Cultura e entretenimento num só lugar!

Resenha | John Mayer faz seu retorno triunfal com Sob Rock, seu 8º álbum de estúdio

Famoso guitarrista lança seu primeiro álbum desde 2017 com músicas e iconografia inspirado nos anos 80

John Mayer é um cantor, compositor e musicista estadunidense que coleciona prêmios e elogios ao longo de sua carreira, sendo considerado um dos maiores guitarristas da geração atual e já tocou com grandes astros, como Tom Petty, Eric Clapton e Stevie Wonder.

Sua carreira conta com sucessos estrondosos, como Your Body is a Wonderland e Slow Dancing in a Burning Room. Mas a mágica de John Mayer está em suas apresentações ao vivo, onde ele consegue encantar toda a plateia e impressiona com seus grandes solos de guitarra. Mayer também consegue emplacar sucessos nas rádios fazendo covers de músicas, como em XO, da Beyoncé e Free Fallin’, de Tom Petty.  

Outro destaque do artista são suas letras melancólicas e auto reflexivas presentes em todos os seus projetos, já que a sonoridade destes pode variar entre o rock clássico, o folk e o country. Porém, todas as músicas apresentam temáticas como o medo de envelhecer, amores perdidos e a angústia gerada por arrependimento de decisões passadas. 

Suas letras características ficaram tão marcadas que o próprio músico resolveu brincar com isso, colocando o título de seu novo álbum como Sob Rock, em que o próprio descreve para a revista Variety que tal termo significa “música para ouvir de calça de moletom curtindo uma tristeza”

John Mayer bebe da fonte da década de 80 para dar à luz a produção do álbum, o que não é nenhuma novidade por conta dos lançamentos recentes de Kylie Minogue, Dua Lipa e The Weeknd, por exemplo. Porém, o guitarrista volta seu foco menos para o disco e mais para baladas e músicas com o ritmo marcado daquela década, como I Just Called to Say I Love You, do Stevie Wonder e Say Say Say, de Paul McCartney e Michael Jackson.

Sonoridade do álbum e seu liricismo 

Seu oitavo álbum, sem contar com as gravações de shows ao vivo, começa com Last Train Home, que conta com os vocais da estrela do country Maren Morris. Tal faixa já conta com um videoclipe, disponível abaixo:

Essa não é a primeira vez que John Mayer utiliza a figura do trem para ilustrar a passagem da vida, já que uma de suas músicas mais elogiadas se chama Stop This Train, de 2006. Porém, em vez de relatar na canção o medo de envelhecer, na versão de 2021, ele, apesar de achar que já perdeu o timing,  espera encontrar um amor para embarcar nessa viagem de trem – representando a vida – junto com ele. 

A ideia de remoer o passado e sentir que perdeu muitas oportunidades românticas está representada também de forma mais melancólica na faixa Shouldn’t Matter But it Does, e ele também ironiza o fato de já estar na casa dos 40 anos anos e ainda ser colocado na friendzone em New Light

O guitarrista usa de lindas melodias nas músicas Why You No Love Me e Wild Blue, inspiradas em grandes músicas de blues que retratam a nostalgia e a falta de um grande amor. O coração partido também é tema de seu novo videoclipe para faixa Shot in the Dark, lançado na última sexta (16). Você pode conferir o clipe abaixo:

As pontes instrumentais das últimas faixas aparecem de forma mais sutil em I Guess I Just Feel Like, na qual enquadram de forma mais tímida as reflexões de Mayer sobre o peso de suas preocupações e seu futuro, e sua esperança romântica em Til The Right One Comes.

Fechando em um tom mais animado com Carry Me Away e All I Want is To Be With You, o projeto de apenas 10 faixas marca o retorno triunfal de John Mayer para a música. Sob Rock faz um trabalho excelente em criar um conjunto de músicas que pegam o melhor de suas referências dos anos 80 mas não as emulam, deixando o som ao mesmo tempo original e coeso com outros trabalhos do artista, além de  pronto para as rádios de 2021. 

Para mais informações sobre o processo criativo do projeto, você pode assistir a entrevista de Mayer para a Apple Music abaixo: 

Qual é a sua faixa favorita do álbum? Está feliz com a volta do John Mayer? Conta pra gente e nos siga no Insta, Face e Twitter para ter acesso a essa e outras notícias do mundo da música e do entretenimento!

*Crédito da foto em destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!