Tem inspiração na vida da ativista dominicana Minerva Mirabal
O Grito das Mariposas é um drama histórico inspirado em acontecimentos reais, que está disponível com exclusividade no Star+. Na série as cores caribenhas se misturam com crime e política, retratando com rigor a vida em uma ilha dominada pelo regime tirânico do ditador Rafael Leónidas Trujillo, que governou a República Dominicana de 1930 até seu assassinato em 1961.
Minerva Mirabal foi uma advogada e ativista dominicana assassinada ao lado de suas irmãs por ordem do ditador Rafael Trujillo, em 25 de novembro de 1960. Após o assassinato, as irmãs Mirabal se tornaram um símbolo da luta contra a violência de gênero e, desde 1999, todo dia 25 de novembro é comemorado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A data visa incentivar governos, organizações internacionais e organizações não governamentais a convocarem ações destinadas a aumentar a conscientização da população e exigir políticas públicas para erradicação da violência contra mulher em todos os países.
Com esses acontecimentos históricos como pano de fundo, a trama tem como centro a amizade entre a jovem imigrante espanhola Arantxa Oyamburu (Susana Abaitua) e Minerva Mirabal (Sandy Hernández), uma conhecida ativista política dominicana que, ao lado de suas irmãs, foram apelidadas de As Mariposas.
As Mariposas, tornaram-se uma lenda latino-americana ao enfrentar Trujillo e contribuíram para o fim do feroz ditador. O Grito das Mariposas narra o vínculo cativante e trágico entre duas mulheres jovens e corajosas. Cujos encontros e desencontros por mais de duas décadas foram marcados pela brutalidade da ditadura de Trujillo.
Confira o vídeo dos bastidores de O Grito das Mariposas
Mais de seis décadas após a trágica morte de As Mariposas, a história das irmãs Mirabal continua a ser relevante e, através da série, chega às novas gerações. Contribuindo para tornar temas como a violência contra a mulher e o empoderamento feminino visíveis e provocar a reflexão do público.
A série é estrelada pela atriz dominicana Sandy Hernández; a atriz espanhola Susana Abaitua; o ator cubano Luis Alberto García, que vive Rafael Leónidas Trujillo; e a atriz espanhola Belén Rueda, que vive Pilar Macías.
Composta por 13 episódios de 45 minutos é realizada pela Pampa Films/Gloriamundi Producciones. O Grito das Mariposas foi criada por Juan Pablo Buscarini e dirigida por Mariano Hueter, Leandro Ipiña e Inés París.
Ficou curioso para assistir O Grito das Mariposas? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Novidades de março no Star+ para toda a família
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Star+