Julia Roberts interpreta uma jovem e bem sucedida crítica gastronômica que faz de tudo para reconquistar um ex affair que está prestes a se casar
Sinopse
Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermot Mulroney) tiveram um caso quando jovens e acabaram virando melhores amigos. Às vésperas de completar 28 anos, ela recebe um telefonema do amigo anunciando que está prestes a se casar com a charmosa Kimberly (Cameron Diaz). Julianne se descobre apaixonada por Michael e aceita o convite para ser madrinha, mas com a intenção de reconquistá-lo antes do casamento acontecer.
“Forever and ever, you’ll stay in my heart”
Em O Casamento do Meu Melhor amigo somos apresentados a Julianne (ou Jules, como é chamada), uma jovem crítica gastronômica que está prestes a completar 28 anos e que havia combinado há alguns anos, com seu grande amigo Michael, que se ambos chegassem aos 28 anos solteiros, eles se casariam. Prestes a completar a data, Jules recebe uma ligação do amigo, e acaba levando um banho de água fria ao descobrir que o telefonema era sobre o anúncio do casamento de Michael.
Michael liga não só para comunicar que irá se casar naquele final de semana com Kimberly, mas também para convidar a amiga para ser madrinha do seu casamento. Julianne aceita o convite com a intenção de desfazer o romance de Michael e sua noiva. Junto ao seu fiel e confidente amigo, George (Rupert Everett), com quem irá compartilhar cada momento do plano para reconquistar Michael, Jules não mede esforços para fazer Michael e Kim se separarem.
Apesar de ter em mãos uma personagem um tanto quanto má, Roberts dá humanidade e simpatia a ela, que desperta a compaixão e até mesmo a torcida da audiência, apesar do fato de não ser exatamente uma pessoa confiável. Julianne comete erros grotescos, mas também sofre as suas consequências, e seus planos sempre acabam dando errado por um fato incontestável: apesar de adorá-la, Michael ama, na verdade, sua noiva e nem mesmo todas as armadilhas do mundo mudam isso.
É essa certeza que o público tem mas Julianne não, o que faz toda diferença. Antes de ser uma vilã, Jules é uma mulher equivocada e confusa a respeito de seus sentimentos. O roteiro também faz questão de apontar muitas qualidades para a rival de Julianne, Kim, que é inocente, ingênua e completamente apaixonada por Michael, fazendo inclusive o público começar a detestar Julianne por sua obsessão sem limites.
Nesse caso, quem traz a personagem para realidade é seu amigo George. Ele dá voz ao espectador, algo incomum nas comédias românticas. É raro nesse tipo de gênero (ainda mais nos filmes mais antigos) que personagens questionem as ações e situações que acontecem ao seu redor. Em determinado momento do filme, o amigo que é gay, acaba fazendo parte do plano de Jules e é rotulado pela amiga, como noivo dela.
Além de ser um amigo que todos queriam ter, George é um excelente coadjuvante, o alívio cômico do filme e dono de muitas cenas inesquecíveis do longa. É impossível não lembrar da icônica cena do jantar em que ele faz toda a mesa cantar I Say A Little Prayer, que virou hit por anos após o longa.
O final divide opiniões, muitos odeiam e muitos adoram. É um filme que traz um final fora do esperado para esse tipo de produção. Julianne vinha com um histórico de relacionamentos mal sucedidos e o fracasso com o amigo ampliou a sua falta de perspectiva. O filme é muito bem conduzido com piadas, cenas inesquecíveis e personagens muito bem construídos.
O Casamento do Meu Melhor Amigo é aquele típico filme inofensivo e divertido que pode até não gerar muitas reflexões após a sessão, mas com certeza é do tipo que, se está passando na televisão, qualquer um para e assiste até o final.
Mesmo tendo custado muito para uma comédia romântica (U$38 milhões) o filme rendeu ainda mais, tornando-se um relativo sucesso de crítica de bilheteria. À primeira vista pode parecer mais uma comédia romântica bobinha, mas acredite, o filme consegue ir além do esperado.
O longa deixa o recado de que nem sempre conseguimos o que queremos e às vezes temos que deixar algumas pessoas de lado para darmos espaço a novos relacionamentos. Em O Casamento do Meu Melhor Amigo o adeus é necessário, assim como na vida real.
Para relembrar os sucessos e não perder nada do que acontece no mundo do entretenimento, é só seguir o perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: Reprodução | Tristar Pictures