Pia Sundhage

Pia Sundhage: conheça a técnica da Seleção Brasileira Feminina

Sueca foi campeã europeia e enfrentou o Brasil duas vezes em Copas como jogadora

Avisa que é ela! A sueca Pia Sundhage é treinadora e ex-jogadora de futebol feminino, e está no comando da Seleção Brasileira na Copa Feminina 2023, que acontece até 20 de agosto. Aos 63 anos, ela é reconhecida mundialmente como um dos nomes mais importantes do futebol feminino. 

A equipe do Entretetizei separou alguns fatos interessantes sobre a treinadora das nossas meninas do futebol.

Pia jogadora
Foto: reprodução/Trivela
Carreira 

Pia Sundhage é ex-jogadora e atual treinadora de futebol feminino. Nascida na Suécia em 1960, quando atleta, Pia atuava como atacante e fez carreira jogando basicamente em clubes do seu país de origem. Em 1984, ela foi campeã, artilheira e eleita melhor jogadora da primeira Euro Feminina

Sua primeira experiência como técnica principal veio em 2003, no comando do Boston Breakers, dos Estados Unidos, país onde faria história no comando da seleção nacional a partir de 2008.

Pia EUA
Foto: reprodução/R7 Esporte
Principais títulos

Os principais títulos de Pia como treinadora são um bicampeonato Olímpico pela seleção dos Estados Unidos, em 2008 (Pequim) e 2012 (Londres). Ela nunca venceu uma Copa do Mundo, mas conquistou um vice-campeonato mundial em 2011, também com a seleção norte-americana. 

Outro vice de destaque na carreira de Pia ocorreu em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, quando atuava como técnica da seleção da Suécia. 

Pia seleção brasileira
Foto: reprodução/Agência Brasil
Seleção Brasileira

A treinadora chegou ao comando da Seleção Brasileira em 2019, após a disputa da Copa do Mundo Feminina, onde o Brasil perdeu nas quartas de final para a França. Antes de Pia, a amarelinha nunca tinha sido dirigida por uma técnica estrangeira na história. 

Pela Seleção, a técnica venceu a Copa América de 2022, disputada na Colômbia. Este título deu ao Brasil o direito de disputar a ‘Finalíssima’ feminina, diante da Inglaterra, seleção campeã da Eurocopa feminina. A Seleção Brasileira acabou perdendo a taça nos pênaltis.

Prêmio melhor técnica
Foto: reprodução/Dibradoras – UOL
Reconhecimento

Em 2012, Pia Sundhage foi eleita a melhor técnica do mundo na premiação da Bola de Ouro da FIFA pelo seu trabalho no comando da Seleção dos Estados Unidos. Poderosíssima!

Então, vocês já conheciam a técnica da Seleção Brasileira? Conta pra gente! Aliás, para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

Leia também: Copa do Mundo Feminina 2023: tudo sobre o maior evento de futebol feminino

 

*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!