Revelação, segundo volume da trilogia Subterrâneo, fala sobre o destino da humanidade

Com protagonismo feminino em sci-fi brasileiro, a autora, que teve seu novo título lançado em março 2022, faz com que os jovens reflitam sobre o planeta em que vivem e os problemas que existem nele

Todas as escolhas têm uma consequência e uma pequena decisão pode mudar tudo. É destacando esses fatos que o enredo de Subterrâneo: Revelação, escrito por Anne C. Beker, continua a trajetória de Carolina, uma adolescente que viu a superfície do mundo que conhecia se tornar letal devido ao ar tóxico causado pela poluição, fazendo com que todas as pessoas precisassem fugir para o subterrâneo se quisessem sobreviver.

Assim como em enredos como os de Jogos Vorazes e Divergente, a luta pela sobrevivência, a destruição do meio ambiente, as relações conflituosas, as injustiças sociais, as intrigas, as traições e os jogos de poder são alguns dos pontos abordados na trama, que mostra a falta de evolução humana e sua desunião, até mesmo em momentos caóticos como o fim do mundo. Esses pontos fazem com que os leitores se identifiquem com a situação, já que essas mesmas questões são vividas na nossa sociedade atualmente. O livro faz quem está lendo pensar, também, sobre suas ações e sobre o que estão fazendo para mudar a situação do meio ambiente e para evitar finais trágicos.

Enquanto no primeiro volume todos enfrentam as consequências causadas pela destruição do planeta e lidam com os problemas, no segundo volume, lançado este ano, Carolina decide retornar à superfície, descobre que a Terra voltou a ser habitável e que as pessoas que chegaram criaram uma comunidade mais acolhedora e tolerante.

Foto: Divulgação/Anne C. Beker

A identificação dos jovens com a leitura é instantânea, pois existe na personagem o desejo de subverter a ordem e a necessidade de pertencimento, algo muito característico nessa fase da vida, destaca a autora. Para ela, histórias como a que escreve são ideais no contexto atual, pois é fundamental aos adolescentes consumirem literatura que os incentivem a perceber o mundo com um olhar mais crítico.

Trazendo personagens já conhecidos pelos leitores e também novos, Revelação mostra o desenvolvimento das relações entre eles, quais serão as próximas decisões tomadas pela personagem principal e todos os outros, como possíveis novos conflitos e problemas serão resolvidos e de que forma essas mudanças e descobertas vão influenciar o futuro.

E para quem está se perguntando quando o terceiro volume, que encerrará a trama, será lançado, as previsões são para 2023 e o enredo promete continuar com as críticas sociais atuais e suas reflexões.

Subterrâneo: Revelação, assim como o primeiro volume, está disponível na Amazon para venda em sua versão física e em e-book e também para os assinantes do Kindle Unlimited.

Você já leu algum dos livros já lançados da trilogia? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook  e Twitter) do Entretê!

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Anne C. Beker

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!