Filmes que fizeram sucesso na infância e adolescência de muitas pessoas estão completando 20 anos de lançamento em 2024
O tempo passa muito rápido e filmes que vimos no cinema, como Os Incríveis (2004) ou Homem Aranha 2 (2004), já chegaram a duas décadas desde seu lançamento. Mas muitos desses títulos são a prova de como o cinema marca a vida de inúmeras pessoas, pois mesmo após tantos anos, certamente diversos dos títulos lançados naquele ano ainda estão com as histórias presentes na memória de quem os assistiu.
O ano de 2004 foi recheado de estreias, e alguns dos filmes que hoje são considerados os favoritos de muitos foram lançados nesse ano. Entre os maiores sucessos estão sequências de filmes que entraram para a história, romances que mudaram tudo e animações que marcaram a infância.
Talvez você não tenha assistido a todos ou faça muito tempo que assistiu algum que adora, então prepare a pipoca e confira a lista de 20 filmes lançados em 2004 que o Entretê preparou.
Kill Bill: Volume 2
Uma das continuações que completa 20 anos é também uma mais famosas do cinema. O longa de Quentin Tarantino mostra a Noiva (Uma Thurman) acordando do coma após quatro anos, e partindo em busca da continuação de sua vingança.
Kill Bill: Volume 2 foi lançado apenas seis meses após o primeiro filme, e também se tornou um sucesso de público e crítica. Entrando para a história do cinema com algumas das cenas de luta mais icônicas dos últimos tempos e encerrando a trajetória de vinganças da Noiva.
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Um romance fadado ao fracasso foi a premissa do clássico cult Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, protagonizado por Jim Carrey e Kate Winslet. Com uma história que faz refletir, repleta de diálogos profundos e marcantes, o longa se tornou atemporal e frequentemente está presente em listas de melhores filmes.
Menina de Ouro
Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante, Menina de Ouro se tornou um enorme sucesso de público e crítica. Dirigido e protagonizado por Clint Eastwood que dá vida ao treinador Frankie, quem após muita relutância aceita treinar a lutadora Maggie (Hilary Swank) e, entre altos e baixos, os dois constroem uma relação de amizade e sucesso juntos.
O Castelo Animado
Mais uma das obras-primas de Hayao Miyazaki, O Castelo Animado continuou o legado de ótimas produções do Studio Ghibli, responsável por filmes como A Viagem de Chihiro (2001), Meu Amigo Totoro (1988) e Túmulo dos Vagalumes (1988). O longa foi muito elogiado pela beleza das animações, além de abordar diversos temas como amor, coragem e a busca pela identidade, algo que podemos ver em muitos filmes do estúdio.
Antes do Pôr do Sol
Em mais uma sequência lançada em 2004, continuamos a acompanhar a história de Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke), que se conhecem em um trem durante uma viagem para Viena e passam o dia conversando até seguirem caminhos diferentes. O segundo filme chega nove anos depois, mostrando o reencontro dos dois e como suas vidas mudaram desde a última vez.
Com diálogos memoráveis e cenas românticas, Antes do Pôr do Sol é o segundo filme da trilogia lançada pelo diretor Richard Linklater, que conta também com Antes do Amanhecer (1995) e Antes da Meia-Noite (2013).
Os Incríveis
Uma das animações mais inesquecíveis da Disney, Os Incríveis faz parte da infância de muita gente. Criada e dirigida por Brad Bird — que também dirigiu Ratatouille (2007) — conhecemos a vida de Roberto, um super-herói que foi obrigado pelo governo a levar uma vida comum. No entanto, após se casar e ter filhos, ele recebe a chance de voltar à vida de herói, só que agora pode contar com a ajuda de sua família, que também possui poderes.
A animação foi um sucesso de público e crítica. Em 2018, 14 anos depois do seu lançamento, a sequência da produção chegou aos cinemas, levando crianças e adultos a acompanhar mais uma aventura da família de super-heróis.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
O terceiro filme da saga do nosso bruxo favorito é considerado por muitos fãs o melhor da série. O longa mostra uma nova fase dos personagens, que começam a entrar na adolescência e enfrentar novos problemas. O personagem Sirius Black (Gary Oldman) — favorito de muitos — é introduzido na história, que também traz momentos emblemáticos como as viagens com o vira tempo e o reencontro de Harry com seu padrinho.
Meninas Malvadas
Estrelado por Lindsay Lohan e Rachel McAdams, Meninas Malvadas se tornou um clássico adolescente. A obra foi transformada em filme após Tina Fey — roteirista do longa — ler um livro de autoajuda feito para pais de adolescentes. Ela então criou uma sátira sobre a vida acolescente, entregando uma das comédias mais icônicas dos últimos tempos. Foi muito barro!
O aniversário de 20 anos do filme foi comemorado em grande estilo, com uma nova versão musical. Que traz a história de Cady e Regina para uma nova geração, além de deixar os fãs da versão original nostálgicos.
+ 20 anos de Meninas Malvadas: o filme de uma geração
De Repente 30
Um clássico da Sessão da Tarde, quem já assistiu ao filme, provavelmente não foi somente uma vez. A comédia romântica protagonizada por Jennifer Garner e Mark Ruffalo se tornou um dos lançamentos mais lembrados daquele ano. Com momentos icônicos como a dança de Thriller de Michael Jackson e o vestido inesquecível que Jenna usa na ocasião — que é reproduzido por aniversariantes até hoje — o filme se tornou um marco daquele ano.
