Com participação de Rodrigo Santoro, Zac Efron, Olivia Munn, Taika Waititi, Ricky Gervais, Pom Klementieff e Maggie Q, campanha vem com o lema “Nenhum animal deveria morrer em nome da beleza”
Cineastas e estrelas do cinema de Hollywood uniram forças com a Humane Society International (HSI) na produção de um poderoso curta-metragem de animação stop-motion, chamado #SaveRalph, com o objetivo de pedir o fim dos testes de cosméticos em animais ao redor do planeta. A prática é proibida em 40 países, mas ainda é legal na maioria dos lugares e está, inclusive, sendo liberada novamente em algumas regiões, submetendo milhares de animais ao sofrimento e morte desnecessários.
Entre os atores conhecidos que estão apoiando a campanha, estão Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Tricia Helfer e outros grandes nomes, que emprestam suas vozes ao filme para combater o sofrimento suportado pelos animais, além de conscientizar consumidores e políticos sobre a prática dos testes cosméticos. A versão brasileira foi dublada por Rodrigo Santoro e #SaveRalph conta ainda com uma mensagem de apoio de Maggie Q.
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O roteirista e diretor Spencer Susser (Hesher e O Rei do Show) e o produtor Jeff Vespa (Voices of Parkland) se associaram ao estúdio Arch Model, do grande criador de marionetes, Andy Gent, na produção que trouxe à vida o personagem Ralph.
“Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Depois, soube do envolvimento de artistas tão sérios pelo mundo com o projeto. Para mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante. Não percam – e vamos à reflexão!”, diz Rodrigo Santoro.
O trailer mostra um coelho – Ralph – que conta sua história e não consegue enxergar com um dos olhos Além disso, possui queimaduras químicas pelo corpo, que o faz sentir dor ao respirar ou ao se mexer. O trailer faz uma crítica aos coelhos cobaias que nascem apenas para isso e finaliza com a mensagem: “Nenhum animal deveria morrer em nome da beleza”.
Confira a seguir:
Segundo Jeffrey Flocken, presidente da Humane Society International, “#SaveRalph é um alerta de que os animais ainda estão sofrendo na indústria de cosméticos e que é tempo de parar. Hoje temos uma oferta abundante de produtos confiáveis que são livres de testes em animais e com abordagens que garantem sua confiabilidade. Não existe mais desculpa para fazermos animais como Ralph sofrerem para que a indústria possa testar seus ingredientes”, acredita.
A campanha da HSI, #SaveRalph, aborda a questão perturbadora do teste em animais de forma original e inesperada, usando a história de um coelho para evidenciar a situação de incontáveis coelhos e outros animais que estão sofrendo neste exato momento em laboratórios ao redor do mundo. O filme envolve os espectadores para que todos possam se engajar e ajudar a banir os testes em animais de uma vez por todas.
https://www.instagram.com/p/CNK-PJph9cT/
De acordo com Antoniana Ottoni, das Relações Governamentais da HSI no Brasil, “a discussão a respeito do banimento dos testes de cosméticos em animais já dura quase 10 anos no Brasil. Nós recrutamos Ralph como nosso porta-voz para ajudar essas leis a ultrapassarem a linha de chegada. E líderes da indústria, como Lush, Unilever, P&G, L’Oréal e Avon estão trabalhando conosco para reforçar que mais nenhum animal precisa sofrer ou morrer por conta de testes de cosméticos. Agora, nós convocamos todos os Senadores para votar urgentemente pela lei PLC 70/2014 e pôr um fim nessas práticas cruéis e desnecessárias”.
A campanha é focada em 16 países prioritários, incluindo Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul e 10 nações do sudoeste asiático. As organizações parceiras são Humane Society dos Estados Unidos e Humane Society Fundo Legislativo, focada em legislação americana. Também está sendo levantado lugares que já estão com a proibição em vigor, como na Europa, onde autoridades estão tentando explorar uma brecha legal para pedir novos testes em animais para ingredientes em cosméticos, de acordo com a legislação química. #SaveRalph irá iluminar esses países, levando-os em direção ao futuro livre de crueldade animal que o público e os consumidores esperam.
O curta-metragem e materiais educacionais sobre o status atual de testes em animais e uma petição para exigir que as autoridades brasileiras apoiem as medidas propostas pela campanha #LiberteSeDaCrueldade, pela proibição de testes cosméticos em animais e a venda de cosméticos testados desta forma, estão disponíveis agora em: hsi.org/Ralph.
Alguns fatos sobre testes em animais:
- Em algumas partes do mundo, coelhos como Ralph estão amarrados pelo pescoço, tendo produtos cosméticos e seus ingredientes sendo pingados em seus olhos e na pele raspada de suas costas. Porquinhos da índia e ratos têm químicos espalhados em suas peles raspadas ou orelhas. Nenhum desses animais recebem alívio de dor e todos são mortos no final.
- Os testes em animais para cosméticos foram oficialmente banidos em 40 países. A HSI e seus parceiros foram fundamentais para a proibição na Índia, Taiwan, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Guatemala, Austrália e 10 estados do Brasil. Testes também foram proibidos na Turquia, Israel, Noruega, Islândia, na Suíça e nos seguintes estados americanos: Califórnia, Illinois, Nevada e Virginia. Outros cinco estados norte-americanos – Nova Jersey, Maryland, Ilha de Rhode e Nova York – agora estão considerando projetos de leis para acabar com testes cosméticos em animais, e o projeto de lei federal chamado Humane Cosmetics Act foi antecipado para ser reintroduzido no congresso este ano.
- A União Europeia baniu todos os testes de cosméticos em animais em 2013. Este celebrado precedente está sendo minado pela European Chemicals Agency, que exige das companhias novos testes em animais de químicos usados exclusivamente em cosméticos. Saiba mais aqui.
- Mais de 2000 marcas cruelty-free estão disponíveis no mundo, incluindo Lush, Garnier, Dove, Herbal Essences e H&M. Essas companhias fabricam produtos confiáveis usando ingredientes com um histórico de segurança e modernas ferramentas de avaliação sem crueldade animal. Não existe ainda um guia global de compras, mas a HSI reconhece como recursos úteis os seguintes conteúdos: LeapingBunny.org, BeautyWithoutBunnies, Logical Harmony, ChooseCrueltyFree e Te Protejo .
- A HSI alerta que mesmo cosméticos cruelty-free estarão em perigo se a legislação continuar exigindo novos testes em animais para ingredientes químicos usados exclusivamente em cosméticos. Esse é o motivo pelo qual a campanha #SaveRalph prioriza a proibição de testes e uma defesa robusta.
- Além de buscar proibições legislativas, HSI e seus parceiros estão colaborando para o desenvolvimento de um programa de avaliação de segurança sem crueldade animal. O objetivo é dar suporte a pequenas companhias e autoridades governamentais que fazem a transição de teste em animais para métodos de última geração – que não usam animais, estão prontamente disponíveis e são melhores para garantir a segurança humana que atuais testes em animais.
Sobre Humane Society International
Presente em mais de 50 países, a Humane Society International trabalha ao redor do planeta promovendo o vínculo humano-animal, resgatando e protegendo cães e gatos. Além disso, melhoram as condições dos animais em fazendas, protegem a vida selvagem e promovem testes e pesquisas para liberdade animal, respondendo a desastres naturais e combatendo a crueldade animal em todas as suas formas. Saiba mais em hsi.org/Ralph.
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*Crédito da foto de destaque: CinePOP