O filme será exibido na 76º edição do festival, em uma sessão especial fora da competição
O documentário Retratos Fantasmas, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, terá sua estreia mundial na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio no sul da França. O filme será exibido em sessão especial fora de competição.
Kleber Mendonça vem se destacando no cinema nacional há anos, e este é o terceiro filme do diretor na Seleção Oficial de Cannes, depois de Aquarius, em 2016, e Bacurau, codirigido por Juliano Dornelles, em 2019, quando ganhou o Prêmio do Júri. O doc é produzido por Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coproduzido pela Vitrine Filmes.
O documentário tem como foco o centro da cidade de Recife, com cenas gravadas em preto e branco, evocando um espaço histórico e humano que é revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Com 91 minutos de duração, o filme é fruto de sete anos de trabalho, pesquisa, filmagens e montagem.
“Palácios de cinema em centros de cidades são comuns a muitos outros lugares do mundo, mas ocorre que eu sou pernambucano, recifense, e parti para mostrar essa geografia da cidade a partir de um ponto de vista pessoal”, aponta Kleber. “Recife é também uma cidade que ainda desfruta de um cinema espetacular como o São Luiz, um palácio de 1952. Hoje, são poucas as cidades no mundo que ainda sabem o que isso representa”, comenta o diretor, em relação aos cinemas de rua.
Cerca de 60% do documentário é composto por material de arquivo, com fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na produção pernambucana de cinema, de televisão e de instituições como a Cinemateca Brasileira, o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e a Fundação Joaquim Nabuco. O trabalho de montagem ao lado de Matheus Farias, também um realizador – seu curta-metragem Inabitável, codirigido por Enock Carvalho, foi multipremiado no Brasil e no exterior –, reúne imagens dos mais variados formatos.
“É uma felicidade e uma honra estar de volta à Seleção Oficial do Festival de Cannes com um projeto que é um trabalho diferente dos filmes de ficção que já apresentamos por lá, do ponto de vista da produção, mas que é tão pessoal quanto Aquarius e Bacurau são. Retratos Fantasmas traz temas que atravessam toda a obra de Kleber. Inclusive, seu primeiro longa-metragem é o documentário Crítico, de 2008”, lembra a produtora Emilie Lesclaux.
O filme será lançado nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano pela Vitrine Filmes, mesma distribuidora dos filmes anteriores de Kleber Mendonça Filho.
Dá um quentinho no coração toda vez que nosso cinema nacional se destaca, né?! Conta pra gente qual o seu filme favorito do Kleber Mendonça no Insta, Twitter e Facebook e acompanhe mais notícias sobre o cinema nacional, além das principais notícias sobre o entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/ João Carlos Lacerda