TBT | 5 animações da DreamWorks que marcaram os anos 2000

Relembre os filmes do estúdio que fizeram história nas telinhas de todo o mundo durante os anos 2000

Se você foi criança ou adolescente nos anos 2000, com certeza já assistiu pelo menos um dos filmes de animação da DreamWorks, seja em fita cassete, na Sessão da Tarde ou até mesmo depois da chegada dos aparelhos de DVD. O fato é que, nessa época, as animações do estúdio estadunidense fizeram um sucesso tremendo em todo o mundo. 

Com animais falantes e seres de outro mundo se relacionando diretamente com os humanos, os longas da DreamWorks dominaram as telinhas e entraram para a história, ganhando até mesmo o primeiro Oscar de Melhor Animação no ano de 2002.

Como quinta-feira já é considerado oficialmente o dia da nostalgia, que tal voltar no tempo e relembrar cinco das melhores animações de todos os tempos da produtora? Vem com a gente!

1- Shrek

Figura: Divulgação

Filme vencedor do primeiro Oscar de Melhor Animação (2002), o longa narra a história de Shrek, um ogro que tem seu sossego interrompido por uma invasão repentina de personagens dos mais diversos contos de fadas em seu pântano. A fim de restaurar a sua paz, Shrek sai em uma aventura em busca do temido Lorde Farquaad, responsável por banir os personagens de seus lares. 

A saga fica ainda melhor porque Shrek tem a companhia de Burro, um burro falante e divertido, que acaba ganhando o coração do ogro. Juntos, eles fazem um acordo com o lorde: resgatar a princesa Fiona, que é prisioneira de um terrível dragão, e, em troca, cada personagem poderia voltar para seu lugar de origem. Quando Shrek e Burro finalmente conseguem resgatar Fiona, eles percebem que ainda há muita coisa da qual eles não sabem e bastante aventura pela frente.

Dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson, a animação, de 2001, fez um sucesso gigantesco e ganhou o coração de pessoas de todas as idades. Além disso, em sua versão original, nomes de peso, como Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz,  emprestaram a voz para os personagens. Na versão em português, o saudoso humorista Bussunda deu vida a Shrek.

A animação estadunidense possui ainda três continuações (Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre), além de especiais de datas comemorativas e curtas sobre os personagens secundários. 

E, ah! Aqui vai uma curiosidade: o longa da DreamWorks é baseado no livro ilustrado Shrek! (1990), do autor William Steig, que conta a história de um ogro solitário que encontra a princesa ogra dos seus sonhos. Legal, né?

Toda a franquia Shrek está disponível na Netflix.

2- Madagascar

Figura: Divulgação/Quem

Madagascar (2005) foi outro grande sucesso da produtora que também rendeu continuações e filmes/animações seriadas adjacentes. O longa conta a história do leão Alex, que sai em uma aventura com seus amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Glória, após uma conversa com os famosos pinguins do zoológico onde vivem, na cidade de Nova York. 

Os pinguins planejam uma fuga, o que acaba deixando Marty curioso sobre como seria viver em liberdade. A zebra encara a aventura com os pinguins, deixando os amigos preocupados e decididos a encontrá-la. Depois de muita confusão e rebuliço causado pelos animais à solta em Nova York, eles encontram Marty, mas é só o começo da história: eles são capturados por bombeiros e enviados em um navio rumo à África

Ao lado dos pinguins, os quatro amigos acabam sabotando o navio e alterando a rota da viagem, indo parar na Ilha de Madagascar, onde precisam encontrar meios de sobreviver por conta própria em liberdade. No meio de muita confusão, o filme traz situações inusitadas e divertidíssimas enquanto os animais tentam encontrar uma maneira de voltar para casa.

Dirigido por Eric Darnell e Tom McGrath, o longa também possui nomes famosos dando voz aos personagens principais, como Ben Stiller (Alex), Chris Rock (Marty), David Schwimmer (Melman) e Jada Pinkett Smith (Glória). Já entre os brasileiros famosos que fazem a dublagem do filme, é válido ressaltar a participação da incrível Heloísa Périssé como Glória.

O primeiro filme está disponível na Globoplay e os demais filmes da franquia podem ser assistidos na Netflix.