As Branquelas
A comédia As Branquelas pode não ter feito sucesso internacional, mas certamente a grande maioria dos brasileiros já assistiu ao filme. O longa protagonizado pelos irmãos Shawn e Marlon Wayans se tornou um clássico de comédia no Brasil, com algumas das cenas sendo relembradas até hoje.
Diário de uma Paixão
Um dos romances mais inesquecíveis dos últimos tempos. Diário de uma Paixão, adaptação do livro de mesmo nome de Nicholas Sparks, foi responsável por lançar Ryan Gosling ao estrelato, além de alavancar a carreira de Rachel McAdams, com uma das histórias românticas mais queridinhas do público.
Jogos Mortais
O terror dirigido por James Wan era uma novidade no gênero e se tornou rapidamente um sucesso de bilheteria, além de conquistar fãs fiéis ao redor do mundo. O longa claustrofóbico e repleto de dilemas morais deu origem a outras nove sequências, e mesmo com críticas negativas ainda conseguiu ótimos números nas bilheterias ao decorrer dos anos.
Como se Fosse a Primeira Vez
Segundo filme da parceria entre Adam Sandler e Drew Barrymore — os dois já haviam contracenado em Afinados no Amor (1998) —, que protagonizam o casal Henry e Lucy na comédia romântica. Na história, Henry é um veterinário que vive no Havaí e tem uma forte fama de paquerador, até que conhece Lucy e se apaixona. Mas a moça sofre de falta de memória recente, e ele precisa aprender a como conquistá-la novamente a cada dia.
Efeito Borboleta
Um dos maiores sucessos de Ashton Kutcher, ajudando o ator a alavancar sua carreira em Hollywood. Efeito Borboleta alcançou cerca de US$ 100 milhões na bilheteria global. A ficção-científica se tornou referência em retratar viagem no tempo e mostrar os efeitos de quem ousa mudar o passado.
A Nova Cinderela
Um longa adolescente inspirado em um clássico infantil, essa foi a premissa de A Nova Cinderela, protagonizado por Hilary Duff, que se tornou um clássico para os adolescentes da época. Na história, Sam vive com sua madrasta e meias-irmãs malvadas após a morte de seu pai. Ela então encontra um novo amigo online e as coisas tomam novos rumos.
A produção se tornou um marco e teve diversos remakes ao longo dos anos, além de contar com Jennifer Coolidge e Chad Michael Murray no elenco.
Shrek 2
Após atingir novos níveis no mundo da animação com seu filme de estreia, Shrek 2 continuou o fenômeno mundial. Com piadas ácidas, clichês dos contos de fada e um elenco de voz para ninguém colocar defeito, a produção da Dreamworks se tornou um clássico das animações contando a história de Shrek, Fiona, Burro e o Gato de Botas.
Após o sucesso do segundo filme, outras duas sequências foram lançadas, além de derivados com outros personagens. Recentemente, o produtor Chris Meledandri confirmou que Shrek 5 está em desenvolvimento.
No Pique de Nova York
Quem viveu nos anos 2000 provavelmente conheceu as gêmeas mais famosas da época. Mary-Kate e Ashley Olsen foram responsáveis por protagonizar diversos filmes durante sua infância e adolescência.
No Pique de Nova York mostra as irmãs convivendo em pé de guerra por possuírem personalidades muito diferentes, mas quando se encontram em Nova York, precisam se unir para realizarem seus objetivos. A comédia também marca o fim dos filmes em dupla das irmãs, que posteriormente abandonaram suas carreiras como atrizes.
O Espanta Tubarões
Contando a vida do peixe Oscar, que se mete em uma enorme confusão depois de falar uma mentira, O Espanta Tubarões conquistou crianças e adultos na época, por suas ótimas sacadas no roteiros e momentos engraçados. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação.
A animação ainda contou com um elenco de peso na versão original, com nomes como Will Smith, Angelina Jolie, Jack Black, Martin Scorsese, Robert De Niro e Renée Zellweger dando voz aos personagens.
Homem Aranha 2
Após dois anos da estreia do primeiro filme, Homem Aranha 2 chegou aos cinemas com Tobey Maguire dando vida ao herói. O longa foi um sucesso de público, tendo feito US$ 788 milhões de bilheteria global, além de ter sido considerado um dos melhores filmes de super-heróis já feitos.
O Terminal
Dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Tom Hanks, o longa é inspirado na história de vida do refugiado iraniano Merhan Nasseri, e possui momentos de comédia, drama e romance ao contar a história de Viktor.
Ele é natural da Europa Oriental e viaja a Nova York, mas é impedido de entrar nos Estados Unidos após seu país sofrer um golpe de estado. Não podendo retornar para casa, Viktor passa a viver no aeroporto. A produção marcou mais uma parceria de sucesso entre Spielberg e Hanks.
Qual desses filmes é o seu favorito? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para mais textos como esse!
Leia também:
+ Nostalgia: relembre os filmes trem do Disney Channel
+ Nostalgia pura: 10 dramas asiáticos que viralizaram nos anos 2000
Texto revisado por Kalylle Isse