Cultura e entretenimento num só lugar!

Resenha | Manual de Assassinato Para Boas Garotas e a frenética busca pela verdade

Definido pelo The Guardian como “um thriller elegantemente arquitetado e impossível de largar”, Manual de Assassinato Para Boas Garotas é o primeiro volume de uma trilogia que já vendeu milhares de exemplares pelo mundo

 

[Não contém spoiler]

Intrigante, viciante e repleto de reviravoltas, Manual de Assassinato Para Boas Garotas é o primeiro de uma série de livros da britânica Holly Jackson, que se tornou autora best-seller do New York Times com o lançamento do título, em 2019.

Em 20 de abril de 2012 aconteceu um crime que chocou Little Kilton: a linda e superpopular Andie Bell foi assassinada por seu namorado Salil Singh, que, por remorso, se suicidou dias depois que cometeu o crime.

Pelo menos essa é a versão da polícia e de todos os cidadãos da pequena cidade, mas Pippa Fitz-Amobi pensa diferente. Ela acredita na inocência de Sal e pretende usar seu projeto de conclusão de curso do Ensino Médio para questionar alguns pontos da versão oficial dos acontecimentos e, quem sabe, acabar descobrindo a verdade.

Porém, ao encontrar pequenas pistas sobre o caso e conhecer mais a fundo o passado de Andie e, aos poucos se deparar com seus segredos, Pip percebe que pode estar cavando a sua própria sepultura.

Manual de Assassinato Para Boas Garotas

[Esta resenha reflete a opinião da redatora. O aconselhável é que você, caro leitor ou leitora, leia a obra e tire as suas próprias conclusões]

A obra de Holly Jackson é envolvente, repleta de reviravoltas e há muitos detalhes aos quais o leitor precisa estar bem atento se pretende desvendar o caso sozinho (o que confesso, não consegui).

Pip é extremamente inteligente, mas igualmente imprudente em vários momentos do livro. Ela é altruísta demais, ao ponto de colocar a sua vida em risco por um trabalho escolar ‒ ou melhor, pela vida de outra pessoa, que já está morta.

A verdade é que ela quer trazer de volta a honra ao nome de Sal e, ao mesmo tempo, a de toda a sua família, que não pôde chorar a morte do filho/irmão, já que ele foi declarado um assassino pela polícia e visto da pior maneira possível pelo resto da cidade – por racismo, inclusive.

São muitas as teorias que a obra levanta, tanto sobre o que aconteceu com Andie quanto com Sal. Enquanto descobrimos mais sobre a noite de 20 de abril de 2012 e o que a antecede, mais suspeitos em potencial temos, e fica mais difícil determinar o que realmente aconteceu. É muito fácil acreditar na versão da polícia, e por que não? Tudo aponta que eles estão certos. 

Sobre a leitura

A leitura de Manual de Assassinato Para Boas Garotas é fácil, viciante e agradável. Encontramos alguns clichês aqui e ali, mas, no geral, a obra é muito boa. Com vários acontecimentos, muitos personagens cativantes e bem desenvolvidos, além de muitos suspeitos, são diversas as versões nas quais podemos acreditar, e pode haver mais de uma verdade – isso vai depender de quem você perguntar.

Holly soube prender muito bem a maioria das pontas soltas ao longo da narrativa. E aquelas que de alguma forma não foram amarradas, não afetam diretamente os acontecimentos daquela noite e da vida de Andie.

Se você é fã da saga literária e/ou da série Pretty Little Liars, certamente vai amar essa leitura, que transmite a mesma vibe de mistério e intrigas. Com um plot coerente, Manual de Assassinatos Para Boas Garotas conta a história de um assassinato seguido de suicido que é totalmente crível, ou seja, é algo que realmente poderia acontecer na vida real, o que torna a leitura ainda mais envolvente e gera em nós empatia – e outros sentimentos não tão bons – pelos personagens de Jackson.

Uma dica para você que pretende ler a obra: se atente aos detalhes!

 

Conta pra gente lá nas redes sociais do Entretê (Twitter, Insta e Face) se você já leu ou pretende ler Manual de Assassinatos Para Boas Garotas. Queremos saber sua opinião sobre esse incrível lançamento da Intrínseca!

E acompanhe o Entretetizei para ficar por dentro do melhor do mundo do Entretenimento.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!