Tesouros musicais: documentários para os amantes da música

Bastidores de artistas com trajetórias difíceis, que mesmo com os obstáculos seguem levando música para os fãs

 

A Netflix guarda verdadeiros tesouros para quem ama música e adora assistir documentários, tem para todos os gostos musicais. A plataforma já comentou que se teve algo que os assinantes aproveitaram para assistir enquanto cumpriam o período de isolamento em casa foram documentários.

Esse tipo de produção tem ganhado mais popularidade entre as tramas true crime (paixão do público que originou até a série Only Murders in the Building, no Star+), uma coisa é fato: documentários podem ser produções fascinantes se trouxerem histórias bem contadas.

De 2020 para cá, o trabalho de streaming investiu bastante em produções do tipo, trazendo figuras muito populares da música para a frente das câmeras sob o selo da Netflix.

Confira alguns documentários musicais da plataforma:

  • Anitta: Made in Honório

Vai Anitta, estreou em 2018, e as expectativas eram de que o público pudesse conhecer um pouco mais do fenômeno que cobria detalhes da pessoa Anitta, ou melhor, Larissa, em meio a uma crescente carreira internacional.

Já o documentário Made in Honório (2020), atua  como uma sequência, mas que se distancia, segundo a própria artista, do que foi a primeira leva de episódios. O objetivo era mostrar a verdadeira pessoa por trás de tudo, Larissa, com seus defeitos e qualidades. A declaração faz parte do discurso de Anitta desde 2018, quando a edição do documentário protegeu sua personalidade de maiores danos.

O “medo de ser cancelada” vem da insegurança a respeito de como a exposição vai funcionar diante de uma imagem que foi tão saturada de polêmicas nos últimos dois anos. Completando mais de 10 anos de carreira, Anitta queria que esse lançamento fosse mais honesto, completo e mais intimista.

Foto: reprodução/Instagram
  • Miss Americana: Taylor Swift

Miss Americana ou Taylor Swift: Miss Americana, estreou em 2020, acompanha a vida da cantora e compositora ao longo de vários anos de sua carreira. Desde o início, a ideia era passar uma imagem de “boa garota”, Taylor encara sua carreira em Miss Americana como um caminho conturbado a partir do momento em que percebe que nem todos a amam.

Taylor Swift é uma artista ambiciosa e perfeccionista que sempre quer estar no topo, e não esconde essa personalidade no documentário. Quando Reputation não foi indicado aos principais prêmios do Grammy, seu comportamento se concentrou na insistência de ser aceita, e dedicou a produzir um material que seria melhor do que antes tinha feito.

Quando a artista percebe a realidade que a cerca, começa a investir em uma jornada mais pessoal, que encerra com seu antecipado posicionamento político público.

Foto: reprodução/Instagram
  • BLACKPINK: Light Up the Sky

 O longa-metragem estreou em 2020, que funciona também como documentário da carreira do grupo, que bateu vários recordes em serviços de streaming. Há cenas da infância de Lisa, Rosé, Jennie e Jisoo e  depoimentos de pessoas que estão por perto  e assessoram o grupo.

Hoje muito citadas como “rainhas do k-pop”, vão contando como chegaram até a YG, poderosa empresa que administra a carreira do grupo. Falam sobre a rigidez nos ensaios e no treinamento até a formação do quarteto, comentam sobre as regras e como é competitivo em todo o processo.

A parte mais conhecida da carreira do BLACKPINK fica para o final. Do sucesso de Whistle aos shows em palcos dos Estados Unidos e em outras partes do mundo, na turnê mundial de 2019, o documentário mostra cenas das quatro sendo esperadas por multidões em cada cidade.

Foto: reprodução/Instagram
  • Ariana Grande: Excuse me, I love you

Excuse me, I love you, lançado em 2020, acompanha a jornada de Ariana Grande no seu último show da Sweetener World Tour. O documentário mostra o concerto realizado em Londres, incluindo um pouco dos bastidores da turnê mais lucrativa da artista.

Ariana desenvolve laços de afetos que são rodeados de episódios divertidos e descontraídos,desde sua relação com seus dançarinos, técnicos, funcionários e família. Cenas que mostram o cuidado e importância que a artista prioriza em seus relacionamentos pessoais. Além disso, os registros obtidos também proporcionam momentos inesquecíveis que levam a cantora a grandes emoções.

Apesar do caminho turbulento da vida pessoal de Ariana nos anos de 2018 e 2019, ela demonstra em cima do palco a oportunidade de trilhar um caminho baseado no que ela mais ama, a música. Com carinho dos fãs durante o longa que é essencial e demonstrativo para a realização do show.

Foto: reprodução/Instagram

Gostaram dessas opções de documentários ou qual você gostaria de assistir? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê –  Insta, Face e Twitter.

 

Leia também: Telecine Cult exibe documentário My Name Is Now, Elza Soares

 

 

*Crédito da foto de destaque: reprodução/Google

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!