Resenha | Pureza é um filme sobre maternidade, luta e justiça

O filme conta a história de Pureza Lopes Loyola e sua saga para reencontrar o filho

O filme Pureza é uma produção de Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento que estreia nos cinemas no dia 19 de maio. O longa nacional é baseado na saga real de Pureza Lopes Loyola e a cruel realidade do trabalho análogo ao escravo no Brasil. A direção é de Renato Barbieri e é estrelado por Dira Paes, Matheus Abreu, Flávio Bauraqui e Mariana Nunes.

Foto: divulgação/Downtown Filmes

Sinopse do filme

Pureza (Dira Paes) sai em busca de seu filho Abel (Matheus Abreu), desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. À procura do filho, Pureza acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.

Ela se emprega em uma fazenda onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Pureza escapa da fazenda e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas de trabalho escravo.

Foto: divulgação/Downtown Filmes

Análise da redatora 

[Não contém spoiler]

Pureza é um filme sobre maternidade, conta a história de uma mulher simples que vive no interior do estado do Maranhão e vai em busca de seu filho desaparecido. No caminho descobre um sistema de aliciamento de trabalhadores e acaba se empregando como cozinheira em uma fazenda no interior do Estado do Pará.

O amor materno está nos detalhes do filme. Durante sua estadia nesta fazenda que usa mão-de-obra análoga à escrava, Pureza cuida e tenta proteger os trabalhadores que vivem em condições degradantes, com isso conquista a confiança e, principalmente, respeito desses homens.

Em sua saga Pureza vai parar em Brasília onde encontra pessoas e instituições dispostas a ajudá-la. Mas também se depara com quem colabora na manutenção do sistema de exploração. Mais uma vez o amor materno fala alto. Seu maior sonho é encontrar seu filho. Mas Pureza também luta pelos direitos dos trabalhadores explorados e, em nome desta luta, ela retorna à fazenda no interior do Pará.

Pureza Lopes Loyola é um símbolo do combate ao trabalho escravo, sua luta deu origem à criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação governamental destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.

O filme é um alerta contra a exploração de trabalhadores rurais que ainda persiste no país e emociona pela perseverança, senso de justiça, coragem e amor que Pureza tem por seu filho e pelos trabalhadores explorados.

Foto: divulgação/Downtown Filmes

Quem vai assistir ao filme? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Downtown Filmes

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!