O evento conta com a exibição de 5 produções e uma feira aberta ao público no bairro da Liberdade, São Paulo
O Menino e a Garça (2023), vencedor do Oscar de Melhor Animação de 2024, é apenas uma das produções que serão exibidas na Retrospectiva Sato. No dia 1 de dezembro, a diversidade do cinema asiático será celebrada pelo público no Sato Cinema, localizado na Rua São Joaquim 381 – Liberdade, São Paulo.
Retrospectiva 2024
Graças a Sato Company, distribuidora pioneira e referência em animes e tokusatsu, as produções asiáticas vêm se tornando cada vez mais acessíveis no país. A Retrospectiva Sato 2024 é realizada em um único dia, repleto de exibições, com bons petiscos e produtos exclusivos e colecionáveis à disposição.
Confira a programação:
Totto-Chan: A Menina da Janela (2023) — 10h
Após ser expulsa da antiga escola, Totto-chan encontra um novo começo em Tomoe Gakuen, uma escola inovadora liderada pelo Sr. Kobayashi, que valoriza a liberdade e a individualidade dos alunos. Lá, a menina de sete anos descobre o valor de uma verdadeira amizade ao conhecer Yasuaki, um menino com poliomielite, enquanto explora seus interesses e aprende lições de empatia, inclusão e resiliência. Ambientada no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, a trama reflete os desafios e a esperança em tempos difíceis.
Plano 75 (2022) — 12h05
Esse é um filme distópico que retrata um Japão onde a superpopulação idosa é tratada por meio de uma lei chamada “Plano 75”, que permite a eutanásia voluntária para pessoas com 75 anos ou mais, em troca de mil dólares, e o dinheiro poderá ser usado por elas ou deixados para a família. O sucesso do programa leva a discussões sobre reduzir a idade mínima para 65 anos, refletindo questões éticas e sociais em um cenário marcado pela desigualdade.
Família (2024) — 14h10
A trama retrata a vida do artesão Seiji Kamiya, interpretado por Koji Yakusho. Quando seu filho Manabu decide abandonar o emprego na Argélia para seguir o ofício do pai no Japão, ele e sua esposa Nadia, uma refugiada, juntam-se a Seiji para começar uma nova vida. O destino do trio se cruza com Marcos, um nipo-brasileiro que cresceu no Japão e carrega mágoas do passado. Juntos, formam uma família improvável, tentando superar diferenças culturais e traumas.
Godzilla Minus One: Minus Collor (2023) — 16h15
Em um Japão devastado no pós-guerra, a reconstrução do país é ameaçada pela aparição de uma colossal criatura reptiliana. A trama explora temas profundos como amor, honra, família e luto, em meio ao caos. O filme fez história ao ser o primeiro da franquia japonesa a conquistar um Oscar, vencendo na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
O Menino e a Garça (2023) — 18h30
O protagonista Mahito Maki, um garoto de 12 anos, após perder a mãe em um incêndio durante a Guerra do Pacífico, se muda para o campo com o pai e sua nova madrasta, que também é sua tia materna. Enquanto lida com o luto e os desafios emocionais dessa mudança, Mahito é atraído por uma misteriosa garça cinza que o conduz a uma torre misteriosa. Lá, ele embarca em uma jornada fantástica, descobrindo verdades profundas sobre si mesmo e seu mundo.
Os ingressos já estão disponíveis aqui. Os valores estão em torno de R$17,50 e R$35,00, sujeitos ao adicional da taxa de serviço.
Decidiu se o programa de domingo vai ser na Liberdade? Compartilhe com a gente a experiência e siga o Entretetizei — Instagram, Facebook, X — para ficar por dentro de mais atualizações do mundo do entretenimento e produções asiáticas.
Leia também:
Texto revisado por Larissa Suellen