Fonte: The Rock Life

Rita Lee: 40 anos do disco que mudou o pop rock brasileiro

O álbum de 1980 completa 40 anos de atemporalidade!

 

Em 1980, Rita Lee, em parceria com Roberto de Carvalho, lançava o disco Rita Lee, com uma das músicas que se tornou um hino, que todos sabiam cantar: Lança Perfume, single que mesmo depois de 40 anos faz sucesso.

Fonte: Youtube

Lança Perfume

E não foi só Lança Perfume que fez sucesso, outras músicas também foram meteóricas, como Baila comigo. E, além de tudo, o LP quebrou vários paradigmas da época como não precisar ser careta para falar de amor ou o roqueiro brasileiro com cara de bandido, como dizia Rita em Ôrra Meu, música que fecha o disco.

Além das letras bem escritas, outro fator contou para o sucesso do LP: a produção de ponta:. o dream team que acompanhou a estrela no disco foi Guto Graça Mello e de Roberto de Carvalho (também na guitarra, violão, piano e sintetizador). Lincoln Olivetti emprestou com seu piano, sintetizador, bass synth e minimoog, em um estilo que ajudou a definir uma época.

Fonte: Vogue- Globo

Além disso,  outros parceiros participaram, como Robson Jorge (guitarra), Jamil Joanes (baixo), Picolé (bateria), Chico Batera (cowbell, timbales e marimba), Cláudia Niemeyer (baixo), Naila Scorpio (percussão), Lulu Santos (que assinava Luis Maurício; baixo), entre outros. 

Outro ponto chave foi essência da multiartista Rita, que além da voz e vocais, desfila seu brilho e seu toque mágico em flauta, castanholas, assovio, tabla síria e minimoog.

Sem esquecer daquele apito inconfundível que todo mundo imita com a voz ou com assovios ao cantarolar Lança Perfume (uma curiosidade: na ficha técnica do disco, o apito é creditado a Anibal, um dos personagens de Rita).

Fonte: The Rock Life

Sucesso Internacional

Rita foi tão emblemática nessa produção, que Lança Perfume se tornou um hit internacional indo parar na Bilboard. Além disso ela se tornou número 1 na França durante semanas e conquistou a Europa toda, América Latina, os EUA, Japão e Israel.

Mesmo com diversas versões para várias línguas e muitas regravações de diferentes artistas, a original é imbatível. Nunca se perdeu no tempo. Rita e Roberto pariram um disco atemporal. 

Quer ver mais conteúdos como esse? Segue o Entretetizei no instagram e no twitter.

Quer saber mais mundo do rock, que tal ler essa matéria.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!