Uma plataforma de streaming tem uma incrível programação para o mês de maio!
Entre os lançamentos recentes e futuros da plataforma de streaming, destacam-se Priscilla, de Sofia Coppola, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.
FESTIVAL EM FOCO: CANNES
O especial Festival em Foco: Cannes apresenta uma seleção de filmes icônicos que passaram pelo prestigiado festival. Desde a primeira edição, em 1946, Cannes tem sido o epicentro do cinema mundial, atraindo as estrelas mais brilhantes e as produções de mais destaque.
No mês de maio, chegam à plataforma joias cinematográficas que deixaram suas marcas no festival ao longo dos anos, desde o drama cativante de Alain Resnais, Hiroshima, Meu Amor (1959), até a sensualidade provocativa de O Império dos Sentidos (1976) e O Império da Paixão (1978) de Nagisa Ōshima, premiado como melhor diretor em 1978, passando pela intriga sensual de Os Frutos da Paixão (1981), de Shûji Terayama.
— Disponível no streaming dia 01/05
COLEÇÃO PALM DOG
A coleção Palm Dog, dedicada aos cães do cinema, traz uma seleção de filmes que destacam a presença canina na telona, o que tornou seu nome um prêmio oficial de Cannes.
Este especial celebra a diversidade de formas que os cineastas incorporam os melhores amigos do homem em suas histórias. Além disso, menciona grandes diretores como Aki Kaurismäki e Justine Triet, que têm retratado, de maneira notável, os cachorros em filmes como Folhas de Outono (2023), O Homem Sem Passado (2002) e Na Cama com Victoria (2016).
OS CURTAS DE ISABELLA ROSSELLINI
No mês de Maio, a mubi nos apresenta os lendários curtas de Isabella Rossellini, são 38 curtas dirigidos, escritos e estrelados por ela. Em seu trabalho, Isabella representa os hábitos de acasalamento, rituais de cortejo e os estilos parentais de vários animais,
Tudo isso em fantasias deliciosamente ridículas e cenários de desenho animado.
— Disponível dia 01/05
O CINEMA ROMENO
A MUBI, com seu compromisso em destacar vozes cinematográficas singulares, traz uma retrospectiva dos curtas-metragens do renomado diretor romeno, Radu Jude.
Esta coleção, que coincide com o lançamento de seu mais recente filme, Não Espere Muito do Fim do Mundo (2023), apresenta uma diversidade de estilos cinematográficos. Desde The Tube with a Hat (2006) até suas obras mais recentes, como Plastic Semiotic (2021) e The Potemkinists (2022), essa seleção oferece uma ampla visão da genialidade cômica e política do cinema de Radu Jude.
— Disponível dia 10/05
CINEMA REFLETIDO
Antes de dirigir os célebres Bacurau (2019) e Aquarius (2016), Kleber Mendonça Filho escrevia sobre cinema.
Agora, a Mubi traz a reflexão do diretor sobre a flutuação do papel do crítico. Seu primeiro longa documental, Crítico (2008), apresenta depoimentos de grandes críticos e cineastas do Brasil e do mundo. Além disso, analisa a importância da crítica para a evolução da sétima arte.
— Disponível dia 01/05
EXCLUSIVOS DA MUBI
Não Espere Muito do Fim do Mundo (Radu Jude, 2023) — Disponível dia 03/05
Após seu destaque no Festival de Locarno, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri, e em outros festivais internacionais, a mais recente sátira do enfant terrible do cinema romeno contemporâneo, Radu Jude, chega à MUBI.
Não Espere Muito do Fim do Mundo, uma história profana e hilária sobre a exploração da classe trabalhadora, é narrada em duas partes e em formato híbrido.
A obra, que faz um chamado à reflexão sobre a mídia no cinema, por meio da vida no capitalismo tardio, conta com atuações espetaculares de Ilinca Manolache, Nina Hoss e do diretor alemão Uwe Boll.
O Retorno à Razão (Man Ray, 2023) — Disponível dia 14/05
Este mês, na MUBI, a versão restaurada em 4k de O Retorno à Razão, filme lançado originalmente em 1923, chega como parte de uma coleção dedicada à filmografia de Man Ray.
Composta por quatro curtas-metragens mudos, restaurados pela primeira vez em 4K, a seleção celebra o centenário da obra do artista. Man Ray é reconhecido por suas contribuições ao surrealismo e ao dadaísmo, além de sua fotografia inovadora.
Lemon Tree (Rachel Walden, 2023) — Disponível dia 14/05
Selecionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes, o enérgico Lemon Tree marca a estreia de Rachel Walden.
Com um formato de road movie e uma montagem vertiginosa, este ousado curta, filmado em 16mm, coloca Rachel Walden como uma das novas vozes do cinema independente, lembrando-nos dos irmãos Safdie e Sean Baker.
Oldboy (Park Chan-wook, 2003) — Disponível dia 10/05
Na programação de maio, a MUBI apresenta a recente versão restaurada em 4K de Oldboy, a primeira parte da trilogia da vingança de Park Chan-wook, baseada em um mangá japonês de mesmo nome.
Esta saga de vingança extrema e hiper surrealista ganhou o Grande Prêmio de Cannes em 2004, aumentando o prestígio mundial do diretor sul-coreano.
O filme se destaca, sobretudo, por sua narrativa brutal e visceral, elogiada por sua profundidade emocional. Com uma cinematografia impressionante, combina elementos de suspense, violência e existencialismo magistralmente, deixando uma impressão duradoura no espectador.
LANÇAMENTO MUBI
Gasoline Rainbow (2023) é uma emocionante jornada cinematográfica dirigida pelos Irmãos Ross e é o mais novo lançamento da MUBI.
Acompanhando cinco adolescentes em sua última aventura antes de se formarem, o filme mergulha em um estilo fresco e uma narrativa que evoca a liberdade e a juventude, ao celebrar a vida em comunidade e a aventura enquanto os jovens exploram a Costa do Pacífico dos Estados Unidos.
E aí, qual filme você quer assistir no streaming? Conta pra gente! E não deixe de acompanhar o Entretê nas redes sociais — Face, Insta e Twitter — e ficar por dentro das notícias dos mundos da Cultura Latina, Pop, Turca e Asiática!
Leia também: Moda e Cinema são o tema da nova coleção disponível em streaming
Texto revisado por Luiza Carvalho