Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: divulgação/Feira do Bom Retiro

Seollal: Festival de Ano Novo Lunar acontece em fevereiro no Bom Retiro

Terceira edição do evento comemora o Ano da Serpente e tem data marcada para terceiro final de semana do mês 

 Após atingir um público de mais de 30 mil pessoas em fevereiro de 2024, a Praça Coronel Fernando Prestes — também conhecida como Praça do metrô Tiradentes — será palco da terceira edição do Festival de Ano Novo Lunar – Seollal, nos dias 15 e 16 de fevereiro. 

Com entrada gratuita e programação que se estende das 10h às 20h, o evento promovido pela Feira do Bom Retiro, reúne culturas da Coreia do Sul, Japão e China, através de apresentações e experiências gastronômicas. O festival multicultural é uma extensão da própria Feira, realizada semanalmente e já consolidada como um dos principais eventos culturais da cidade de São Paulo. 

Foto: divulgação/Feira do Bom Retiro
O Ano da Serpente e o simbolismo do Ano Novo Lunar 

O Ano Novo Lunar – também chamado de Seollal na Coreia – é uma das festividades mais importantes do leste asiático, marcando o início de um novo ano no Zodíaco Chinês. Comemorada na segunda lua nova após o solstício de inverno, a data varia anualmente e, em 2025, marca o início do Ano da Serpente, no dia 29 de janeiro. 

Na cultura tradicional chinesa, a serpente é símbolo de sabedoria, renovação, introspecção e agilidade. Na tradição coreana, o Seollal é um momento de reunião familiar e agradecimento aos antepassados, com a prática de rituais como o sebae (reverência formal aos mais velhos) e pratos simbólicos como o tteokguk (sopa de bolinhos de arroz com algas), que representa longevidade e o início de um novo ciclo.

Cultura, tradição e samba coreano no palco do Festival 

O palco do Festival contará com apresentações que mergulham o público nas tradições culturais dos países participantes. Entre os artistas confirmados estão o Taiko (percussão japonesa), Samulnori (percussão coreana) e a tradicional Dança do Dragão, conhecida por simbolizar sorte e prosperidade.

O destaque internacional desta edição é o grupo de samba coreano Rapercussion. Criado em 2008 após um dos integrantes vir ao Brasil e se apaixonar pelo samba, o Rapercussion atraiu a atenção dos brasileiros ao realizar covers de músicas como Pé na Areia, de Diogo Nogueira, O Bêbado e o Equilibrista, de Elis Regina, e Preta, de Saulo. A atração, que também se aventura pelo Axé e MPB, vem ao Brasil e participa do festival com o apoio do Centro Cultural Coreano no Brasil. O grupo sobe ao palco no domingo, dia 16, a partir das 19h para encerrar o segundo e último dia de evento.

A programação completa será divulgada em breve no Instagram @feiradobomretiro.

Concurso de K-Pop 

O Centro Cultural Coreano no Brasil também promoverá um Concurso de K-Pop na Categoria Canto durante o primeiro dia do evento. Voltado para maiores de 15 anos que não tenham origem ou descendência coreana, o concurso busca talentos que interpretam variados gêneros musicais como Trot, K-Pop e canções clássicas, desde que as letras sejam em sua maioria no idioma coreano.

As inscrições estiveram abertas até o dia 03 de fevereiro e os finalistas terão a chance de se apresentar presencialmente na Praça Coronel Fernando Prestes, além de concorrer a prêmios em dinheiro. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Centro Cultural Coreano.

Arena de jogos inspirada em Round 6

Inspirada no K-Drama Round 6 (Squid Game), que conquistou o público com sua estreia em 2021 e ganhou ainda mais destaque com o recente lançamento da segunda temporada, o Festival apresentará uma arena de jogos tradicionais coreanos. O espaço temático convida os visitantes a participarem de brincadeiras vistas na produção que se tornou um fenômeno cultural e impulsionou a onda Hallyu ao redor do mundo.

Entre as atividades estão:

  • Batatinha Frita 1, 2, 3: os participantes precisam atravessar um espaço sem serem eliminados pelo “vigia”;
  •  Juldarigi: similar ao cabo de guerra, o objetivo é ver qual das equipes consegue puxar com mais força as duas cordas ligadas a uma estaca central; 
  •  Ttakji: dobraduras de papel colorido que são lançadas no chão com o objetivo de virar a peça do adversário.
Sabores da Ásia

Neste ano o Festival contará com mais de 40 expositores, incluindo as tradicionais barracas da Feira do Bom Retiro. O público poderá experimentar pratos populares como o Topokki (massa de arroz apimentada), Bulgogi (carne marinada com arroz e vegetais), hot dog coreano e o Bibimbap (arroz misturado com legumes, carne e ovo). Além disso, pratos dos outros países participantes, como Bao chinês e Yakisoba japonês, poderão ser encontrados.

Para os amantes de doces, o Tanghulu (fruta caramelizada) e o S’more (sorvete com marshmallow) são as opções mais populares do momento. Na parte de bebidas, o soju, destilado coreano, e drinques instagramáveis, preparados com sabores asiáticos, estarão disponíveis nas versões com e sem álcool.

Serviço

3º Festival de Ano Novo Lunar – Seollal

Data: 15 e 16 de fevereiro

Horário: das 10h às 20h

Local: Praça Coronel Fernando Prestes, próximo ao metrô Tiradentes

 

Entrada gratuita

Mais informações no Instagram @feiradobomretiro

 

E aí, já confirmou sua presença no evento? Conte para a gente nas nossas redes sociais:  Instagram, Facebook e X.

Leia também:

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!