Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: Divulgação

Série documental O Silêncio Que Canta por Liberdade traz relatos dos tempos de chumbo por artistas nordestinos

A série estreia no dia 16 de setembro, às 22h, no canal Music Box Brazil e conta com a trilha original de Daniel Gonzaga e depoimentos de Alceu Valença, Chico César, Gilberto Gil, Gal Costa, Moraes Moreira, entre outros

 

Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça! Para investigar o período turbulento da ditadura civil-militar brasileira e suas marcas na cultura brasileira, Úrsula Corona e Omar Marzagão idealizaram a série documental O Silêncio Que Canta por Liberdade, com enfoque no movimento artístico nordestino e nas repressões e censuras às suas artes naquela época. A estreia da série está marcada para o dia 16 de setembro, às 22h, no canal Music Box Brazil

A série será contada em oito episódios com 30 minutos de duração, através das vivências de compositores, jornalistas e artistas nordestinos renomados, como Moraes Moreira, Alceu Valença, Gilberto Gil, Gal Costa, Chico César, Caca Diegues, Capinam, Otto, entre outras personalidades importantes. A trilha sonora fica por conta do cantor e compositor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga. 

Fico muito honrada de estarmos juntos realizando essa série para deixar esse legado para outras gerações. Nossa história não será apagada. Um retrato desconhecido de uma região única com talentos inenarráveis que transborda música e dor. Cada episódio traz ao espectador o mundo de dentro de cada artista e de como a sua arte foi fundamental para a ressignificação e superação de tempos tão difíceis.” conta a diretora

Os depoimentos trazem a autoridade moral daqueles que lutaram pela liberdade de expressão e por suas vidas durante a ditadura, oferecendo ensinamentos à nova geração de brasileiros sobre o valor da democracia e da arte como veículo de resistência.

‘’A música foi a ferramenta fundamental para o Silêncio ser superado. Eu, como filha de nordestina, neta de índio fulni-ô, fico emocionada de aprender tanto nessa jornada e concretizar esse projeto feito com tanta entrega.“, complementa Úrsula. 

Úrsula Corona e Omar Marzagão também comentam sobre a importância de trazer essas narrativas para preservar a identidade cultural do país e sobre como esse objetivo é um dos pilares da Sete Artes Produções, produtora responsável pela série. 

Para Sete Artes preservar a memória cultural do nosso país através dos nossos projetos é um dos pilares que sustenta nossa produtora. Acreditamos que só através desse olhar sobre o nosso passado podemos olhar para o futuro, nos oferecendo uma chance para refletir sobre nossa história e ter consciência para não repetir os mesmos erros. O Silêncio Que canta por Liberdade  nos dá a oportunidade de fazer perguntas diferentes sobre o passado e aprender coisas novas sobre nossa história e sobre nós mesmos.” encerra Úrsula e Omar. 

Disponível nas principais operadoras de TV por assinatura, o Music Box Brazil pode ser acessado também através da plataforma de streaming Box Brazil Play, dedicada exclusivamente ao conteúdo nacional.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento? É só acompanhar o Entretê no Insta, Twitter e Face.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Sete Artes Produções

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!