A minissérie de oito episódios é um drama intenso que acompanha a crueldade do narcotráfico e traz importantes críticas sociais
Quando o assunto é arrasar logo no começo do ano, essa produção faz isso com tranquilidade. Com um elenco com muitos artistas colombianos, esbanjando o talento dos latinos, uma história baseada em fatos reais e uma fotografia hipnotizante, Griselda é a escolha certa para você maratonar.
A mais nova aquisição no catálogo da Netflix é a minissérie de oito capítulos baseada na trajetória da traficante colombiana Griselda Blanco em direção ao topo. Quem dá vida à personagem é a atriz Sofia Vergara, em seu primeiro papel dramático, com um show de atuação.
O Entretê assistiu tudo em um fim de semana e vamos te contar o que achamos da trama impactante.
O enredo da minissérie
Para criar seus filhos, a traficante colombiana Griselda Blanco (Sofia Vergara) faz o possível e o impossível. Após passar por diversas dificuldades, a mulher precisa bolar seus próximos passos e logo planeja novas estratégias no mercado do narcotráfico.
A cada episódio, se embrenha em negociações perigosas enquanto escapa da polícia, logo se tornando uma das maiores traficantes, sendo chamada por todos de La Madrina (A Madrinha).
Do outro lado, a analista do departamento de polícia de Miami, June Hawkins (Juliana Aidén Martinez) não deixa passar nenhum detalhe enquanto tenta descobrir quem é a pessoa por trás de toda a cocaína vendida e a trilha de corpos.
Griselda
Um fato que podemos garantir é que você vai ficar sem palavras quando terminar de assistir Griselda. A nova aposta da Netflix foi com certeza cheia de acertos,e os atores entregaram um verdadeiro show no set de gravações. Para contar uma história cheia de perigos como essa, era necessário que a entrega fosse completa e isso foi uma realidade em todos os episódios.
A minissérie encaixa cada acontecimento de maneira dinâmica, com várias cenas que te fazem levantar do sofá de euforia do início ao fim, refletir e se infiltrar na mente dos personagens bem trabalhados, tudo isso sem deixar a qualidade cair ou os episódios ficarem entediantes.
Acompanhar os detalhes mais a fundo da figura poderosa que é a traficante Blanco, nos permite conhecer muito bem as camadas dela, tanto sua ambição e crueldade, quanto o amor genuíno pelos filhos e as dores pelas quais passou ao longo da vida, o que é essencial para entendermos suas escolhas que levaram ao seu fim.
Sofia Vergara, que sempre realizou atuações incríveis, adiciona mais uma para a lista. Com um alcance emocional excelente, a colombiana brilha na tela ao traduzir a sagacidade e inteligência de Griselda no mundo do crime.
A alegria e satisfação quando as coisas dão certo — e também a raiva, tristeza e revolta quando tudo vai por água abaixo — ficam nítidas em todos os takes. Vergara se entrega de corpo e alma às cenas, fazendo todas as manias e trejeitos da personagem e com seu talento, torna o projeto viciante.
As críticas sociais tratadas durante a trama são importantes. Por exemplo, o quão difícil é ser mulher vivendo em uma sociedade machista. O enredo destaca momentos em que as personagens femininas têm sua capacidade constantemente colocada em dúvida por homens preconceituosos e misóginos, o que infelizmente ainda acontece muito.
A desigualdade social e o relacionamento abusivo da traficante com Alberto Bravo (Alberto Ammann) também são temas trazidos durante os episódios, deixando mensagens necessárias para os espectadores.
Os outros membros do elenco também brilham com ótimas atuações, adicionando tramas que se conectam muito bem. Outro destaque vai para o romance entre Griselda e seu último marido Dario Sepúlveda (Alberto Guerra), que é pura química nas telas, desde os primeiros olhares trocados entre os dois, além de seus momentos caóticos, mostrando que a parceria entre Vergara e Guerra em frente às câmeras funciona de maneira perfeita.
Assistir Griselda é uma experiência impossível de esquecer e com certeza a minissérie merece estar na sua lista.
O que achou da minissérie? Conta pra gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê e nos siga para mais resenhas.
*Crédito da foto de destaque: reprodução/IMDb