Com estreia marcada para 16 de janeiro, longa é protagonizado por Sul Kyung-gu e pelo cantor Do Kyung-soo (D.O.), do EXO
Apesar de ser um cenário comum nas ficções-científicas, a Lua é representada de maneira nova, graças à tecnologia de ponta do cinema sul-coreano, em The Moon: Sobrevivente, escrito e dirigido por Kim Yong-hwa. O novo longa chega aos cinemas brasileiros em 16 de janeiro.
Assista ao trailer:
A trama se passa em 2029, quando uma nave é mandada para explorar a Lua e uma explosão solar mata toda a tripulação, deixando apenas um sobrevivente, Hwang Sun-woo (interpretado pelo cantor e ator Do Kyung-soo (D.O.), do grupo de K-pop EXO). Anos antes, uma missão parecida acabou em tragédia, matando toda a tripulação. Agora, como Hwang sobreviveu, ele se torna o centro da atenção do mundo todo que torce por seu resgate.
Na Terra, uma equipe liderada por Kim Jae-gook (Sul Kyung-gu) assume o comando para trazer o astronauta de volta. Para Kim, essa se torna uma missão pessoal, uma vez que ele assumiu como sua responsabilidade o desastre ocorrido no passado.
Kim Yong-hwa, que também assina o roteiro do longa e tem um recorde em sua carreira de mais de 200 milhões de ingressos vendidos, volta sua câmera para a Lua, trazendo um olhar inovador sobre o espaço sideral (tão comum nos filmes do gênero).
“Eu queria criar um filme que não apenas demonstrasse excelência técnica, mas também trouxesse uma profundidade emocional, e acredito que o cinema coreano cresceu o suficiente para se diferenciar de muitos outros filmes com temática espacial”, conta o diretor.
Nos últimos anos, com o lançamento de sondas de exploração lunar, como a Danuri, a Coreia do Sul tem se tornado uma potência espacial. “O que torna The Moon: Sobrevivente especial é que ele apresenta uma história realisticamente possível sob a proeza tecnológica do país”, aponta o diretor.
Um dos atores mais importantes do cinema sul-coreano, Sul Kyung-gu recebe elogios do diretor. “Sempre admirei o trabalho dele. E me pergunto como a Coreia do Sul pode ter um ator tão extraordinário.” Repetindo a parceria de Along with the Gods: The Two Worlds (2017), com Do Kyung-soo, o cineasta destaca seu comportamento doce e o rosto intenso. “Pensei que, através do personagem Hwang Sun-woo, poderíamos mostrar sua paixão e determinação ocultas, proporcionando uma nova impressão.”
“Ao construirmos cuidadosamente cada elemento, a qualidade geral aumenta da mesma forma. Seja uma peça de roupa ou um acessório, a intenção era criar objetos físicos reais e colaborar com os efeitos visuais. Quando você examina cada detalhe, não há nenhuma sensação de disparidade entre o filme e a realidade”, pontua o cineasta.
The Moon: Sobrevivente será lançado no Brasil pela Sato Company e estreia nacionalmente em 16 de janeiro.
Você está ansiose? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento!
Leia também: Conclave: Edward Berger transforma os bastidores do vaticano em thriller que questiona poder e fé
Texto revisado por Cristiane Amarante