A Vida Impossível
Foto: divulgação/Bertrand Brasil

Novo livro do Matt Haig traz mensagem de esperança para quem enfrenta a depressão

Em um resgate ao próprio passado, Haig escreve A Vida Impossível com um olhar atento às questões de saúde mental 

Durante toda a vida, o autor Matt Haig lidou com questões sérias de saúde mental. Aos 46 anos, aprendeu a lidar com a depressão, além de receber o diagnóstico de TDAH e Transtorno do Espectro  Autista. Seu novo livro, A Vida Impossível, é carregado de relatos que remetem às experiências pessoais e também à esperança de quem superou desafios ao longo do caminho. 

A narrativa é ambientada no mesmo lugar que foi cenário do momento mais intenso da depressão que viveu na juventude: Ibiza. Foi na ilha paradisíaca que ele teve uma tentativa de suicídio. Agora, com a ferida tratada, o autor ressignifica o espaço através dos personagens Maurice e Grace.

O novo livro fala da reaproximação de duas pessoas e como esse encontro proporcionou a chance de contar uma história que desafia a lógica humana. Maurice está cursando matemática enquanto passa por uma das fases mais difíceis de sua vida: o luto pela partida de sua mãe. Ansioso por uma direção, o rapaz decide enviar um e-mail de desabafo para uma antiga professora e a resposta que recebe dela pode ser tudo de que precisa para sair da escuridão.

Grace é uma mulher ferida pelas perdas do filho, marido e de seu cãozinho. Impulsionada por suas transformações, ela decide responder o e-mail de seu antigo aluno com a experiência que mudou sua vida. No que parecia mais um dia entediante, Grace recebe uma carta. Nela, descobre que herdou uma velha casa em Ibiza, deixada para ela por Christina, uma ex-professora de música da escola na qual Grace deu aula até se aposentar, com quem pouco conviveu e de quem não ouve falar há anos.

Intrigada por esse mistério e sem nada a perder, Grace deixa sua cidade na Inglaterra rumo à ilha espanhola, com uma passagem só de ida e a missão de descobrir como viveu e faleceu Christina. E o que a protagonista encontra por lá é mais estranho do que jamais poderia imaginar.

A Vida Impossível
Foto: divulgação/Bertrand Brasil

“As histórias oferecem esperança no sentido básico de serem sobre mudanças. Para uma história ser uma história, algo precisa mudar. E quando estamos presos na depressão, pensamos que nada muda. Então eu diria às pessoas para terem fé na história de suas próprias vidas. Para perceberem que a parte mais baixa do vale nunca oferece a vista mais nítida”, aconselha Matt Haig.

A trama de A Vida Impossível se desenvolve trazendo uma narrativa misteriosa e repleta de preciosas lições de vida. O novo livro de Matt Haig é uma história sobre o poder dos recomeços e mostra como ver o mundo com novos olhos pode fazer a jornada mais especial.03

Já leu algum livro do Matt Haig? O que achou? Compartilhe suas leituras conosco em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, X. E, se você ama um romance bem açucarado, venha participar de nossas leituras coletivas!

Leia também: Um Namorado de-Natal: livro contém friends to lovers e fake dating

 

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!