Com participação especial da cantora Elba Ramalho, a estreia da Orquestra acontecerá dia 8 de março no Teatro da Cidade das Artes
Estreia, na próxima segunda-feira (08), a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga (OSJC). Composta por 47 integrantes, a Orquestra se apresenta no Dia Internacional da Mulher, ao vivo, no Teatro da Cidade das Artes, às 11h da manhã. A estreia contará com participação especial de Elba Ramalho e com a presença da regente convidada Priscila Bomfim.
A data não foi escolhida à toa. O grupo é o primeiro do Programa Orquestra nas Escolas formado exclusivamente por meninas, que são alunas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Com isso, a estreia simboliza a luta feminina e incentiva a reflexão sobre questões de igualdade de gênero.
Com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das alunas instrumentistas, a Orquestra foi batizada com o nome da primeira maestrina do país, Chiquinha Gonzaga. “Pretendemos desconstruir o estereótipo de que meninas tocam violinos, violoncelos e flautas, para que possam tocar outros instrumentos”, afirma a coordenadora do Programa, Moana Martins.
A OSJC é patrocinada pela Uber, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma ação liderada pela Presidente da Riotur, Daniela Maia. Com a Orquestra Chiquinha Gonzaga, as musicistas e alunas encontram mais um canal de identificação e oportunidade para alçar grandes voos na música e fora dela.
Para assistir a transmissão ao vivo é só ficar de olho no Youtube da Orquestra!
Programa Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga
- Mulher Rendeira
- Odeon
- Tamba Tajá
- Que Nem Jiló | Par. Elba Ramalho
- De Volta Pro Meu Aconchego | Piano Moana Martins e Elba Ramalho
- Xote das Meninas
- Gaúcho Corta Jaca e Ô Abre Alas
Sobre o Programa Orquestra nas Escolas:
Realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa Orquestra nas Escolas é um programa gratuito de música e educação. Ele aposta na formação musical e na prática de excelência para o desenvolvimento social de crianças e jovens alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Por meio de uma educação híbrida, que aposta no desempenho acadêmico e no fortalecimento dos vínculos socioemocionais, são oferecidas aulas de variados instrumentos musicais para alunos de mais de 50 escolas municipais do Rio. O Programa conta também com 17 formações musicais, que atendem um amplo calendário de concertos, ao lado de grandes convidados. Além disso, oferece capacitação profissional para monitores.
E você, ficou curioso para conhecer mais sobre a Orquestra? Conta pra gente nos comentários e acompanhe as novidades do mundo do entretenimento no perfil do Entretetizei no Insta, no Face e no Twitter.
* Crédito da imagem de destaque: Divulgação