais do que esta relação e os estudos básicos dados às mulheres ciganas na época.

Sonhando com sua independência, Dara começa a fazer pré-vestibular em segredo, já que seu rígido pai, Jairo (Paulo José), é um homem conservador.

 

5. A Próxima Vítima
Foto: reprodução/Memória Globo

 

Ambientada na Mooca e no Bixiga, na cidade de São Paulo, a trama com toques de suspense acompanha Ana (Susana Vieira), dona de uma cantina italiana.

Juca (Tony Ramos) é apaixonado por Ana, mas os sentimentos dela são todos direcionados para Marcelo (José Wilker), um homem sem caráter que tem um caso com Isabela (Cláudia Ohana), a sobrinha de Francesca Ferreto (Tereza Rachel), sua esposa.

Quando a irmã de Francesca, Romana Ferreto (Rosamaria Murtinho) descobre sobre o envolvimento de Marcelo e Ana e sobre os três filhos gerados nessa relação, ela é assassinada, o que é apenas o primeiro de uma série de outros assassinatos. O caso começa a ser investigado pela aluna de direito Irene (Vivianne Pasmanter).

 

6. Tocaia Grande
Foto: reprodução/GShow

 

Na trama, que se passa em 1950, em Itabuna, interior da Bahia, conhecemos Natário (Roberto Bonfim), um ex-jagunço que venceu na vida plantando cacau e decidiu fundar a cidade Tocaia Grande, o que o fez conquistar alguns inimigos.

Ele se apaixona por Júlia (Tânia Alves), uma ex-prostituta, que está procurando os filhos que abandonou durante a pobreza: Bernarda (Taís Araújo), Sacramento (Gabriela Alves), Aurélio (Jackson Costa) e Ressurreição (Giovanna Antonelli).

Quais dessas novelas é sua favorita? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais conteúdos sobre novelas.

Leia também: A trinca de ouro de Walcyr Carrasco: relembre três produções de sucesso

 

Texto revisado por: Thais Moreira

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!