Os portões abriram pontualmente às 14h e o público foi recebido por Roberto Medina
Começou mais uma edição do Rock in Rio e a palavra de ordem é emoção. Após um hiato de três anos, a Cidade do Rock voltou a receber o público, que foi tomado por uma energia contagiante. A recepção de quem cruzou os portões ao som da música tema do maior festival de música e entretenimento do mundo não poderia ser melhor: o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, e a vice-presidente executiva, Roberta Medina, estiveram pessoalmente na abertura dos portões, no primeiro dia de evento, para abraçar e agradecer a presença de quem chegava.
“Esta já está sendo a edição mais emocionante da nossa história, pois o Rock in Rio representa um momento de virada da nossa sociedade. Um momento de acreditar que o mundo pode ser melhor, de apostar na vida, de sonhar e fazer acontecer. A abertura dos portões hoje foi uma verdadeira catarse coletiva, toda emoção que é estar de volta.”, descreve Roberto Medina.
No dia do metal, uma tradição em todas as edições do festival, grandes nomes passaram pelo Palco Mundo e pelo Sunset, atraindo fãs de diversos lugares e várias idades. O Espaço Favela mostrou que tem funk, samba e também tem rock pesado de muita qualidade sendo produzido pelos músicos das comunidades.
No Palco Mundo, o headliner Iron Maiden foi a penúltima banda a se apresentar. Os veteranos investiram nos efeitos pirotécnicos e incendiaram o público ao som de clássicos como Fear of the Dark, Trooper e Run to the Hills. Os fãs foram ao delírio quando o Eddie surgiu no palco vestido de samurai, em referência ao último álbum da banda, Senjutsu, lançado em 2021.
Abrindo a noite no Palco Mundo, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi ovacionada pelo público antes da entrada dos músicos do Sepultura. Em uma apresentação criada especialmente para o festival, eles homenagearam grandes nomes da música clássica, como Vivaldi e Beethoven, equilibrando com sucessos da banda.
O segundo grupo a subir ao palco foram os franceses do Gojira, que fizeram um show repleto de ativismo ambiental em defesa da causa indígena. Além de entrar com o rosto pintado de urucum, o vocalista Joe Duplantier, convidou representantes de povos originários e apresentou a música Amazônia. Fechando a noite, o Dream Theater subiu ao palco com muita potência em seu tradicional rock progressivo e empolgou o público até a última música.
Os brasileiros do Black Pantera, que foram os responsáveis por abrirem as apresentações do Palco Sunset, convidaram a banda Devotos para um show único. Logo depois, foi a vez do grupo heavy metal americano Metal Allegiance, agitar o público e colocar todos para cantarem seus maiores hits. Abrindo a sequência de headliners do palco Living Colour e o guitarrista Steve Vai, fizeram um encontro inédito marcado por solos de guitarra e homenagens a grandes nomes como Led Zeppelin e Jimi Hendrix, entrando para a história das grandes apresentações do festival. No encerramento dessa noite apoteótica, os americanos da banda Bullet For My Valentine levaram os headbangers ao delírio.
O New Dance Order atraiu fãs do metal com line-up techno e cenografia deslumbrante. O destaque do dia foi o set do duo brasileiro Binary H que arrastou uma multidão, apresentando novas versões para hits como Running Up That Hill, de Kate Bush.
Uma novidade que estreou esta semana e promete ajudar todos os motoristas do Brasil, principalmente aqueles que irão trabalhar e circular nas ruas próximas ao festival, é a parceria inédita entre Luisa Sonza, Rock in Rio e o aplicativo de trânsito Waze.
Quem acessar a plataforma entre os dias 2 e 11 de setembro, vai receber frases e informações curiosas sobre a Cidade do Rock, além das expressões e falas mais famosas da cantora. Para ativar a opção acesse: configurações > voz e som > voz waze > Português (BR) – Luísa Sonsa.
Vai ao Rock in Rio? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Rock in Rio 2022 a edição do Reencontro
*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Rock in Rio – Renan Olivetti