Quer refletir sobre a vida, sobre ser uma mulher na sociedade, ouvir casos criminais ou apenas dar uma boa risada? Esses podcasts entregam isso e muito mais
Nos últimos anos, os podcasts se transformaram em uma forma de entretenimento e informação extremamente popular, conquistando uma base de ouvintes fiéis tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Com uma infinidade de gêneros e temas disponíveis, os podcasts atendem diversos interesses e preferências.
Seja para aprender algo novo, se entreter ou se manter atualizado sobre notícias e eventos, há um podcast para praticamente todos os públicos. E diversas mulheres incríveis encontraram nesse novo meio de comunicação uma porta de entrada para se expressarem, seja em conversas mais centradas com temas específicos ou assuntos mais livres e espontâneos.
Os podcasts podem ser ouvidos em praticamente qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso oferece conveniência aos ouvintes, permitindo que consumam o conteúdo enquanto realizam outras atividades, como dirigir, fazer exercícios ou trabalhar, o que acaba aproximando o ouvinte ainda mais daquele projeto.
Nomes como Marcela Ceribelli, Lela Brandão, Camila Fremder e diversas outras, conseguiram um novo espaço para compartilharem suas ideias e opiniões enquanto mulheres, ao mesmo tempo que influenciam de uma forma positiva suas ouvintes, não apenas a consumirem seus projetos, mas também a refletirem sobre suas vidas e sobre a sociedade como um todo.
Existem podcasts para todos os gostos e momentos, por isso o Entretê separou alguns projetos incríveis desenvolvidos por mulheres que você precisa conhecer e ouvir:
Bom Dia, Obvious
Apresentado por Marcela Ceribelli, o podcast Bom Dia Obvious oferece desde seu primeiro episódio conversas sobre assuntos específicos com diversas mulheres, sejam elas psicólogas, psicanalistas, especialistas e comunicadoras no geral, que compartilham suas opiniões sobre temas pertinentes, que deveriam ser mais debatidos na nossa sociedade.
Marcela diz que seu podcast é sobre felicidade feminina, e seus episódios levam suas ouvintes a busca por esse sentimento através do debate sobre esses temas.
Para começar a ouvir:
Desculpa Alguma Coisa
Tati Bernardi autora de diversos livros e conhecida pelo já extinto podcast de sucesso Calcinha Larga, comanda esse novo projeto de entrevistas, onde uma vez por semana traz um novo convidado, muitas vezes uma mulher, para uma conversa sincera sobre diversos temas.
Para começar a ouvir:
É Nóia Minha?
Podcast leve e extrovertido, apresentado pela roteirista e escritora Camila Fremder, que sempre se junta a algum convidado para debater um assunto que ela considera ser uma nóia, o que leva a um papo engraçado e leve entre os participantes, além de gerar uma conexão com o ouvinte que pode já ter passado por algo parecido.
Para começar a ouvir:
Para Dar Nome às Coisas
Este é o tipo de podcast que aquece a alma quando ouvimos, Natália Sousa entrega conversas profundas e sinceras sobre seus sentimentos. A proposta do projeto é para que o ouvinte se sinta em uma mesa de bar conversando com um amigo, refletindo sobre algo que aconteceu e o que poderiam aprender sobre isso. Os episódios entregam mensagens sobre coragem, fracasso, amor e recomeços, de uma forma profunda, que vai parecer ser feito para você em alguns momentos.
Para começar a ouvir:
Não Inviabilize
Se você está precisando de algo para ouvir enquanto faz atividade física, arruma a casa ou faz alguma atividade do dia a dia, este podcast é perfeito. Nele a apresentadora Déia Freitas se torna uma contadora de histórias reais, onde separado por quadros semanais, histórias enviadas pelos próprios ouvintes sejam elas engraçadas, macabras ou de amor são relatadas por Déia de uma forma divertida em cada um dos episódios.
Para começar a ouvir:
Gostosas Também Choram
Um projeto sem grandes edições ou produções, apenas com a apresentadora Lela Brandão conversando com suas ouvintes, sobre sua própria vida, reflexões sobre temas importantes e lições que aprendeu e gostaria de compartilhar. Tudo é feito sem roteiro, com o intuito de realmente passar a sensação de uma conversa entre amigas em uma cafeteria, daquelas em que saímos com novos pensamentos e planos sobre a vida.
Para começar a ouvir:
Modus Operandi
Todo fã de true crime deveria conhecer o trabalho que Carol Moreira e Mabê Bonafé entregam com o Modus Operandi. Em cada um dos episódios podemos acompanhar um caso real sobre crimes, seja ele recente ou mais antigo, tudo feito de uma maneira responsável e sem sensacionalismo. Conseguimos conhecer todo o caso, desde a infância do criminoso(a) até o que aconteceu após o crime com todos os envolvidos.
Para começar a ouvir:
Mamilos
O podcast Mamilos é definido por suas apresentadoras Cris Bartis e Ju Wallauer como um diálogo de peito aberto. A cada episódio são debatidos temas diversos e muitas vezes polêmicos – daí o nome, quem lembrar do meme vai entender – como política, religião, machismo e diversos outros assuntos atuais. Tudo é debatido com especialistas, entregando diversas perspectivas aos ouvintes.
Para começar a ouvir:
É Tempo de Morangos
Neste podcast Bruna Martiolli reflete sobre a vida, profissão, estudos e jornada pessoal. De uma maneira leve, os episódios abordam temas necessários sobre diversas fases da vida, tentando trazer formas de lidar com certas situações e de ajudar a ouvinte a buscar novos caminhos. A apresentadora — que é professora de literatura — também traz diversas referências literárias, e ensinamentos que aprendeu com os livros.
Para começar a ouvir:
O sucesso dos podcasts ao redor do mundo é uma prova do poder do áudio como meio de comunicação e entretenimento. Se tornaram uma parte essencial da mídia, indo além do áudio, com lançamentos de livros e programas nos streamings – como é o caso do Bom Dia Obvious e Modus Operandi, por exemplo –. E ver tantas mulheres inseridas e bem sucedidas nesse meio só prova o quanto todas são capazes em suas profissões
Vai adicionar algum na sua lista? Contem pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos sigam para mais textos como esse!
Leia também:
+ Setembro amarelo com podcasts dedicados à saúde mental e bem estar no Spotify.
Texto revisado por Thais Moreira