O Clube das Mulheres de Negócios é o mais novo filme de Anna Muylaert

Presente no Berlinale Co-Production Market, o filme é uma coprodução da Glaz Entretenimento, África Filmes e Globo Filmes, com distribuição da Vitrine Filmes

(Foto: Cine Fagulha)

Anna Muylaert, diretora e roteirista dos longas Que horas ela volta?, Mãe só há uma e do ainda inédito Alvorada, que tratará sobre o impeachment de Dilma Roussef, atualmente trabalha na preparação de seu novo filme. O Clube das Mulheres de Negócios, ainda sem previsão de lançamento, será um longa-metragem produzido pela Glaz Entretenimento (Cabra da peste), em coprodução com a África Filmes (Que horas ela volta?) e Globofilmes, com distribuição de Vitrine Filmes (Bacurau). 

Em fevereiro, o projeto fez parte do Berlinale Co-Production Market, segmento do Festival de Berlim, do qual participam projetos de longas-metragens de ficção, que estão em fase de desenvolvimento, ainda não filmados, com potencial comercial e abertos a coproduções internacionais.

O clube das mulheres de negócios é um filme que aborda a crise do patriarcado, ambientado em um mundo imaginário onde os estereótipos de gênero estão invertidos – mulheres ocupam  posições de poder enquanto homens são criados para serem socialmente submissos.  Um drama tropical que aborda questões emergentes, como machismo, racismo, classismo e corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.

Anna trabalha há mais de cinco anos no roteiro, mas os acontecimentos de 2020 a fizeram reescrever o filme. “Durante a pandemia, homens como o presidente do Brasil e o ex-presidente dos EUA, tiveram uma posição negacionista e irresponsável sobre os acontecimentos. Enquanto isso, em outros países, as mulheres tomaram a dianteira das mesmas questões de forma mais realista e efetiva. A partir desse fato, mudei o tom do filme, tornando-o mais distópico em consonância com os tempos atuais”, diz a roteirista e diretora. Com isso, O Clube de Mulheres de Negócios se tornou mais próximo do presente. Sua participação no mercado do Festival de Berlim, também permitiu novos contatos e possíveis parceiros europeus para uma coprodução de sucesso

Para a Glaz, produtora reconhecida por seu histórico de filmes com sucesso comercial, a realização de um projeto ousado e de temática tão pertinente aos dias atuais é uma ótima oportunidade. “A Glaz tem a missão de levar seus conteúdos a uma grande audiência. Queremos sempre contar histórias que dialoguem com o maior número de pessoas, mas que, além de entreter, possam transmitir uma mensagem relevante. O Clube das Mulheres de Negócios se encaixa perfeitamente nesta intenção, onde além de explorarmos um novo gênero com a parceria e o talento da Anna Muylaert, poderemos usar nossa expertise para levar os debates e as reflexões que o filme propõe, ao mercado nacional e internacional”.

Além de trabalhar na pré-produção do longa, Anna Muylaert se prepara para a estreia mundial do documentário Alvorada,  codirigido por Lô Politi, que acompanha os últimos dias da ex presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, antes de ser afastada do cargo em 2016. O documentário terá sua primeira exibição no festival É Tudo Verdade, que acontece online para todo o país, entre 8 e 18 de abril. 

 

Ficha Técnica

Direção: Anna Muylaert

Roteiro: Anna Muylaert

Produção: Glaz Entretenimento

Coprodução: África Filmes e Globofilmes 

Distribuição: Vitrine Filmes 

 

Biografia da diretora

Anna Muylaert nasceu em São Paulo e estudou Cinema e Artes na USP. Nas últimas décadas escreveu roteiros para programas de TV como Mundo da Lua, Castelo Rá-Tim-Bum, Um menino muito maluquinho, Filhos do carnaval e As canalhas. Para o cinema, escreveu O ano em que meus pais saíram de férias, Xingu, Praia do futuro, e dirigiu Durval Discos, É proibido Fumar e outros três filmes. Mas o reconhecimento internacional de Anna veio através do filme  Que horas ela volta?, escrito e dirigido por ela. O longa recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Sundance, e de público no Panorama do Festival de Berlim em 2015, além de seu lançamento em salas em 30 países, o que levou Anna a ser convidada a fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscar). Atualmente, está trabalhando em seu novo longa O Clube de Mulheres de Negócios.

 

Sobre a Glaz Entretenimento

Como uma das produtoras que mais vem crescendo no Brasil, a GLAZ se destaca no mercado com grandes filmes de humor, sucessos entre o público nacional. Dentre nove longas lançados, quatro estiveram entre o Top 10 de bilheteria consecutivamente – com destaque para os 3,8 milhões de espectadores de Loucas para Casar (2015) e os mais de 1 milhão de espectadores de Tô Ryca (2016).

Com histórico de produções em live action e animação, já produziu conteúdos para a TV e Cinema e agora realiza grandes produções para o streaming. Além de séries com lançamentos previstos para 2021 como, Caso Evandro – true crime para Globoplay – e De Volta aos 15 – ficção infanto-juvenil para a Netflix, a GLAZ comemora seu mais recente sucesso Cabras da Peste, longa-metragem que esteve no Top 1, entre os mais vistos no Brasil pela Netflix. 

Em animação, realizou as séries Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas) (Cartoon Network) – líder de audiência no segmento infantil, que deu origem a um longa-metragem homônimo – e As Microaventuras de Tito e Muda (Discovery Kids/TV Cultura). 

Em live action, além dos longas, co-produziram a série Cine Holliúdy (2019), líder de audiência em seu ano de estreia pela TV Globo, além de séries de documentários e ficção para os canais Warner Channel, NetGeo e Discovery Channel.

A GLAZ está expandindo sua atuação para o mercado internacional, inaugurando um escritório em Lisboa (Portugal) e abrindo caminho para coproduções com outros países.

Sobre África Filmes

Fundada na década de 90, em São Paulo, pela cineasta Anna Muylaert, a África Filmes é um núcleo de criação e produção de conteúdo de qualidade para cinema e TV.  Já produziu curtas, clipes, telefilmes e seis longas metragens: Durval discos (2002) , É proibido fumar (2008), Chamada a cobrar (2013) e Que horas ela volta? (2015). Em 2016 lançou Mãe só há uma e esse ano lança Alvorada.  

Sobre Globo Filmes

Criada em 1998, a Globo Filmes atua como coprodutora de conteúdo multiplataforma com o propósito de fortalecer a indústria audiovisual nacional. Participou de mais de 300 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro. Comédias, romances, documentários, infantis, dramas, aventuras: a aposta é na diversidade de obras que valorizem a cultura brasileira. 

Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como Tropa de Elite 2 e Minha Mãe é uma Peça 3 – ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica como 2 Filhos de Francisco, Aquarius, Que Horas Ela Volta?, O Palhaço e Carandiru, até longas premiados no Brasil e no exterior, como Cidade de Deus – com quatro indicações ao Oscar – e Bacurau, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes

Sobre a Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de 4 milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou Divinas Divas, dirigido por Leandra Leal e O Processo, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Em 2020, a Vitrine Filmes lançou no primeiro semestre O Farol, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia e Você Não Estava Aqui, de Ken Loach. No segundo semestre deste mesmo ano, em cenário pandêmico, a distribuidora adotou estratégias diferenciadas de distribuição em múltiplas janelas, lançando títulos em drive-ins, salas de cinemas e plataformas de streaming, como Música para Morrer de Amor, Três VerõesPacarrete, A Febre, Todos os Mortos e muitos outros. Para 2021, a distribuidora já tem o line-up completo e continuará a buscar a melhor forma de chegar aos seus públicos.

 

E aí, está ansioso para assistir O Clube das Mulheres de Negócios? Conta pra gente! E para ler mais noticias sobre lançamentos de filmes e outros conteúdos sobre o mundo do entretenimento, fique ligado no Entretetizei e nos siga no InstaTwitter e Face.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!