No clima do início dos jogos, relembre os atletas nacionais que mais subiram ao pódio
O Brasil tem se destacado nos Jogos Paralímpicos, consolidando-se como uma das maiores potências esportivas mundiais. Desde sua estreia nas Paralimpíadas de 1972, em Heidelberg, Alemanha, os atletas brasileiros têm apresentado uma grande evolução em sua participação e conquistas.
Nos últimos Jogos Paralímpicos realizados em Tóquio, em 2021, o Brasil pôde mostrar ainda mais sua trajetória de sucesso. O país conquistou 72 medalhas – número que também foi atingido na Paralimpíada de 2016 no Rio de Janeiro –, sendo 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes; número que rendeu o sétimo lugar no quadro geral de medalhas, a melhor colocação na história do país.
O legado das conquistas paralímpicas vai além das medalhas. O sucesso dos atletas têm mudado a percepção da sociedade sobre as pessoas com deficiência, mostrando suas capacidades e a importância da inclusão. O esporte foi e continua sendo um incrível meio de transformação social.
E para acompanharmos os Jogos Paralímpicos de Paris que começaram no último dia 28, da melhor forma, o Entretê te mostra os cinco maiores medalhistas paralímpicos do Brasil até o momento.
Daniel Dias (natação) – 27 medalhas
Daniel se tornou o maior nome do esporte paralímpico nacional. O nadador participou dos jogos em Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 – ano em que se despediu das piscinas –, tendo conquistado o lugar mais alto do pódio 14 vezes. Ao todo Daniel conquistou:
14 medalhas de ouro
7 medalhas de prata
6 medalhas de bronze
André Brasil (natação) – 14 medalhas
Outro grande nome da natação, André se tornou referência de velocidade. Participando das paralimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, conquistou sete medalhas de ouro, além de diversos recordes na categoria S10. André conquistou ao longo da carreira:
7 medalhas de ouro
5 medalhas de prata
2 medalhas de bronze
Clodoaldo Silva (natação) – 14 medalhas
O Brasil realmente se tornou referência na natação, e mais uma prova disso é Clodoaldo, que conta com 14 medalhas. Conhecido como Tubarão das Piscinas, o nadador é um dos atletas mais populares do Brasil, tendo sido escolhido para acender a pira paralímpica nos jogos do Rio 2016. Clodoaldo conta com:
6 medalhas de outro
6 medalhas de prata
2 medalhas de bronze
Ádria Santos (atletismo) – 13 medalhas
A velocista Ádria disputou ao longo da carreira seis paralimpíadas, sendo a última em Pequim 2008. Reconhecida como uma das pioneiras do atletismo, além de se tornar uma especialista em provas de velocidade. Ádria subiu ao pódio 13 vezes, conquistando:
4 medalhas de ouro
8 medalhas de prata
1 medalha de bronze
Luiz Claudio Pereira (atletismo) – 9 medalhas
Um dos primeiros grandes nomes entre os atletas brasileiros, Luiz Cláudio foi referência durante anos em arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo. Tendo conquistado o lugar mais alto do pódio por seis vezes. Cláudio, que após se aposentar se tornou presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), faleceu em 2022 aos 60 anos. Ao todo o atleta conquistou:
6 medalhas de ouro
3 medalhas de prata
Está acompanhando os jogos? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para acompanhar mais textos como esse!
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas 2024
Texto revisado por Angela Maziero Santana