3- A Fuga das Galinhas

Figura: Divulgação/Globo

Filme de 2000, A Fuga das Galinhas conta a trajetória de Ginger e das demais galinhas que moram numa fazenda inglesa na década de 1950. As galinhas vivem uma vida pacata, botando ovos sob demanda, mas temem que possam virar refeição dos patrões e sonham com uma vida melhor em liberdade

Depois de muitos planos que acabam dando errado, Ginger tem a ideia de que elas devem sair dali voando. Após conhecer Rocky, um galo que teoricamente sabe voar, ela e as amigas começam a se preparar, sob os comandos do galo, para conseguir fugir da granja pelos ares

O longa, divertido e emocionante, traz lições sobre amizade, confiança, respeito e, também, uma sutil crítica a formas de trabalho degradantes e exploratórias

Dirigido por Nick Park e Peter Lord, A Fuga das Galinhas possui Mel Gibson como integrante do time de dubladores.

Atualmente, a animação da DreamWorks está disponível na Netflix e sua continuação foi confirmada recentemente e tem estreia prevista para 2023. Animados? 

4- O Espanta Tubarões

Figura: Divulgação/Telecine

Longa de 2004, dos diretores Rob Letterman, Vicky Jenson e Bibo Bergeron, O Espanta Tubarões possui vozes como a de Will Smith e Robert De Niro na dublagem dos personagens. 

A trama conta a história de Oscar, um pequeno peixe que possui grandes aspirações e que, após presenciar a morte do temido tubarão Frankie, acaba inventando uma história na qual ele assume a responsabilidade pelo assassinato de Frankie. 

Depois disso, as demais criaturas do fundo do mar passam a aclamar Oscar e ele se torna uma verdadeira celebridade do mundo aquático. Porém, o chefe da máfia e pai de Frankie, Don Lino, não fica satisfeito em saber disso e manda seus capangas numa caçada para rastrear e punir o suposto assassino do tubarão. Em meio a isso, Oscar ainda é designado a repetir a façanha, exterminando outros tubarões, e vê a possibilidade da sua fama ir por água abaixo

Engraçado, surpreendente e às vezes até um pouco tenso, o filme traz à tona a veracidade daquele velho ditado que diz que mentira tem perna curta. Diferente dos filmes anteriores, O Espanta Tubarões não ganhou e nem possui previsão de ter uma continuação.

A animação está disponível na Netflix e no Telecine.

5- Bee Movie – A História de uma Abelha

Figura: Divulgação/Telecine

Lançado mundialmente em 2007, Bee Movie é outro grande sucesso da DreamWorks, com direção de Simon J. Smith e Steve Hickner

A animação narra as aventuras de Barry, uma abelha recém-formada e que acaba achando tediosa a vida de trabalhar com mel dentro da colmeia. Ele então decide se aventurar para fora da colmeia, descobrindo novidades de um mundo, até então, desconhecido por ele. 

Barry conhece Vanessa Bloome, uma florista da grande Manhattan e acaba quebrando uma das principais regras das abelhas que proíbe a conversa com humanos. Barry e Vanessa desenvolvem uma amizade, conversando regularmente e trocando confidências. Assim, a abelha começa a conhecer melhor o mundo dos humanos e acaba descobrindo a facilidade da compra de mel nos supermercados, o que ele acaba considerando como um roubo à produção das abelhas.

Ele decide, então, processar os humanos e encara uma jornada nos tribunais, para conseguir recuperar os poderes sobre a detenção do mel produzido nas colmeias pelo mundo, mas muitas reviravoltas acontecem durante todo esse processo e, também, após a decisão judicial.

A história, assim como em A Fuga das Galinhas, também aborda temas sensíveis como trabalho compulsório, sendo retratados de forma leve, divertida e de fácil entendimento para pessoas de todas as faixas etárias. 

Dublado por grandes nomes do cinema, como Renée Zellweger, Jerry Seinfeld, Chris Rock e Matthew Broderick, o filme fez sucesso após o lançamento, mas não teve uma bilheteria tão expressiva. 

Houveram várias especulações sobre a possibilidade de lançamento de Bee Movie 2, mas até hoje não se sabe ao certo se o segundo filme será lançado. Vamos esperar e torcer para que sim, né?

Bee Movie – A História de uma Abelha está disponível na Netflix, no Telecine e no Amazon Prime Video.

E aí, gostou da nossa lista? Lembrou de mais algum filme da DreamWorks que foi marcante nos anos 2000? Conta para a gente nos comentários e nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/DreamWorks

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!