Esse romance com uma pitada de comédia apresenta multiverso com maridos infinitos
O novo livro da escritora australiana Holly Gramazio, intitulado de Os Maridos, traz uma premissa muito intrigante. Você já pensou em como sua vida poderia ser diferente se tivesse tomado outras decisões no passado? E se, para experimentar uma realidade totalmente diferente da sua, tudo o que você precisasse fosse de um sótão?
Elogiada por veículos internacionais, a obra imagina um mundo no qual uma mulher tem o poder de alterar toda a sua vida trocando de marido quantas vezes quiser, e isso tudo sem divórcios ou corações partidos. Essa possibilidade chega como uma oportunidade da mulher viver tudo o que sonhou.
“Há algo deliciosamente viciante na estreia na ficção de Holly Gramazio, uma taça de champanhe sem fundo em forma de romance (sem ressaca).” — The Washington Post
“Uma das estreias mais divertidas em anos.” — The Times
A história
É uma noite aparentemente comum quando Lauren volta para seu apartamento no sul de Londres após uma festa. Exceto por um detalhe: há um homem no imóvel e ele é seu marido. Ela tem certeza de que nunca o viu antes, mas todos os seus amigos e familiares o conhecem. Seu celular possui fotos dos dois juntos e tudo na casa parece atestar que os dois são de fato um casal. As coisas ficam ainda mais estranhas quando o homem vai ao sótão para trocar uma lâmpada e outro desce no lugar.
Mais uma vez, toda a vida passada de Lauren é reescrita sem que ela tenha qualquer lembrança dos últimos anos. Essa situação é recorrente. Após realizar diversas pesquisas inconclusivas sobre os peculiares acontecimentos provocados pelo andar de cima, a moça percebe que não há nada que possa fazer, a não ser tirar proveito dela.
Decidida a encontrar o marido ideal, Lauren conhece dezenas de companheiros que compartilham algo em comum: todos são homens pelos quais ela poderia, em algum cenário de sua vida, ter se apaixonado. No entanto, todos eles também a incomodam pelos motivos mais variados: um faz muito barulho ao mastigar, outro gosta de praticar swing, outro está tendo um caso e por aí vai.
Na mesma velocidade no qual os recebe, os manda de volta ao lugar de onde vieram. A cada recomeço, todos os erros, dívidas e mágoas são apagados da memória de todos, menos da dela. Apesar dos constantes reinícios, o tempo continua passando. Diante da infinidade de possibilidades inauguradas a cada novo marido, Lauren fica cada vez mais atordoada ao se perguntar: a vida perfeita existe?
A autora
Holly Gramazio é escritora, designer de jogos e curadora. Nasceu em Adelaide, mas mora em Londres. Fundou o Now Play This, festival focado em jogos experimentais, e escreveu o roteiro do premiado jogo indie Dicey Dungeons. É apaixonada por cidades, jardinagem, jogos criativos e arte interativa.
Os Maridos é seu primeiro romance e ela aproveita para usar a sua experiência como designer de jogos para criar uma narrativa original e dinâmica baseada em uma hipótese absurda, mas que provoca intensas reflexões sobre as dúvidas que nos acompanham ao longo de toda a nossa existência.
O que você achou deste livro? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, X e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento e da literatura.
Leia também: Além de Memórias Póstumas: conheça 5 obras brasileiras que foram sucessos internacionais
Texto revisado por Bells Pontes