O segundo turno das eleições será no dia 30 de outubro
Alguns números chamaram atenção com a apuração do primeiro turno das eleições. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE): 20,95% dos eleitores não foram votar, 2,82% votaram nulo e 1,59% votaram em branco. O que totaliza 38.223.635 eleitores que não exerceram o seu direito. No fim de outubro, dia 30, será o segundo turno e o seu voto é importante.
No segundo turno a disputa para Presidência da República ficou entre Lula, que contabilizou 48,43% dos votos, e Jair Bolsonaro, com 43,20%. Os eleitores de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe irão votar para escolher o Governador do Estado.
Por que é importante votar e escolher seu representante?
A Constituição Federal determina as competências do Presidente da República, entre elas temos: exercer a direção superior da administração federal, criar políticas públicas, participar do processo legislativo nos casos previstos na própria Constituição e manter relações com Estados estrangeiros. No Brasil, o Presidente exerce as funções de Chefe de Governo e de Chefe de Estado.
As funções do Governador são determinadas pela Constituição Estadual, que toma por base os princípios da Carta Magna.
As decisões tomadas pelo chefe do Executivo irão influenciar diretamente no seu dia a dia, como: a prestação de serviços públicos, a cobrança de tributos, os preços de produtos e serviços e a oferta de empregos. Por isso, é tão importante você participar do processo eleitoral e escolher seu representante.
Quem são os candidatos à presidência
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi Presidente de 2002 a 2010. É um candidato social-democrata, ou seja, defende a liberdade individual e a necessidade de gerenciamento do capitalismo para beneficiar a sociedade como um todo. Nas eleições de 2022, Lula tem o apoio de partidos da esquerda, da centro-esquerda e da centro-direita.
O candidato apresenta um Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, com uma estratégia de desenvolvimento que busque superar o modelo neoliberal, com foco no combate à fome e à pobreza, o enfrentamento às mudanças climáticas, a retomada de investimentos do governo em infraestrutura e a reindustrialização do país.
Jair Messias Bolsonaro (PL) tenta a reeleição. Se apresenta como um candidato liberal, mas identifica-se com as características da extrema-direita, como: nacionalismo exacerbado, ultraconservadorismo e a rejeição à globalização e à cooperação econômica. Nas eleições de 2022, Bolsonaro tem o apoio de partidos da direita e da centro-direita.
O candidato apresenta seu plano de governo com base na liberdade, que é entendida como tão importante quanto a própria vida. Defende o Estado mínimo, a privatização de estatais, o fortalecimento das ações no combate ao crime organizado e o acesso a arma de fogo pelo cidadão comum como elemento cultural e desportivo.
Lembrando! As decisões tomadas pelo Presidente da República influenciam diretamente no nosso dia a dia. Portanto, ao escolher um candidato você deve saber qual futuro deseja para você, para as pessoas ao seu redor e para o Brasil.
É importante que você participe do segundo turno da eleição. Vote!
O TSE esclarece que o eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Você pode conferir aqui a sua situação eleitoral.
Alguns sites nos quais você pode se informar sobre os candidatos e as Eleições 2022
– Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais
– Aos Fatos (Agência de checagem de notícias)
– Lupa (Agência de checagem de notícias)
Você já sabe em quem vai votar? Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/TSE