Para além dos atores e atrizes turcos, há uma lista de roteiristas que dão suas vidas para entregar histórias cativantes, verdadeiras e desafiadoras. Conheça mulheres que estão revolucionando através de suas escritas
As novelas turcas são um sucesso global e o Brasil é um consumidor das mais diversas histórias do tão querido “mundinho turco”. Drama, comédia romântica, ação, investigação criminal… os gêneros são muitos e cada produção conta com profissionais extremamente talentosos, que dão vida às histórias que encantam nossos corações. Mas você já se perguntou quem está por trás dos textos das dizis que assistimos?
Pois é, além dos atores e atrizes tão amados, há uma lista de roteiristas que dão suas vidas para entregar histórias cativantes, verdadeiras e desafiadoras – já que estamos falando de uma cultura mais reservada e machista. A equipe do Entretê adora acompanhar as roteiristas que se desafiam a escrever sobre temas que fazem a sociedade se questionar e encarar a realidade, porque sabemos que colocar isso em cena, junto a todo o elenco e equipe, é um ato de coragem.
Pensando nisso, é a vez de falar das mulheres roteiristas fortes e corajosas, que estão mudando a história do entretenimento turco e do mercado de novelas através de suas escritas. Confira a seguir nomes que você precisa conhecer. Entre os vários temas que escrevem, elas se destacam por trazer o protagonismo feminino à tona.
Ayça Üzüm
Ayça Üzüm vem se destacando pelo roteiro de Bahar, dizi de drama que estreou este ano. A história gira em torno de Bahar (Demet Evgar), formada em medicina, mas que optou por ser dona de casa em vez de seguir carreira na área. Ela é casada com o bem-sucedido cirurgião Timur Yavuzoğlu (Mehmet Yılmaz Ak).
Quando ela descobre uma doença grave, a vida de Bahar e de sua família muda por completo e o desenvolver da história traz esperança ao público, com histórias tragicômicas e um roteiro que destaca a força da mulher que é mãe de família, que quer se priorizar e que busca a cura.
Ayça Üzüm também já assinou o roteiro de dizis como: Yüksek Sosyete (2016; 24 episódios), Terra Amarga (2018; 106 episódios), Prisão de Mulheres (2018; 11 episódios) e Hayat Bugün (2022; 8 episódios). Em 2020, ela foi indicada ao International Izmir Film Festival, junto ao elenco e produção de Terra Amarga, na categoria Melhor Roteiro (Série de TV).
Ceylan Güleç
Güleç é a roteirista de Kızıl Goncalar, dizi de drama, atualmente em sua primeira temporada. A trama conta a história de mãe e filha que fogem para escapar de um casamento forçado. Para esconder seus planos de seu cruel marido, a mãe precisa primeiro ganhar dinheiro como cuidadora na casa do psiquiatra Levent, que concorda em ajudá-la.
Por retratar uma seita islâmica e diversos outros temas pertinentes à realidade, mas que, ao mesmo tempo, desafiam o sistema, a dizi recebeu muitas críticas: desde pôsteres vandalizados pelas ruas da Turquia, até uma uma campanha para tirar a série do ar. Após as reclamações, o Conselho Supremo de Rádio e Televisão (RTÜK) iniciou uma investigação e a produção foi multada em 9 milhões de liras turcas, ficando, por duas semanas, sem ser exibida. Apesar disso, Kızıl Goncalar segue no ar, retratando, com muita bravura, os temas em questão.
Ceylan Güleç também é responsável pelos roteiros de Yanlış Anlama (2017), Ben Bu Cihana Sigmazam (2022; 28 episódios), Sen Anlat Karadeniz (2018; 12 episódios) e Século Magnífico (2011; 40 episódios). A roteirista foi indicada, em 2022, ao Pantene Golden Butterfly Awards, junto ao elenco e produção de Três Irmãs, na categoria Melhor Roteiro.
Sema Ergenekon
Sema é a roteirista de Yargı: Segredos de Família. Atualmente em sua terceira temporada, a dizi de drama e investigação criminal conta a história de Ceylin Erguvan (Pınar Deniz) e Ilgaz Kaya (Kaan Urgancıoğlu), que têm seus destinos interligados em um caso envolvendo suas famílias. Desde então, eles nunca mais conseguem viver sem o outro, apesar das mil e umas idas e vindas (do amor).
+Yargı: por que a novela turca é tão famosa ao redor do mundo?
