5 produções que ajudam a entender a essência do autismo

Séries, reality show, animação e curta-metragem, separamos uma listinha de importantes produções que abordam as questões que envolvem o espectro

Sam Gardner, de Atypical, e Shaun Murphy, de The Good Doctor, são típicos personagens que conquistaram os nossos corações e nos ensinaram muito.  Eles nos ajudaram a entender melhor sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Mas não são só essas séries que abordam este assunto, então preparamos uma listinha para lá de especial para você se conscientizar mais sobre o tema.

Assistir séries tem sido um dos passatempos favoritos de milhares de pessoas, ainda mais com a facilidade e o acesso aos streamings, mas, além de diversão, que tal aprender com cada uma delas?   

Na nossa listinha tem um pouco de tudo: séries, curta-metragem, animação e até reality show, capazes de tratar de assuntos sérios com leveza e que colocam os autistas como protagonistas sem resumi-los ao seu diagnóstico.

Os personagens autistas ajudam as pessoas a entender melhor a vida no espectro. No entanto, vale ressaltar que o TEA engloba diversas características que podem ser apresentadas em diferentes graus, ou seja, nem todos os autistas possuem as mesmas características dos personagens retratados nas telinhas.

“Falar sobre autismo em séries é importante para conscientizar o público sobre como essas pessoas se comportam, quais são seus desafios e mostrar que a vida delas é muito parecida com a nossa. Além disso, abre a possibilidade de pessoas ainda não diagnosticadas se identificarem com os personagens e procurarem especialistas”, explica Francisco Paiva Junior, cofundador da Tismoo.me, a primeira rede social do mundo dedicada ao autismo.

Para contribuir com a conscientização sobre o assunto, separamos 5 produções dos streamings que a gente ama para você entender melhor sobre o TEA. Confira!

Atypical (Netflix)

Para começar não poderia ser outra indicação, se não Atypical, que conquistou os nossos corações e foi sucesso no mundo todo. A série britânica conta a história de Sam, um adolescente como outro qualquer: frequenta a escola, trabalha, namora e tem amigos. Com um detalhe: Sam é diagnosticado com Síndrome de Asperger.

Ao longo das quatro temporadas, a produção gira em torno do autoconhecimento e trata o autismo de forma sensível e bem-humorada, retratando tanto o ponto de vista do protagonista quanto o de sua família.

Pablo (Netflix)

O desenho animado conta a história de um menino autista de 5 anos de duas perspectivas diferentes: no início do episódio, o personagem principal é interpretado por um ator e enfrenta cenários do cotidiano, como se sentir super estimulado em uma festa de aniversário barulhenta. Enquanto resolve o problema em sua cabeça, Pablo se transforma em uma animação e é acompanhado por seus amigos animais, como Noassauro, o dinossauro, e Lhama, a lhama.

Cada personagem representa uma característica diferente dentro do transtorno do espectro do autismo: Noassauro, por exemplo, adora resolver problemas, mas tem problemas para ler a expressão facial, enquanto a Lhama nota pequenos detalhes e gosta de repetir as palavras que ouve (ecolalia).

E uma curiosidade: além dos personagens é que os dubladores da série são pessoas dentro do espectro autista.

Foto: Divulgação/Netflix

The Good Doctor (Globoplay)

Shaun Murphy é um jovem médico autista que se torna cirurgião em um renomado hospital. Extremamente talentoso e apegado a detalhes, Shaun tem um tipo de autismo chamado Savant, um raro distúrbio psíquico que o torna especializado em áreas peculiares, mas que dificulta muito a interação com o mundo ao seu redor.

Série protagonizada por um autista
Foto: Divulgação

Float (Disney+)

O curta-metragem da Pixar conta a história de Rubio, um garotinho autista, e fala da relação dos pais com seus filhos autistas ou que nasceram com outras condições especiais.

A animação, de apenas 6 minutos, é baseada justamente na relação do diretor filipino Bobby Rubio com seu filho Alex, diagnosticado no espectro autista. O filme traz ensinamentos valiosos: instrui a ter empatia, como se comportar diante da diversidade e fala sobre o amor.

Float, Animação da Disney aborda a essência do autismo
Foto: Divulgação/Disney +

Amor no Espectro (Netflix)

Amor no Espectro é um reality show australiano que mostra como é a vida de pessoas dentro do espectro e como elas se relacionam romanticamente.

Ele mostra como os sintomas atuam no dia a dia, desmistificando os preconceitos, mostrando que eles levam uma vida tão comum quanto a de quem não está no espectro.

As experiências divertem o espectador e os participantes conquistam quem está assistindo com sua sinceridade e comentários.

 

Já assistiu alguma dessas nossas indicações? Conta para a gente lá nas redes sociais do Entrete-  Insta, Facebook ou Twitter

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Netflix

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!