Do kebab até a baklava: explore os sabores turcos e se surpreenda com a diversidade de sabores autênticos que encantam o mundo. Prepare-se para uma viagem cheia de aromas, tradições e sabores irresistíveis
A culinária turca é uma verdadeira viagem no tempo, cheia de sabores que são o resultado de séculos de trocas entre diversas culturas. A gastronomia turca é toda misteriosa, traz o legado otomano e influências da Ásia Central, do Oriente Médio e dos Bálcãs. Que tal conhecer alguns dos pratos mais tradicionais das casas turcas?
Kebab
O kebab, um dos pratos turcos mais queridos, é conhecido mundialmente. A palavra “kebab” é um jeito de se referir à carne de cordeiro ou ao frango grelhado. Além disso, um detalhe de que muita gente não sabe é que, além de ser consumido na Turquia, o kebab também é super popular na Grécia, na costa do Mediterraneo e em países com muita imigração turca, como Alemanha, França, Áustria e Luxemburgo.
Aliás, este prato tem várias versões, e uma delas é a alemã, döner kebab: são camadas finas de carne assada com pão pita ou com pratos acompanhados de arroz e vegetais. No Brasil chamamos esta delícia de churrasco à grega, que é basicamente carne de boi com pão francês e um vinagrete super temperado.
Por fim, ainda indicamos experimentar a variação shish kebab, um espetinho de carne iraniano, intercalado com vegetais assados ou grelhados na brasa.
Meze
Um hit tanto na Turquia quanto Grécia, o meze apresenta porções servidas com raki e ouzo, bebidas super tradicionais. Normalmente oferecem o prato no começo da refeição ou na hora de acompanhar as bebidas, e muitos turcos e gregos tem o hábito de consumir esta iguaria com pita e/ou fatias de outros pães.
Quando chega a hora do vamo ver, é comum que os moradores comam boureki (empanada de legumes, carne ou queijo), hummus (purê de grão de bico com tahine), tiganita (legumes e ingredientes fritos), Lakhanosalata (salada de repolho), saganaki (queijo frito) e outras delícias. É uma grande diversidade cultural compartilhada em grupo.
Pide
O pide, que também é conhecido como a pizza turca, é um pão fininho preparado com levedura e azeite, assado em forno a lenha e recheado de mil maneiras, seja com carne ou até mesmo com legumes. No entanto, mesmo com tantas opções de recheio, no Ramadã servem essa massa somente com manteiga e ovo estrelado.
Além disso, em algumas regiões da Turquia, existe uma versão que faz salivar qualquer um. Chama-se Iahmacun, uma massa fina e crocante, um tipo de pizza ou pastel, coberta com carne temperada com especiarias e ervas.
Manti
O manti, que algumas pessoas conhecem por mantu, são pastéis de farinha recheados com carne moída e cozidos em água, em caldo ou no vapor. Além disso, muita gente faz essa massa no forno. O formato lembra o de ravioli, mas o jeito de preparar é outro. Ademais, este prato é muito popular no Casaquistão, Uzbequistão, Azerbaijão e Afeganistão.
Aliás, este prato foi bem popular na antiga União Soviética e se espalhou pelas repúblicas da Ásia Central. Em diversos países asiáticos, as pessoas têm variações com diversos nomes bem parecidos, sendo eles o mandu/mantou, buuz, baozi, jiaozi e o momo, do Nepal.
Historicamente, o manti está ligado à imigração dos povos turcos, feita desde a Ásia Central até a região da Anatólia. Porrtanto, vai além de um prato quentinho, é resistência.
Baklava
Baklava é uma das sobremesas turcas mais conhecidas. Primeiramente, é feito um tipo de pastel com várias camadas de massa filo, com pasta de nozes picadas, pistache, avelãs e outros grãos, banhados em mel ou xarope. Além disso, este doce também aparece na culinária do Oriente Médio, do Subcontinente Indiano e dos Bálcãs.
No entanto, sua história não é tão clara, mas há evidências de que seja de origem turca, um prato do Império Otomano, e que a receita atual tenha surgido nas cozinhas imperiais do Palácio de Topkapı.
A culinária turca reflete uma história de resistência cultural, e cada prato, do mais simples ao mais elaborado, tem um sabor único. Por fim, no fundo, o mais importante é compartilhar, celebrar e lembrar das raízes, com família e amigos, cultivando memórias afetivas. Ela oferece uma experiência sensorial completa, começando uma viagem única para a Turquia.
Ficou com vontade de provar essas delícias turcas? Conta pra gente nas Redes Sociais do Entrtetê (Instagram, Facebook, Bluesky) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento!
Leia também: Entenda o sistema de classificação de audiência da TV turca – Entretetizei
Texto revisado por Jamille Penha