O romance escrito por Thais Bergmann aborda consequências da invasão de privacidade na internet e o poder da amizade verdadeira para encarar obstáculos na juventude
A Bienal do Livro Rio 2023 terminou, mas já deixou saudade entre os e as participantes que foram prestigiar o evento. Dentre os balanços desta edição, há um livro nacional que se destaca: E Foi Assim que Tudo Mudou ganhou uma posição de evidência. O romance juvenil ficou em primeiro no ranking dos mais vendidos no Boulevard Literario. Um marco muito importante para a literatura nacional, não é mesmo?
E foi assim que tudo mudou é o terceiro livro escrito e publicado de romance por Thais Bergmann. Na obra, a autora contempla as consequências da invasão de privacidade na internet e o poder da amizade verdadeira para encarar obstáculos na juventude.
Ele não vê que, às vezes, a gente só quer aproveitar a vida e se permitir acreditar em quem a gente ama. Ele não entende que nosso único erro foi acreditar em quem não merecia crédito, que só tivemos o azar de confiar em quem não valia a pena. Ele acha que uma garota que envia um vídeo ou uma foto íntima para o namorado só quer atenção. Mas Natan está errado.
(E Foi Assim que Tudo Mudou, p.152)
Confira na íntegra a sinopse do livro
Recomeços não são fáceis, mas recomeçar com medo de descobrirem o seu passado é ainda mais difícil…
Catarina não esperava ver sua vida virar de cabeça para baixo, e tudo o que ela mais quer é recomeçar. Recomeçar longe dos olhares e sussurros, dos amigos que lhe viraram as costas e principalmente do seu ex-namorado, o responsável por vazar uma foto que deveria permanecer entre os dois.
Quando seus pais decidem que o melhor é se mudar para uma nova cidade, Nina encontra em Larissa, Joana e Vinícius a esperança de que tudo volte a ser como antes. Mas, ao ver a situação se repetir com sua nova amiga, Catarina decide fazer algo a respeito… Por conta própria.
Agora ela vai precisar lidar com a confusão que criou, enquanto tenta não prejudicar seus novos amigos e nem perder tudo o que conseguiu reconstruir com a ameaça de ver seu passado exposto.
Conheça mais sobre o livro
Publicada pela Astral Cultural e capa ilustrada por Julia Back, a obra é dividida em 29 capítulos curtos e um epílogo, com intervenções na diagramação que simulam diálogos por aplicativo de mensagem. Endossos da best-seller Clara Alves, autora de Conectadas e de Lola Salgado, de Sol em Júpiter, evidenciam a fluidez, a leveza e o bom humor da escrita de Thais. Comparado a uma “fofoca irresistível”, o enredo aborda outros temas importantes, como a difícil relação de confiança entre pais e jovens.
- Entrevista I Carol Façanha conta detalhes de seu novo livro A Hora da Serpente na Bienal do Rio 2023
- Entrevista i Rosa Scarlett fala sobre sua obra Contos para Libertar, na Bienal do Livro no RJ
Você já conhecia o trabalho da Thais Bergmann, ou se interessou e vai ler E Foi Assim que Tudo Mudou? Conta para a gente através das redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e aproveite também para nos seguir e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e dos livros.
*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Entretetizei