Cultura e entretenimento num só lugar!

enptes
Páscoa
Foto: reprodução/CNN Brasil/Eduardo Dias Nogueira

Os turcos comemoram a Páscoa?

Saiba como essa data, comemorada no mundo cristão, é celebrada na Turquia

Quando pensamos na Páscoa, é comum lembrarmos de chocolates, campanhas publicitárias marcantes e celebrações cristãs que movimentam o calendário – especialmente no Brasil, onde a data é altamente esperada e comemorada, tanto nas igrejas quanto no comércio. Mas e na Turquia? Por lá, a maioria da população é muçulmana. No Islã, acredita-se em um único Deus — chamado Allah — e Jesus, embora respeitado como profeta, não é visto como filho de Deus. Curiosamente, o país também tem forte relevância no turismo religioso, sendo palco de diversas manifestações da fé cristã. Então, como essa data é comemorada (ou não) em um país de maioria islâmica? Vem descobrir!

Cristianismo e Capadócia
Páscoa
Foto: reprodução/Roteiros Turquia

Apesar de a Turquia ser um país de maioria muçulmana, suas raízes cristãs existem. O território turco foi cenário de diversas passagens bíblicas e é considerado sagrado para o Cristianismo. Após a crucificação de Jesus, Maria foi levada por São João Evangelista até a cidade de Éfeso e ela viveu lá até sua assunção – ato de ser elevada ao céu de corpo e alma por ação de Deus, sem passar pelo processo natural da morte.

Por conta disso, a Casa da Virgem Maria é um dos grandes pontos turísticos da região. A Capadócia, região próxima de Éfeso, também é um dos destinos mais simbólicos nesse sentido: além das formações rochosas e paisagens de tirar o fôlego, a região abriga igrejas escavadas em cavernas, muitas com pinturas religiosas preservadas há séculos.

Páscoa
Foto: reprodução/Kleos Tourism

Durante a Páscoa, principalmente na Capadócia e em cidades com comunidades cristãs, como Antakya (a antiga Antioquia), ainda é possível encontrar celebrações discretas, missas e encontros religiosos organizados por grupos locais ou estrangeiros que vivem no país. Os cristãos armênios, ortodoxos e católicos que moram na Turquia mantêm suas tradições, mesmo sendo um pequeno grupo.

“O povo cristão da Turquia não deixa de comemorar a Páscoa. Eles fazem, entre eles, pequenas celebrações, por exemplo: a celebração da missa na Igreja da Virgem Maria. Na minha cidade, em Mardin, na Catedral do Espírito Santo de Istambul, é muito recente o entendimento do simbolismo da Páscoa no território turco. As comunidades cristãs daqui são pequenas e bem espalhadas. Não é um feriado, uma comemoração a nível nacional. É como se não existisse para os turcos muçulmanos”, declarou Jaque Çetin, professora de turco.

Páscoa e relação comercial em Istambul
Páscoa
Foto: reprodução/Jornal Preliminar

Se você acha que vai ver ovos de chocolate a cada esquina em Istambul, sinto dizer que a coisa não é bem assim. A cidade cosmopolita, que conecta o Ocidente e o Oriente, pode até apresentar uma influência europeia (ocidental) que se mistura com a tradição islâmica (oriental) — e isso se reflete no comércio, sem dúvidas. No entanto, o que acontece, na prática, é uma movimentação tímida em áreas mais turísticas. 

Algumas lojas voltadas para estrangeiros ou redes internacionais até oferecem produtos temáticos, como ovos de chocolate ou uma decoração especial. Mas é longe do envolvimento em torno da comemoração que a gente vive no Brasil.

Nada de campanhas milionárias, vitrines temáticas em massa ou aquela ansiedade coletiva por ganhar chocolate. A Páscoa, por lá, não tem um apelo comercial significativo — é mais uma oportunidade de agradar os visitantes ocidentais ou movimentar o turismo religioso do que uma data que mobiliza a população local em si.

Páscoa
Foto: reprodução/Instagram @rustic.eg

“Talvez você encontre um ovo de páscoa, um prato com design de coelho, panos de prato… Para os turcos, é somente um coelho, mas pra quem tem entendimento, sabe que são itens com a temática de Páscoa. Eles trazem esses itens para remeter à Páscoa, mas nem a nomeação dos objetos faz relação ao período. As comemorações cristãs são meio que mascaradas”, destacou Jaque Çetin.

 

Conseguiu notar a diferença entre a Páscoa no Brasil e na Turquia? Siga o Entretê – Instagram, Facebook, X – para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e da cultura turca.

 

Leia também: Eid al-Fitr, a festa do Ramadã: conheça o feriado turco

 

Texto revisado por Kalylle Isse

plugins premium WordPress