Spotify lança campanha para incentivar a valorização da cultura preta no Brasil

Ludmilla, Djonga, Mc Dricka e L7NNON participam da campanha “Abra Seus Ouvidos” com depoimentos emocionantes

No último dia 7, o Spotify anunciou sua mais nova campanha, batizada Abra Seus Ouvidos. O projeto tem o intuito de impulsionar o crescimento de artistas negros, a partir da valorização dos seus trabalhos e do reconhecimento da importância da cultura preta para a música.

O Spotify está usando o poder de sua plataforma para apoiar os criadores negros, amplificar suas vozes e acelerar conversas significativas. É, por isso, que faz um convite aos usuários: o de escutarem o que as vozes pretas têm a dizer. Para isso, o serviço de streaming reuniu depoimentos de grandes artistas como Ludmilla, Djonga, MC Dricka e L7NNON, que falam sobre a extensão do racismo na construção da indústria cultural.  

 

Escutar a voz dos pretos muda a realidade objetiva. A primeira coisa que muda é no bolso de quem está sendo escutado. E subjetivamente, muda para quem está ouvindo.” É o que diz Djonga, um dos maiores rappers da atualidade no Brasil. Ele também fala da importância da identificação e, principalmente, da consciência de classe, que as músicas de artistas pretos podem despertar. “Se essa pessoa é preta, ela vai se identificar e falar que existe alguém igual. E se essa pessoa não for preta, talvez ela passe a compreender um pouco as questões que devem ser compreendidas para o mundo ficar um pouquinho diferente”.

Djonga foi um dos convidados para a campanha do Spotify. Foto: Divulgação

A partir das experiências pessoais dos convidados, a campanha questiona: “Você me ouve. Mas você me escuta?”. Esse é o fio condutor do filme oficial da campanha, que conta com a voz da cantora Ludmilla, declamando um poema de Kimani, a poeta de slam do Grajaú.

Como parte da campanha, o Spotify também lança hoje a playlist “Abra Seus Ouvidos” – que contará com vídeos e áudios exclusivos dos artistas convidados, compartilhando suas próprias perspectivas e experiências em como é ser um artista negro. Além de revelar quais são os outros artistas que influenciam a arte e a obra produzida por eles até hoje.

“Se eu fosse fazer uma homenagem, faria para a Rihanna e para a Beyoncé. Elas fizeram eu quebrar muitas barreiras. Antes eu não conseguia me aceitar.” É o que fala MC Dricka. A autora do hit Como Se Tá Maravilhosa completa: Através delas, eu consegui enxergar isso, porque elas são negras, pretas, lindas, e eu falei que também podia ser assim.”  Três rainhas, né?

Depois da repercussão negativa, Lacoste convida MC Dricka para apresentar nova coleção - Rap Forte
MC Dricka trouxe relatos emocionantes para a campanha “Abra Seus Ouvidos”. Foto: Divulgação

Spotify realiza doação para Vale do Dendê

O Spotify também anunciou uma doação inédita de 3,5 milhões de reais à organização social Vale do Dendê, aceleradora de impacto social e centro de inovação criada em Salvador, cidade com a maior população preta fora da África. O recurso será usado para investir em pequenos produtores de música e criadores de podcast, com impacto em mais de 500 profissionais da rede dessas produtoras. A Vale do Dendê possui hoje 150 empresas aceleradas e já impactou indiretamente mais de 800 negócios com seus programas.

Estamos muito felizes com essa doação e esperamos que com esses recursos nós possamos acelerar ainda mais o ecossistema de áudio em Salvador. Queremos que os artistas e criadores possam ganhar cada vez mais espaço, levando inovação e criatividade para além das fronteiras locais. A cultura da Bahia precisa ser divulgada para o mundo e nada melhor do que contar com a força do Spotify“, diz Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê.

A escolha de Salvador também está diretamente relacionada à efervescência cultural da região. O estado da Bahia é reconhecido, desde 2016 pela UNESCO, como capital da música e berço de movimentos culturais importantes, como a Tropicália, o Samba, os blocos afro, o Axé Music, mais recentemente os estilos como Pagodão e outras vertentes da música baiana contemporânea. A área é conhecida também pelo grande número de roteiristas, influenciadores e produtores de conteúdos digitais nas áreas de moda, cultura afro e entretenimento.

E aí, o que achou da iniciativa do Spotify? Conte sua opinião para o Entretetizei por meio de nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter. Estamos te esperando!

 

*Créditos da foto de destaque: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!