Três mulheres presas a padrões da sociedade têm suas vidas entrelaçadas
A nova série original da Globoplay, Filhas de Eva, é uma adaptação audiovisual do livro de Martha Mendonça. A produção foi lançada em março de 2021 e os 12 episódios estão disponíveis na plataforma.
A história conta a vida de Stella (Renata Sorrah), Lívia (Giovanna Antonelli) e Cléo (Vanessa Giácomo). As três personagens protagonistas possuem suas vidas entrelaçadas e traz à tona a realidade que muitas mulheres sofrem, principalmente nos relacionamentos amorosos e familiares.
Ao longo dos episódios é criado a expectativa que pautas feministas serão abordadas e isso de fato acontece. Mulheres de gerações diferentes vivenciam situações semelhantes e muitas vezes, inconscientemente, estão presas a padrões. Apesar das questões serem profundas, a série trata o assunto de maneira leve e equilibrada entre humor e drama.
STELLA
O drama principal da série é de Stella (Renata Sorrah), uma mulher que pede o divórcio durante a festa de comemoração dos 50 anos de casamento. Enquanto assistia ao vídeo de celebração, ela percebe que não se identifica mais com a jovem que ela era anos atrás e resolve ter coragem de mudar. A decisão deixa todos os convidados surpresos, principalmente sua família.
A partir desse momento, a personagem mostra estar se libertando de uma realidade que a incomodava há anos. Sutilmente cenas de discussões com o ex-marido ganham destaque e evidenciam que a relação dos dois nunca foi perfeita.
A personagem mostra ao público que é possível, independente da idade, se reinventar e voltar a ser feliz. A filha de Stella, Lívia, não consegue entender os motivos da mãe e considera uma loucura ela ter terminado um casamento de cinco décadas. Mas, pouco tempo depois, fica claro que o relacionamento dela não é tão diferente do relacionamento dos pais.
LÍVIA
Lívia (Giovanna Antonelli) é uma psicóloga bem sucedida, casada e tem uma filha. Logo no começo da série fica claro como a personagem tem uma visão idealizada de família perfeita e fecha os olhos para algumas atitudes de seu marido.
O maior exemplo dessa relação conturbada é a inveja de seu companheiro, também psicólogo, ao saber do convite que Lívia recebeu para participar de um programa de TV. Ao invés de comemorar a oportunidade da esposa, a convenceu de não aceitar e, assim, ele foi no lugar dela.
A psicóloga não demonstra incômodo com o ocorrido, o que frustra sua filha. Dora (Debora Ozório) é feminista atuante e aborda, nas conversas com sua mãe e avó, questões sociais relevantes para as situações vivenciadas por elas. Demora algum tempo para que Lívia comece a perceber que o casamento não é saudável e decide procurar novos caminhos.
CLÉO
A terceira protagonista da série é Cléo (Vanessa Giácomo), mulher humilde e batalhadora, é apresentada ao público como a boleira da festa de casamento de Stella. No final da festa, ela conhece o marido de Lívia – após o reconhecer do programa em que ele participou no lugar da esposa – e começa a se relacionar com ele. O problema é: ela não sabe que ele é comprometido.
Cléo se ilude ao considerar que está em um possível namoro e para piorar, ela conhece Lívia. Uma amizade inesperada acontece entre as duas, ao mesmo tempo que são enganadas pelo mesmo homem.
Cléo é uma mulher forte que busca pelos sonhos sem deixar o alto astral de lado. Vive o drama de ter seu irmão preso e precisar cuidar sozinha de sua mãe. Dentre as protagonistas, ela não possui vínculo familiar com as outras duas, mas grande parte de sua trajetória na série se mistura com a delas.
E aí, ficou curioso para saber como a história termina? Conta pra gente o que mais gostou lá nas nossas redes sociais: Insta, Twitter es Face!
*Crédito da foto de destaque: Estevam Avellar / Globo