No roteiro, Sema aborda, com maestria, temas sobre a mulher e sua participação na sociedade, além de se inspirar em casos reais para os crimes que mostra durante as temporadas. Recentemente, Sema foi criticada na internet por mostrar um caso de vi0lênci4 sexu4l contra a mulher. Fãs internacionais se posicionaram a favor da roteirista, defendendo a importância de abordar este tema.
Sema Ergenekon também é produtora e escreveu produções como A Agência (2020; 2 episódios), Império de Mentiras (2020; 91 episódios), Tempestade de Amor (2020; 10 episódios) e Karadayi (2012; 115 episódios).
A roteirista já concorreu a vários prêmios da televisão turca:
2020 – Indicada ao International Izmir Film Festival, na categoria Melhor Roteiro (Série de TV) – Tempestade de Amor;
2013 – Indicada ao Pantene Golden Butterfly Awards, pelo trabalho em Karadayi como Melhor Roteirista (prêmio compartilhado com Eylem Canpolat);
2014 – Vencedora do Pantene Golden Butterfly Awards nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Roteirista – compartilhados com Eylem Canpolat;
2022 – Vencedora do Pantene Golden Butterfly Awards, na categoria Melhor Roteiro, pelo trabalho em Yargı;
2023 – Indicada ao Pantene Golden Butterfly Awards, na categoria Melhor Roteiro, pelo trabalho em Yargı.
Para finalizar, Sema e o elenco de Yargı: Segredos de Família venceram o Emmy Internacional, na categoria de Melhor Telenovela.
Melis Civelek & Zeynep Gür
Elas são a dupla de roteiristas por trás de Kızılcık Şerbeti (A Força do Amor), dizi dramática que está na segunda temporada e conta a história da idealista Doga (Sıla Türkoğlu). Quando Doga engravida de forma inesperada de Fatih (Doğukan Güngör), sua mãe entra em conflito com os valores da família de Fatih e tenta convencê-la a fazer um aborto, criando um drama poderoso, enquanto eles buscam superar as diferenças e encontrar equilíbrio.
Além disso, ambas também são roteiristas da dizi Sandık Kokusu, que está em sua primeira temporada e retrata a vida de Karsu (Özge Özpirinçci), uma mulher que está num casamento infeliz. Seu marido, Reha (Necip Memili), é um homem abusivo e um pai ausente. Quando Karsu dá à luz seu terceiro filho, ela percebe que não pode cuidar de todos os filhos sozinha. Sendo assim, ela manda seu filho de três anos para Istambul, para ficar aos cuidados de sua mãe, Filiz (Demet Akbağ). No entanto, na viagem para Istambul, o menino desaparece.
Ambos os projetos retratam temas relacionados à mulher e sua inserção na cultura turca, com cenas polêmicas e de extrema importância para a sociedade. Elenco e produção vêm entregando episódios de sucesso na audiência.
A dupla já tinha trabalhado juntas em O Fruto Proibido (2018, 177 episódios) e concorreram a vários prêmios da televisão turca:
Melis Civelek também é roteirista em O Segredo de Feriha (2011; 56 episódios), Sol Yanim (2020; 12 episódios). Elas também concorrem a prêmios da televisão turca:
2020 – vencedoras de Melhor Roteiro (Série de TV), no International Izmir Film Festival;
2021 – Melhor Roteiro (Série de TV) no Ayakli Gazete TV Stars Awards, pelo trabalho em O Fruto Proibido – prêmio de Melis Civelek.
2023 – vencedoras do Pantene Golden Butterfly Awards, na categoria Melhor Roteiro, pelo trabalho em A Força do Amor
A equipe do Entretê parabeniza às roteiristas citadas, por desempenharem um papel tão importante para a história da arte e do entretenimento não somente turco, já que fãs de todo o mundo acompanham e se inspiram em suas histórias nada óbvias e que nos fazem refletir sobre os temas tratados.
Quais dizis e roteiristas você já conhece? Comentem aqui o que acharam, e sigam o Entretê nas redes sociais – Instagram, Twitter e Facebook – para não perder as novidades do mundo do entretenimento e muito mais!
Leia também:
+ 5 séries turcas para assistir nos streamings
+ Conheça as comédias românticas turcas queridinhas do público
+ Entrevista | Diretor turco Emre Kabakuşak fala sobre interesse dos brasileiros por novelas turcas
Texto revisado por: Carolina Carvalho.