O reggaeton levou um pouco da América Latina, mas ele não foi o único
Neste dia da Latinidade (21 de abril), vamos celebrar a diversidade cultural e artística da América Latina, relembrando cinco gêneros musicais latinos mundialmente reconhecidos.
- Reggaeton
Anitta, J. Balvin, Maluma, Becky G., Daddy Yankee… os artistas de reggaeton vêm dominando cada vez mais as paradas globais de música.
Mas quem acha que o ritmo surgiu recentemente, se enganou. O reggaeton surgiu no início dos anos 2000, como uma mistura entre ritmos latinos e hip hop em Porto Rico. Posteriormente, vários países, como Colômbia, começaram a produzir seus próprios artistas.
- Tango
Assim como muitos ritmos latinos, o tango é muito reconhecido pela sua associação com a dança. O ritmo surgiu de uma mistura entre o flamenco, estilo tradicional espanhol, e a milonga.
- Bachata
A bachata surgiu na República Dominicana, como uma mistura entre bolero, tango e chá-chá. O ritmo ainda influenciou artistas do sertanejo brasileiro, como Gusttavo Lima.
- Salsa
Uma das artistas pop mais reconhecidas da atualidade, Camila Cabello, tem muita influência da salsa em sua música. O ritmo surgiu em Cuba, misturando rumba, mambo e até samba.
- Cumbia
Criação conjunta de Colômbia e Cuba, a Cumbia surgiu como um ritmo e uma dança das comunidades negras colombianas e uma forma de resistência artística e cultural.
Curtiu a lista? Comente com a gente nas outras redes do Entretetizei – Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Instagram @karolg.