Além do sucesso da expressiva bilheteria e da conquista de muitos fãs, Karatê Kid é uma boa história e gerou três sequências
Sinopse
Um garoto perseguido por membros de uma gangue de lutadores acaba encontrando ajuda com um senhor de idade do seu bairro. Aparentemente um faz-tudo inofensivo, mas logo o homem se revela um mestre nas artes marciais, e guia seu novo aprendiz através da disciplina e da humildade adquiridas nos trabalhos manuais.
O clássico dos clássicos
O filme, lançado na década de 80, traz o típico conflito adolescente dos tempos de escola: um mocinho, cara sensível, fisicamente frágil e apaixonado, luta pela garota bonita e rica contra um bad boy forte e desleal.
O longa conta a história de Daniel Larusso (Ralph Macchio), que após mudar-se para outra cidade com sua mãe (Randee Heller), conhece a bela e rica Ali (Elisabeth Shue) e logo conquista seu interesse. Daniel não é um menino cheio de amigos, mas muito menos é um jovem solitário.
O protagonista constrói rapidamente sua conexão, em níveis amorosos, com Ali, e por causar ciúme em Johnny (William Zabka), ex-namorado da menina, Daniel é perseguido constantemente pela turma do algoz. Ela é formada por alunos da academia Cobra Kai, comandada pelo sensei inescrupuloso John Creeze (Martin Klove). Não é preciso muita bagagem cinematográfica para imaginar qual será a trajetória de Daniel Larusso.
Johnny, que é faixa preta em karatê, começa a agredir Daniel com frequência, que por sua vez, passa a receber lições do Sr. Miyagi (Pat Morita) sobre as técnicas e a filosofia do karatê. Nesse momento surge o principal elemento da trama: não o combate, em si, mas a relação de aprendizado e sobretudo, de amizade, entre o mestre e seu aprendiz.
A relação de amizade é construída com calma e, por isso, soa verdadeira. Com muita “paciência oriental”, Miyagi tem interessantes e engraçados diálogos com Daniel, e nos apresenta uma coleção de frases impactantes a respeito de sua visão sobre o karatê e até mesmo da própria vida.
Os ensinamentos levam ambos à vibrante disputa no campeonato nacional da modalidade e Daniel acaba enfrentando Johnny. A luta foi marcada pelo famoso golpe e este final emblemático teve força suficiente para marcar toda uma geração, fazendo com que o filme ganhasse mais algumas sequências e uma série.
Cobra Kai e o reencontro de 35 anos após Karatê Kid 2
Cobra Kai é uma série derivada da franquia de Karatê Kid, que acompanha os personagens Johnny Lawrence e Daniel Larusso mais de três décadas depois dos eventos do primeiro filme.
A série proporcionou o reencontro entre os personagens Daniel Larusso e Kumiko 35 anos depois do lançamento do segundo filme da franquia. O momento trouxe emoções e reflexões à tona sobre o desenrolar de amores, da vida e, principalmente, do tempo.
Nós tivemos a oportunidade de entrevistar a atriz Tamlyn Tomita, que deu vida a personagem de Kumiko. Você pode conferir como foi esse reencontro e mais um pouco sobre a série derivada de Karatê Kid, clicando aqui!
Para não perder nenhuma entrevista e nada do que acontece no mundo do entretenimento, é só seguir o perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e no Face!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação