A Outra Garota Negra

Resenha | A Outra Garota Negra: mulheres, tokenismo e classe

Série baseada no best-seller de Zakiya Dalila Harris está no catálogo do Star+ 

Texto por Thais Silva

Descrito pela Editora Intrínseca como uma mistura de Corra! (2017) e O Diabo Veste Prada (2006), o livro A Outra Garota Negra (2021), best-seller de estreia de Zakiya Dalila Harris, ganhou uma adaptação em formato de série que chegou ao Brasil pelo Star+ e estreou no dia 13 de setembro. 

Confira aqui o trailer da série A Outra Garota Negra:

A série é protagonizada por Nella Rogers (Sinclair Daniel), editora júnior na Wagner Books. Nella nutre desde a adolescência o desejo de ser editora de livros, graças à leitura de Coração em Chamas, um clássico da literatura afro-americana escrito por Diana Gordon (Garcelle Beauvais). Para realizar seu sonho, ela se espelha em Kendra Rae Philips (Cassi Maddox), a primeira, e única, editora negra da Wagner Books, que também foi a melhor amiga de Diana e a responsável pela publicação de seu livro.

Como o nome da série indica, Nella é a única mulher negra em seu local de trabalho, o que a faz se sentir extremamente solitária e sem apoio. Até que a chegada de Hazel McCall (Ashleigh Murray), a outra garota negra do título do livro, muda tudo no ambiente de trabalho. Hazel parece ter afeição genuína por Nella e se mostra disposta a ajudar a mais nova amiga a se impor profissionalmente, por incentivá-la a apresentar suas ideias nas reuniões de pauta e mudando seu visual para um mais sofisticado e moderno (Estilo criativo? Temos!). O lema dela é “Se eu brilho, você brilha”.

A Outra Garota Negra
Foto: reprodução/ Wilford Harwood – Hulu

Nella fica animadíssima com o fim da era de tokenismo, termo utilizado para apontar concessões simbólicas feitas as minorias sociais, no caso da Wagner Books, contratando apenas uma pessoa negra para criar uma falsa ideia de inclusão social e diversidade (não somos racistas, temos até uma funcionária negra). 

Porém, Hazel não parece ter muita noção de consciência de classe. Quando Nella aponta questões problemáticas na forma como um escritor branco descreve uma personagem negra baseada em estereótipos racistas extremamente ofensivos, Hazel não a defende e ainda tenta abrandar a situação na frente de seus superiores, desmerecendo a reação de Nella e chamando a atenção para ela mesma e sua visão neutra da publicação.

Malikha (Brittany Adebumola), melhor amiga de Nella, começa a desconfiar das reais intenções de Hazel, afinal, como é possível que como parte de uma minoria, uma pessoa negra esconda sua fúria quando sofre racismo? 

A Outra Garota Negra
Foto: reprodução/Pipocas Club

Aliás, fúria é mesmo um sentimento válido quando se combate racismo? Não é mais fácil mostrar docilidade, tendo o carimbo de aprovação dos brancos, ricos e poderosos para ter uma chance de ocupar um lugar ao lado deles? É justo esconder sua consciência racial em meio a uma sociedade que não esconde sua discriminação? Todas essas questões estão presentes nos dez episódios de A Outra Garota Negra. 

O elenco da série ainda conta com Hunter Parrish (17 Outra Vez), Bellamy Young (Scandal – Os Bastidores do Poder), Eric McCormack (Will e Grace) e participações de Langston Kerman (Insecure) e Brian Baumgartner (The Office).

 

Gostou da indicação de série? Já leu o livro? Conta pra gente! E para não perder as novidades do mundo do entretenimento, siga o Entretetizei nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. 

 

*Crédito da foto de destaque: reprodução/Resumo das novelas

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!