O filme mostra a realidade de violência e corrupção na Cidade Maravilhosa
Um Dia Qualquer é um drama-ficção que mostra a violência, a corrupção e a presença do poder paralelo que domina o Rio de Janeiro. O filme, que participou de 13 festivais no Brasil e no exterior, estreia no dia 23 de junho nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Natal e Brasília.
O Rio de Janeiro não é para amadores
[Contém spoilers]
A trama de Um Dia Qualquer gira em torno do personagem Quirino (Augusto Madeira), um ex-policial que é o chefe da milícia que domina um bairro do subúrbio carioca. Ele faz a segurança da região mantendo uma aparente tranquilidade; é quem controla os serviços de gás, de TV a cabo e de vans; e mantém estreita relação com empresários locais, líderes religiosos e o poder público para fortalecer o seu comando.
Quirino age em nome de um projeto de manutenção da ordem. Mas, o que ele chama de ordem e de justiça, nada mais são do que corrupção, violência e o exercício de um poder paralelo que se estabelece na omissão ou na permissividade do Estado.
A relação entre Quirino e Penha (Mariana Nunes) é uma face importante que movimenta Um Dia Qualquer. Ela é viúva do traficante Seu Chapa (Jefferson Brasil), com quem teve dois filhos, e é ex-amante de Quirino, com quem teve um filho.
É justamente o desaparecimento de Emerson (Gabriel Leal), filho de Penha e Seu Chapa, que vai trazer à tona um passado violento que envolve a disputa entre o tráfico de drogas e a milícia na região.
Outras tramas importantes que cercam o personagem Quirino são as relações com sua mulher Bruna (Tainá Medina) e com seu filho Beto (Willean Reis). Bruna é jovem e sedutora, tem uma filha com Quirino e se sente atraída pelo status de ser a mulher do chefe da milícia.
Beto é estudante de Direito e não participa dos negócios do pai. O objetivo de Quirino é que no futuro seu filho venha a ser o advogado do projeto. Mas, seus planos são frustrados quando Beto resolve mostrar para Quirino que está pronto para trabalhar ao seu lado.
Um Dia Qualquer é uma obra ficcional que traz muitas semelhanças com a realidade do Rio de Janeiro. Basta acompanhar as notícias sobre política e segurança pública que você pode identificar os personagens do filme no dia a dia da cidade. Afinal, como se costuma dizer: “o Rio não é para amadores!”
Você pode assistir o trailer oficial do filme no YouTube. O longa é uma produção da Elixir Entretenimento e da Com Domínio Filmes. Com direção de Pedro von Krüger, produção executiva de Denis Feijão, coprodução do Canal Space e distribuição da Pipa Pictures.
O que achou de Um Dia Qualquer? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da foto de destaque: divulgação