Série documental baseada no livro homônimo de Byung-Chul Han fala sobre ansiedade, depressão, insônia e distúrbios alimentares como resultados de uma sociedade em exaustão
A série documental Sociedade do Cansaço estreia amanhã (22), às 23h30, no GNT e aborda os principais problemas desenvolvidos por nós em uma nova realidade de auto cobrança, metas inalcançáveis e culpa pelo descanso. O livro homônimo de Byung-Chul Han, publicado em 2010, serviu de base para a obra.
Ainda nesse sentido, a série mostra que o desempenho saiu da esfera exclusiva do trabalho. O descanso é visto então como ineficiência e o indivíduo é considerado o único responsável pelo seu sucesso. Aliás, como chegamos a esse ponto de cobrança e o que podemos fazer a respeito? Essa discussão é o ponto principal da obra.
Os episódios
Com efeito de reforçar os tópicos desse debate, cada episódio gira em torno de assuntos atuais como: trabalho, internet, lazer, padrão estético, remédio, sono, relacionamento, consumo, positividade tóxica e segurança.
Os dois primeiros episódios já estão disponíveis no Globoplay, para assinantes Globoplay + canais ao vivo.
Além disso, ao longo de dez episódios, a série conta com depoimentos e entrevistas com especialistas. Gilles Lipovetsky, filósofo francês e teórico da Hipermodernidade, Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro, e Maria Homem, psicanalista, professora e pesquisadora estão presentes.
Ao mesmo tempo, personalidades que já foram afetadas por esses assuntos em algum momento, questionam e analisam as questões apresentadas pelos profissionais. Serginho Groisman, Mariana Xavier, Pequena Lô e Lumena marcam presença.
Sociedade do Cansaço é uma produção da Spray Filmes, responsável também pelas duas temporadas de Quebrando o Tabu, exibidas em 2018 e 2019, no GNT.
Gostou? Não deixe de conferir o lançamento de Sociedade do Cansaço e acompanhar o Entretetizei nas redes sociais – Insta, Face e Twitter – para ficar por dentro de outras novidades do mundo do entretenimento.
Leia também: Canal GNT exibirá documentário inédito sobre Princesa Diana
*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Entretetizei.