Os podcasts são a aposta do momento. Esse recurso já estava em ascensão bem antes da quarentena começar e agora, a procura por notícias e dicas para esse período em casa, aumentou absurdamente. Os podcasts, além de serem uma fonte de notícias – de todos os segmentos – também proporcionam lazer ao ouvinte, que podem ouvi-los onde, quando e como quiser, tornando assim essa comunicação prática e eficiente.
Com a Pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a procurar algo que preenchesse seu dia, além da TV. As notícias lá transmitidas nem sempre têm espaço para uma abordagem mais abrangente, o que torna o Podcast tão interessante, aparecendo como um complemento ao que foi informado antes. Através dele, é possível chamar convidados e especialistas, realizar debates, ou mesmo apresentar um programa inteiramente sozinho, com base em experiências e dados, o que mostra como esse recurso é recheado de conteúdo e opções. Para o locutor, é uma excelente oportunidade para usar de forma correta sua voz. Segundo a plataforma Podcast Stats Soundbites, o Brasil é o segundo mercado consumidor de podcasts no mundo, ficando atrás apenas dos EUA.
O portal ZDNet publicou também um artigo em que consta a informação de que o consumo mensal de podcast no Spotify cresce, em média, 21% no Brasil, isso desde janeiro de 2018, segundo o próprio serviço de streaming. No mundo, o público de podcasts da empresa, que hospeda mais de 500.000 programas, aumentou 39% (dados retirados do site AERP). Já viu que o sucesso é grande, né? O mais interessante, é que você pode ouvir enquanto trabalha, viaja, ou até mesmo enquanto realiza tarefas domésticas.
Segundo Renata Corrêa, escritora e roteirista do Podcast PRIMAS, “é importante, em qualquer momento histórico, mas ainda mais agora, com a gravidade do que estamos vivendo que o conhecimento seja compartilhado. Durante a pandemia, os podcasts se tornaram uma maneira democrática e acessível de compartilhar esse conhecimento, já que não é tão caro se produzir quanto um vídeo. Outra coisa bacana é que você pode focar na informação e não na aparência, no luxo, em coisas que são acessórias, você tira tudo que é excessivo e desnecessário e o que importa é o conteúdo apresentado. A meu ver, o podcast é uma das maneiras mais interessantes de usar a influência de uma maneira positiva hoje em dia – circulando informação, entretenimento e reflexão para as pessoas em tempos tão difíceis”.
Venha conosco e conheça alguns programas – apresentados por mulheres – que certamente vão te ajudar a enfrentar de forma mais leve essa quarentena:
NOTÍCIAS & POLÍTICA
Mamilos: No ar a cinco anos às sextas-feiras, o Mamilos é um programa de “jornalismo de peito aberto” que busca debater os assuntos mais comentados nas redes sociais de forma aprofundada e respeitosa. Apresentado pelas jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o intuito do podcast é fazer com que você escute diversos aspectos sobre um tema e daí tire suas próprias conclusões. Acesse agora clicando aqui.
Carla News: Um noticiário semanal apresentado por Carla Lemos, fundadora do blog Modices. Em sua primeira temporada, o programa coloca em evidência as transformações que estão acontecendo no mundo pelas mãos, vozes e ações de mulheres. Acesse agora clicando aqui.
Papo de Política: Podcast empoderado e com muita política, apresentado por Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi. Elas conversam sobre os destaques da semana, com análises e informações exclusivas sobre política e economia. Escute toda quinta, clicando aqui.
ENTRETENIMENTO & CULTURA
Na Palma da Mari: Podcast da CNN sobre cultura pop, apresentado pela jornalista Mari Palma. Toda semana, às quintas, Mari recebe convidados para um bate-papo descontraído sobre como a cultura pop e o mundo digital se relacionam com a sociedade. Excelente opção para quem é apaixonado por entretenimento. Acesse agora clicando aqui.
PRIMAS: Um programa divertido feito por duas mulheres sobre cultura pop. Em Primas, Renata Corrêa (roteirista e escritora) e Carla Lemos (publicitária e especialista em moda) nos apresentam novidades, curiosidades, contexto histórico e bastidores do universo do entretenimento. O conhecimento profissional das duas dá o toque especial ao podcast. Acesse agora clicando aqui.
Maria vai com as outras: Programa da rádio Piauí sobre mulher e mercado de trabalho. Apresentado por Branca Vianna, o podcast aborda temas de Sociedade, Cultura e Carreiras, com episódios quinzenais, sempre às segundas pela manhã. Clique aqui e ouça agora.
Minha Canção: Sarah Oliveira apresenta as músicas e artistas que fazem parte da trilha sonora de nossas vidas. Você é apaixonado por música? Então esse podcast é pra você! Ouça toda sexta, clicando aqui.
EXTRA
Estúdio 31: Quer aprender a fazer um podcast? No ‘OPodCastÉDelas’, Domenica Mendes te ensina a fazer seu próprio podcast, de maneira independente e sem investir muito. Agora, todas as mulheres vão aprender a fazer seus programas e espalhar suas vozes pelo mundo! Acesse clicando aqui.
Moving Girls Podcast: Esse é um podcast para mulheres que constroem suas próprias histórias, segundo a própria descrição do mesmo. A página Moving Girls, comandada por uma mulher e famosa por ajudar mulheres a empreender, foi para a plataforma Spotify e tem feito grande sucesso com pequenos episódios descontraídos e que te motivam até mesmo antes de gravar um story. Vale a pena conferir! Clique aqui e ouça agora!
Café da Manhã: Podcast diário de notícias da Folha, em parceria com o Spotify. O programa é apresentado por Rodrigo Vizeu e Magê Flores e pode ser ouvido na plataforma Spotify ou no próprio site do jornal. Juntos, eles apresentam notícias atuais de forma leve, como política, ciência, cotidiano, economia e muito mais. Acesse agora clicando aqui.
Gostou? Comente em nosso Instagram qual é o seu Podcast preferido. Vamos adorar saber as dicas de vocês!
Fotos: Spotify/Divulgação
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais: