O que pode sair de um relacionamento fundado em aposta e farsas? Kate Hudson e Matthew McConaughey respondem essa pergunta em uma comédia romântica de sessão da tarde
Sinopse
Ben (Matthew McConaughey) é um publicitário que aposta com o chefe que faz qualquer mulher se apaixonar por ele em dez dias. Se conseguir, será o responsável por uma cobiçada campanha de diamantes. Andie (Kate Hudson) é uma jornalista que, por causa de uma matéria, está decidida a infernizar a vida de qualquer homem que se aproximar. Os dois se conhecem em um bar e escolhem um ao outro como alvo de seus planos totalmente opostos.
[Contém spoiler]
A busca pelo sucesso profissional baseado em um relacionamento de mentira
Andie é colunista de uma revista um tanto quanto fútil e tem como objetivo conquistar espaço em sua coluna para política, economia ou religião. A protagonista acaba sendo direcionada para matérias que envolvam relacionamentos, moda e beleza e recebe uma tarefa de sua chefe para uma matéria um pouco incomum. A fim de mostrar seu talento para escrever sobre outras coisas, a jornalista aceita o desafio e deve relatar todas as coisas que uma mulher deve fazer para perder um homem em dez dias.
Do outro lado temos Ben, um publicitário que só trabalha com esportes e bebidas, que decide investir no mercado de jóias femininas e ficar responsável pela maior conta que a agência tem. Suas concorrentes na agência acabam alegando que Ben não compreende as mulheres o suficiente para conseguir criar uma campanha. Para conseguir a conta, ele aposta com o chefe que é capaz de fazer uma mulher se apaixonar por ele em dez dias.
O que todos já imaginam acaba acontecendo: o caminho de ambos acaba se cruzando. A jornalista embarca numa missão para localizar a vítima perfeita, alguém que se apaixone rapidamente, para que ela possa cometer todas as gafes clássicas a fim de levar um fora do rapaz e Ben tenta encontrar a garota perfeita para se apaixonar por ele. O caminho dos dois se cruzam, onde ambos acabam decidindo um ao outro como alvo (o que não é surpresa pra ninguém que eles se escolhem).
Sem saber do objetivo de cada um, enquanto Andie se esforça para destruir a relação com as atitudes femininas consideradas repulsivas para alguns homens, Ben a mantém por perto para assegurar seu contrato de trabalho. As tarefas de ambos se tornam cada vez mais difíceis, porque cada um está empenhado em alcançar seus próprios objetivos, que são completamente opostos.
Andie consegue se tornar uma mulher extremamente irritante que faria muita gente sair correndo em menos de cinco dias. Ela não respeita o tempo de Ben com seus amigos, fala com seus familiares antes mesmo de Ben os apresentar, é desagradável e cria planos para o futuro quando eles ainda estão se conhecendo. Ben, por sua vez, se esforça para aguentar todos os dramas e surpresas que a jornalista acaba aprontando.
Em um determinado momento do filme, Andie está empenhada em fazer o rapaz terminar com ela, ela vai até a casa dele onde ele está com os amigos e finalmente consegue fazer o rapaz desistir do relacionamento. Satisfeita por ter conseguido, isso acaba não durando muito, já que os próprios amigos de Ben convencem ele a não desistir da aposta e sugerem que ele vá atrás da jornalista e propõe que os dois façam terapia de casal.
Andie acaba pedindo para que a amiga finja ser terapeuta para ajudar ela atingir seu objetivo. Durante a sessão, com muito drama de Andie, o rapaz acaba convidando ela para passar um final de semana com sua família e, nesse ponto, o telespectador de qualquer comédia romântica já sabe o que vai acontecer. Durante a viagem eles acabam conhecendo o outro de verdade e sentimentos verdadeiros acabam surgindo entre os dois.
Os dois acabam descobrindo a farsa e desonestidade que era o relacionamento e os principais objetivos de cada um dentro dele, durante a festa de campanha do trabalho de Ben. Frustrados, eles acabam discutindo, mas alcançam o que queriam desde o início. Andie publica sua matéria e pede demissão ao descobrir que não terá a liberdade que pensou que teria para escrever sobre o que realmente quer.
O final é clássico e clichê: Ben vai atrás da jornalista para eles enfim terem um relacionamento de verdade, já que ambos se apaixonaram nos 10 dias que passaram juntos, mesmo com todas as coisas que Andie fazia para não dar certo.
Vale lembrar que, na vida real, nem sempre tudo tem um final feliz. O modo como o filme retrata a personagem de mulher carente coloca, mais uma vez, a figura feminina como a de uma pessoa desequilibrada. E é importante termos consciência de que esses padrões de comportamentos foram impostos à mulher, que hoje luta para quebrá-los. Não só essa imagem de que a mulher é um ser frágil e carente, como também de que só num relacionamento ela pode se sentir completa.
O filme que foi lançado em 2003 está disponível na Netflix!
Para não perder nada do que acontece no mundo do entretenimento, é só seguir o perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação | Paramount Pictures