A atriz Shelley Duvall sorrindo para foto enquanto jovem, em fotografia preto e branco.
Foto: reprodução/Art Zelin

Shelley Duvall morre aos 75 anos: relembre os clássicos da atriz

Além de ter sua trajetória marcada por O Iluminado(1980), também estrelou outros clássicos no cinema e na televisão

A consagrada atriz Shelley Duvall, que ficou mundialmente conhecida por seu papel no clássico filme de terror O Iluminado (1980), faleceu enquanto dormia em sua residência, na cidade de Blanco, Texas. A morte, ocasionada por complicações da diabetes, foi confirmada pelo porta-voz Gary Springer ao The Hollywood Reporter.

Seu parceiro de vida, o músico Dan Gilroy, lamentou a passagem da atriz: “Minha querida, doce e maravilhosa companheira de vida e amiga nos deixou. Muito sofrimento, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley”, em nota publicada pelo Hollywood Reporter. 

A atriz já vinha enfrentando problemas de saúde mental que culminaram em sua aposentadoria precoce em 2002. No final de 2016, a estrela do cinema fez uma aparição no talk-show estadunidense Dr. Phil e revelou estar sofrendo com transtorno mental. No TikTok, Duvall aparecia ocasionalmente através da conta de uma fã que a conhecia pessoalmente, em seu perfil @shelleyduvallxo. 

No final de sua próspera trajetória como atriz, Duvall também foi chefe de sua própria produtora, a Think Entertainment, que criou programas infantis para televisão à cabo que lhe renderam duas indicações ao Emmy Awards. Shelley era apaixonada por crianças e também uma grande defensora dos animais.

Para relembrar sua carreira, o Entretê elencou alguns dos maiores clássicos de Shelley Duvall — uma atriz versátil, premiada no Festival de Cannes, que imortalizou clássicos do cinema estadunidense

O Iluminado (1980)
Shelley segura taco de baseball na cena do filme O Iluminado
Foto: reprodução/Warner Bros

Na adaptação cinematográfica de Stephen King, Duvall teve uma experiência desafiadora enquanto atriz, durante os 13 meses de filmagem. Na obra, ela interpreta Wendy Torrance, a esposa que passa por um rigoroso inverno no hotel Overlook com seu marido escritor e seu filho. 

Duvall revelou em 1981, para a revista People, que o diretor Stanley Kubrick a fez “chorar 12 horas por dia durante diversas semanas”. Ela também esboçou descontentamento com a forma como foi dirigida: “Nunca mais darei tanto. Se você quer sentir dor e chamar isso de arte, vá em frente, mas comigo não.”

Popeye (1980)
Atriz Shelley Duvall em poster do filme Popeye, vestida de Olivia Palito
Foto: reprodução/Paramount Pictures

No mesmo ano, Duvall também estrelou o musical de comédia, atuando e cantando. O filme, baseado no clássico desenho de E. C. Segar, teve a atriz como intérprete de Olívia Palito, e Robin Williams (19512014) no papel principal. A produção teve uma bilheteria de quase U$ 50 milhões no mundo todo.

Teatro dos Contos de Fada (19821987)

Além de sua grandiosidade na atuação, Shelley Duvall também se consolidou como criadora de programas de televisão. A série foi produzida de 1982 a 1987 e apresentada pela própria atriz. No Brasil, o programa foi exibido pela TV Cultura nos anos 2000. Um dos mais icônicos episódios da série é Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa, dirigido por Tim Burton.

Shelley Duvall em cena com outro ator para a série Contos de Fada
Foto: reprodução/Showtime

Qual sua obra favorita da atriz? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento!

Leia também: 3 livros do Stephen King para quem não gosta de terror 

 

Texto revisado por Cristiane Amarante 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!