Relembre personagens icônicos que marcaram a história da TV
O mês de junho começou de uma forma um tanto quanto diferente: protestos no mundo todo, principalmente nos EUA se estenderam por toda a internet e tomaram conta do nosso dia a dia. Os protestos, que, em sua maioria são pacíficos, iniciaram-se na semana passada, após a morte cruel de George Floyd, ex-segurança preto e desarmado, que teve o pescoço prensado sob o chão por aproximadamente 9 minutos e morreu asfixiado por um policial branco – policial esse que foi demitido e segue preso em segurança máxima, aguardando julgamento.
Sendo assim, o Entretetizei, assim como diversos portais, produtoras e empresas, de pequeno, médio e grande porte do mundo inteiro, se juntou à essa luta contra o racismo que atinge, de forma desenfreada, negros em todos os lugares do mundo, sem deixar de citar as mortes em nosso país. Segundo o informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado pelo IBGE em novembro de 2019, A população negra tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que os brancos. Entre 2017 e 2019, foram registradas 255 mil mortes de negros por assassinato.
A Analista de indicadores Sociais do IBGE, Luanda Botelho, disse que “Na série de 2012 a 2017, que foi o período que a gente analisou neste estudo, houve aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4. Enquanto para a população branca esse indicador se manteve constante no tempo, em torno de 16”, informações retiradas da Revista Exame.
No Entretetizei, nós acreditamos verdadeiramente que o Cinema e o Entretenimento são fatores necessários na vida de cada um, principalmente na formação de opiniãoo e como forma de ensinamento de vida, já que são um reflexo do que acontece em nossa sociedade. Sendo assim, em meio aos protestos contra a violência e o racismo, separamos algumas séries que trazem protagonistas pretos. Informar sobre a história de cada um colabora para que possamos enxergar os protagonistas da TV e da vida real como pessoas que já têm voz na sociedade, mas que merecem mais reconhecimento.
As Visões da Raven
(Divulgação | Lançamentos da Netflix)
A série de televisão americana do Disney Channel foi exibido entre 2003 e 2007, em 4 temporadas e contou com Raven-Symoné, Orlando Bloom e Anneliese van der Pol no elenco.
A comédia conta a história de Raven, uma menina negra que tem o poder de prever o futuro. Ao longo das temporadas, os personagens nos passam diversas lições sobre o preconceito e o amor ao próximo e a si mesmo. Além disso, ela é uma menina completamente contra a “ditadura da beleza”, deixando claro que é contra a padronização de pesos.
Um Maluco no Pedaço
(Divulgação: MdeMulher)
Após uma briga com valentões drogados na Filadélfia, a mãe de Will (Vernee Watson-Johnson), temendo que o futuro do filho passasse pelo mundo do crime, resolve enviá-lo para a mansão de sua irmã Vivian (Janet Hubert-Whitten nas três primeiras temporadas. Com situações de humor, a série mostra os conflitos numa sociedade marcada pelo preconceito. Por ser um garoto humilde e não se importar com os estudos, Will (Will Smith) vive se comportando de maneira inadequada e provocando trapalhadas na mansão.
Ao longo da série, personagens importantes do movimento negro são citados, como a Marcha de Selma, Rosa Parks, citada por Will e conhecida por não dar o seu lugar no ônibus a um homem negro e Martin Luther King e Malcon X, sempre lembrados na série. Além de ter sido um marco na história da TV, contou com participações icônicas, como Queen Latifa e Tisha-Campbell-Martin, de Eu, a Patroa e as Crianças.
Eu, a Patroa e as Crianças
(Divulgação: TodaTeen)
A série americana tem como personagem principal Michael Richard Kyle (Damon Wayans), casado com Janet Marie Thomas Kyle (Tisha Campbell-Martin) e pai de três filhos: Michael Richard Kyle Jr (George O.), Claire Marie Kyle (Jazz Raycole e Jennifer Freeman – 2º temporada) e Kady Melissa Jheny Spilken Kyle (Parker McKenna).
Michael é um pai muito carinhoso e que ensina lições de vida aos seus filhos com humor e realidade, sem contar com os diversos temas abordados na série, como gravidez na adolescência, uso de drogas e conflitos familiares. É uma série para rir, aprender e deixar para sempre na memória – aposto que você já riu litros com essa turma!
Todo mundo odeia o Chris
(Divulgação: Hugo Gloss)
A comédia se passa nos anos 80 e o protagonista, Chris (Tyler Williams),vive com sua família no bairro do Brooklyn, em Nova York, onde vive situações corriqueiras da vida de um adolescente, tanto nas histórias que realmente acontecem quanto nos pensamentos que são expostos de uma forma humorística – certamente você já deu boas gargalhadas com essa turma.
Com apenas 13 anos, Chris é negro, assim como seus pais e irmãos e enfrentam diariamente, o preconceito, que é exibido sempre de forma cômica. Além disso, ele estuda na Corleone Junior High School, colégio onde Chris é o único aluno negro, situação que o vitimiza durante todo seu tempo que se encontra lá. Graças ao amigo Greg (Vicent Martella), o menino sempre tem seu companheiro nas diversas situações tragicamente cômicas.
No site da usp, há a informação de que, segundo pesquisa da mestrando Daniele Crem, a série desconstrói uma visão politicamente correta da relação entre negros e brancos na sociedade americana, a qual está presente na maioria das Black sitcoms, que raramente discutem abertamente a exclusão social do negro. É uma exceção à todas as séries existentes com protagonistas negros, já que a famosa atribuição da família branca não é inserida na história, dando espaço à discussão do racismo.
Cory na Casa Branca
(Foto: Divulgação)
A série do Disney Channel estreou em 2007 e é um spin-off de As Visões da Raven, com foco em Cory (Kyle Massey), que se mudou da Califórnia para Washington, após seu pai, Victor Baxter, conseguir um novo emprego como o chef principal da Casa Branca.
A trama mostra as aventuras que ele vive com os amigos Nwet (Jason Dolley) e Meena (Maiara Walsh) e as diferenças entre negros e brancos.
Qual dessas séries mais te marcou?
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais:
Fontes: EXAME, Adoro Cinema, Delirium Nerd, Las Pretas, USP, Wikipédia.